terça-feira, outubro 18, 2005

Peseiro_Fim

Pois bem, é já oficial que José Peseiro deixou de ser treinador do Sporting Clube de Portugal.
Neste momento, importa reflectir sobre o que de bom conseguiu este treinador, sobre o que não conseguiu atingir e sobre o caminho a seguir - quer para ele, quer para o Sporting.
José Peseiro pegou numa equipa do Sporting que com Fernando Santos já tinha alguma base, e fez aquilo que dele era esperado. Melhorou-a futebolisticamente. O Sporting de Fernando Santos era excessivamente dependente de certos elementos e verdade seja dita, com Peseiro isso não acontecia de forma tão flagrante. O Sporting previligiava o colectivo, e conseguiu dar espectáculo - óbvio que Liedson sobressaíu, mas isso era o reflexo de um futebol ofensivo e bonito que o treinador conseguiu implantar. O reverso da medalha? Peseiro rodeou-se de teorias. Num ano zero (que o era) retirou a si próprio qualquer margem de manobra com um discurso vencedor, quase arrogante, que fez os adeptos exigirem resultados imediatos. Passou para a equipa ambição, mas ao mesmo tempo deu-lhe uma enorme dose de pressão. Já experimentaram levantar a tampa a uma panela de pressão? Rebenta, assim como os jogadores do Sporting. Tinham que vencer a todo o custo, e ao mesmo tempo viam no seu treinador uma pessoa branda, um ombro amigo, alguém ideal para se descarregar em cima. Roca deu o mote, e logo aí Peseiro perdeu o balneário. Liedson testou uma segunda vez, e Peseiro voltou a responder ausente. Sá Pinto e Liedson? Ausente. Sá Pinto, Rui Jorge e Barbosa? Ausente. Polga? Ausente. Douala? Ausente. Polga outra vez? Ausente. Liedson? Ausente. Enak? Tou nem aí, tenho o Polga, despachem-no. Beto e Custódio? Ausente.
Peseiro perdeu no balneário, o que ganhou no campo, e com isso perdeu nas bancadas. Tudo somado leva a demissão, por maior apoio que tivesse da sua estrutura directiva que lhe deu toda a liberdade, todas as condições (menos dinheiro, mas aí não há milagres), todo o espaço do mundo para agir como quisesse. Peseiro escolheu o rumo. Peseiro errou. Com isso acabou por pagar ele, e quem nele apostou (Adeusinho Paulo Andrade). E como Barbosa parece um sábio neste momento. Sai óptimo na fotografia, e o angulo nem era o mais favorável.
Dias da Cunha diz que o SCP tem hoje um dia muito triste... O presidente deveria ter falado por si, porque há poucos Sportinguistas que pensem assim.
O Sporting precisa agora de um treinador que tenha pulso firme, que não seja um repressor mas que imponha a sua autoridade e que não tenha medo do estatuto de jogadores. Quem? Não sei, mas penso que como solução de transição Paulo Bento era uma óptima solução. Transição!!! Os resultados que ditem o tempo que deve demorar a procura do sucessor.
José Peseiro precisa de repensar a sua atitude perante o futebol e precisa de perceber porque é que todas as suas equipas deram espectáculo, mas não conseguiram resultados nas grandes montras (ganhou na IIB e na Honra)... Porque futebol pede disciplina. Alguma, ou pelo menos quanto baste dela. Isso também vinha nos livros, de certeza absoluta.
José Peseiro dirá que quase ganhou duas competições... eu direi que foi quase um bom treinador.

Comentários:
O ciclo chegou ao fim. E diria que chegou tarde.
Peseiro saiu e já devia era ter saido à mais tempo. Tem qualidades humanas, é boa pessoa, é honesto mas isso não é suficiente para ser um bom treinador!
Não é um lider, não se impoe, não consegue passar a mensagem, e sabe-se que no desporto a vertente psicológica tem uma importancia fundamental. Não bastam bons pés.
Se Peseiro não queria sair, alguem tinha de o fazer sair!
A altura da paragem do campeonato era a ideal para proceder á sua substituição.
Não sei como está estruuturada a hierarquia do Sporting, mas sou da opinião que questõs como as que se verificaram ao nível da indisciplina e ao nivel da formação do plantel não são unicamente responsabilidade de Peseiro.
Todos ai falharam, desde Dias da Cunha aos resposnsáveis da SAD.
Na disciplina, se Peseiro falhou, tem de haver uma entidade superior a tentar corrigir determinadas situações. Mas quando quem manda faz o que fez no caso Liedson aquando do amarelo (que depois antecipou o jogo com o Pampilhosa) e aquando do seu atraso no Brasil, entao ai está claramente legitimar o poder do jogador dentro do balneario, colocando-o nos pincaros e no papel de imprescindivel.
Depois olho para o plantel. Tão mal estruturado!!
Defesas direitos de raiz nem um! M.Garcia é central de raiz e Rigério é trinco. São os 2 fracos! Rogério disfarça por vezes mas não é suficiente e M.Garcia.....
Não só não contrataram nenhum lateral direito como ainda por cima libertaram o passe de L.Filipe!! Este é um bom defesa direito que fez uma boa época no Maritimo naquela posição e que no Braga o está a confirmar!
Compraram Deivid (um bom jogador) mas que não era uma prioridade para o Sporting (o ano passado o Sporting jogava quase sempre apenas com 1 avançado de raiz e ainda lá tem Pinilla, Silva e só não tiveram Niculae pq nao quiseram) quando por metado do preço teriam contratado por exemplo Nélson que agora está a fazer furor no Benfica.
Tb não compraram um central de qualidade.
Muito más as opçoes!!
Algo que me faz confusão naquele clube é a forma de ver as coias. Que por vezes mais parecem fazer como as avestruzes que enfiam a cabeça na areia. Nisso Dias da Cunha é fabuloso!! A culpa dos insucessos nunca se deve a factor endógenos. A responsabilidade nunca é ou de Dirigentes, ou de Jogadores ou de Treinadores. A culpa é sempre dos outros!! Desta vez é dos jornalistas! Outras é do Sistema! Outras é do Estado! Outras é ... de quem calhar!!
Irraaaa!
A cultura sportinguista que neste momento está enraizada é a de atribuir os falhanços aos outros! E raramente dão a cara!
Veja se aqui o Blog!
Eram 3 ou 4 os Sportinguistas aqui nop Blog e em momentos de crise, apenas um dá a cara! Tiro-te o chapéu Vantunes!
Detesto gente que apenas dás as caras quando estão na mó de cima!
Desporto é feito de vitórias e derrotas, e todos nós falhamos!
É tão feio deitar culpas para os outros!! E esconder-se de vergonha.

Quanto ao futuro treinador: Ouvi já hoje na rádio o nome de Litos. De imediato surgem declarações do visado o qual afirma que à já varias dias que sabe que o seu nome circula nos bastidores de Alvadalde. Destas afirmações retiro 2 coisas: 1º, que começa já a falar demais e feito cagãozito. 2º Que as suas declarações são o oposto do afirmado ainda ontem por Dias da Cunha quando este afirmou que nada foi pensado, pq não havia plano B.
Recorde-se que Litos é uma especie de afilhado de Filipe Soares Franco.

Consoante a opção estratégica da Direcção do Sporting, se a opção apontar por uma escolha no mercado nacional e olhando aos custos, penso que a opção Vitor Pontes era uma optima solução.
Couceiro seria uma 2º boa opção.
Em Portugal não vejo mais ninguem com capacidade para treinar um grande.

Lá por fora?? Depende do dinheiro.
Talvez Camacho, mas nao acredito que queira vir
 
Há uma coisa que não faz sentido... Luis Filipe tb não é defesa direito de raíz, e joga nessa posição há menos tempo do que Miguel Garcia ou Rogério.

Rogério é um muito bom defesa direito. Já o provou, e para além disso já mostrou ser capaz de se sacrificar pelo colectivo jogando lesionado.

A cultura Sportinguista não pode ser medida porque o Santini não vem ao blog... Desculpa, mas não pode.

Nesse caso a cultura benfiquista é uma de euforia desmedida - Hoje já me disseram 5 vezes que o Nelson é melhor que o Miguel - e de sobrevalorização do que é próprio...

Todos caíram, Paulo de Andrade, Peseiro e Dias da Cunha (se calhar não sabias quando escreveste...). Estão achados os responsáveis. Venham os próximos.

Litos é horrível.
 
Quando falo na cultura sportinguista falo no geral do universo sportinguista.
Dos 3 ou 4 milhões adeptos que existem!
A cultura do "Sistema" da "Comunicação Cultural" do que quer que seja está enraizada! Nunca há merito do adversário nem demérito dos da casa!
E depois há a questão do dar a cara!
Acredito que Santini e outros demais sportinguistas que aqui apareciam não tenham tempo. Se bem que para comentar os Pauletas e os Adriaanse´s há sempre tempo para mandar uns bitaites.....

Quanto a Luis Filipe: Não é de facto lateral de raiz mas é melhor que qualquer um dos que la estão.
Plantel mal formado. Culpa não é só de Peseiro.
Já li que Dias da Cunha ja foi.
É um homem honesto mas que claramente tem uma forma muito própria de ver as coisas
 
Bem, 4 dias afastado das lides futebolisticas nacionais e quando acordo, vejo o Sporting com uma revolução incrivel a qual ainda não tive oportunidade para analisar devidamente. Vamos por partes:
- A qualidade do plantel é discutivel. Mais fraco qualitativamente que o ano passado, é algo desiquilibrado (ter soluções para 2 ou 3 sistemas tácticos e não definir qual o mais importante desses sistemas é perigoso)
- Peseiro foi quase campeão e por isso foi quase bom. É o mal dos títulos ditarem leis. O Sporting viveu o ano passado uma época de sonho (que virou pesadelo a 3 semanas do fim), mas nunca vi uma palavra elogiosa (e que n viesse acompanhada também de uma critica mais dura) para o trabalho de Peseiro.
- Fica hoje provado (já estava para muitos) que Ribeiro Telles e Bettencourt (este um pouco mais abaixo) eram FUNDAMENTAIS neste projecto e, como sempre disse, Dias da Cunha n era assim tão importante porque os bitaites que constantemente mandou apenas serviram para desgastar a sua imagem e a paciência dos sportinguistas.
- As demissões de Peseiro, Paulo Andrade e Dias da Cunha são compreensiveis. Um a seguir ao outro. Nisto foram coerentes.
- Paulo Bento é a solução pensada friamente? N acredito nisso. Paulo Bento é homem de balneário mas n sei até q ponto n será brando tal como Peseiro. Mas merece a oportunidade, tal como Peseiro a mereceu.
 
O Facto dos titulos ditarem leis, e que estamos a falar de um SCP que foi muito claramente superior aos adversarios em termos qualitativos (nega-lo e tapar o sol com a peneira) e que nao ganha porque nao tem atitude, nao tem vontade, nao tem sede de conquista. Isso tem que vir do banco.
Porque qdo nao ha inspiracao, e preciso isso para superar os maus momentos. E este ano nao havia inspiracao e foi o que se viu, e e o que se ve.
Exemplo maximo? O Sporting de Inacio, a jogar muito pior do que o FCP foi campeao. Outro exemplo, o Benfica da Trapatonni, sem inspiracao nenhuma teve ambicao, teve atitude, quis. Querer ainda tem qualquer coisa a ver com poder...
Tentar e nao conseguir e uma coisa... Nao conseguir porque nao se quer, e imperdoavel. Os titulos so viriam disfarcar essa realidade. Mais tarde ou mais cedo todos chegariam a esta conclusao, a qual sempre me pareceu obvia desde o inicio.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!