domingo, setembro 25, 2005

Sondagem_1

Penso que ainda está activa num site desportivo nacional uma sondagem sobre o principal problema do futebol português. Ok, uma sondagem num site de internet não nos dá a visão mais fiável mas ajuda-nos a tirar ilações. As respostas possiveis passam por (e respectiva percentagem):
- Preços dos bilhetes (45%)
- Estádios (1%)
- Dirigentes (37%)
- Jogadores (2,5%)
- Treinadores (3,5%)
- Árbitros (13%)

Eu dei o meu voto (consegues adivinhar?) e quando vi o resultado fiquei pasmado. Na realidade, 45% do povo português (pelo menos o cibernético) considera que o principal problema é...o preço dos bilhetes! Será que o problema dos baixos salários em Portugal se devem ao preço da...gasolina? Se fosse mesmo esse o problema, certamente que o Boavista-Académica ou o Belenenses-Guimarães seriam jogos com boa audiência na Sport TV e os cafés estariam cheios para ver esses mesmos jogos com os seus adeptos a puxarem fervorosamente pela sua equipa bebendo um café ou uma cerveja com os seus amigos porque a Economia vai mal e não se pode gastar muito. Bom, se calhar já aparece aqui um problema superior ao preço dos bilhetes: os adeptos de futebol. Sim, somos poucos! A população inteira segue o campeonato nacional mas poucos são os que REALMENTE gostam do jogo em si. E pior ainda, muito poucos são os que têm o clube da sua terra como o clube do coração. Essas pessoas são de um dos grandes (assim é, por exemplo, com os benfiquistas de Braga ou com os sportinguistas de Leiria) e depois simpatizam com o clube lá do bairro. Mas visto que este argumento não estava na sondagem vou-me cingir aos restantes 5.
Os dirigentes estão em 2º lugar (Ok, eu admito, votei neles!), não tão bem classificados como deveriam. Vamos ser honestos: quantos milhares de pessoas Valentim Loureiro, Pinto da Costa ou Gilberto Madaíl não retiraram já (indirectamente) aos estádios portugueses? E quando personagens como Mano Nunes, Avelino Ferreira Torres ou Pimenta Machado são os designados "senhores do futebol" não será que chegamos à conclusão que o jogo em Portugal é mesmo um negócio?
Ok, os dirigentes ganham destacados aos preços dos bilhetes mas será que são os únicos? O 3º classificado são os árbitros, os maus da fita dentro do terreno de jogo. Coitados, nem profissionais são (apesar de não ganharem nada mal segundo Paulo Costa que referiu receber 800 euros por cada jogo que apita) e o seu sindicato foi criado há pouco tempo. Na realidade, são tão amadores que alguns a meio de um jogo vão à câmara de televisão ver o lance em repetição. Há ainda aqueles que assinalam bem uma falta mas expulsam o jogador errado (que falta é que eles viram afinal?). Já nem me apetecia falar naqueles que anulam golos de remates de fora da área por fora de jogo...Bom, mas afinal a culpa não é dos amadores. Não será dos...professores? Bolas, voltamos a bater em dirigentes, desta vez dos que não estão ligados aos clubes (quer dizer, agora já não estão porque muitos saem dessa escola).
Bom, um pouco mais distante está a culpa dos treinadores. Eles até podem ganhar mas fazem tudo mal segundo o adepto português. Se entra um defesa no lugar de um avançado, é maricas. Se não mete o ponta de lança suplente a meio do jogo é porque é defensivo. E quando algo vai mal quem são os primeiros a ser empurrados do barco? o treinador. A chicotada pode até não resultar (nas ultimas 5 épocas, 13 obtiveram sucesso -ou manutenção ou subida assinalável na classificação- num total de 47 chicotadas) mas o dirigente (ele outra vez??!?!!) tem que conter a fúria do adepto. Fará algum sentido despedir, por exemplo, Juca do Marítimo (com 14 jogadores novos no plantel e perca de 5-6 jogadores titulares do ano passado) ao fim de 4 jogos??? Mais vale dizerem logo: "Não acreditávamos nele desde início, só queríamos que vocês também tivessem essa certeza."
Bom, adiante...no fundo da tabela os jogadores e os estádios. Se a culpa não é de nenhum dos dois, é porque os grandes jogadores estão nos grandes palcos. E isso não tem um preço...??

Pois é...é fácil desmascarar esta peneira que as pessoas põem sobre o real problema do nosso futebol.

Comentários:
Tema interessante sem dúvida, Tenho pena de não me poder alongar sobre ele...
Concordo que sem sombra de dúvida, a maioria das pessoas adeptas dos três grande snão vão mais ao futebol por causa dos preços dos bilhetes: Eu sou uma daquelas pessoas que se desabituou de ir ao futebol por causa dos preços dos bilhetes. São ridiculamente altos, e não acompanham nem de perto, nem de longe a evolução daquilo que ganha o povo português.
Com relação aos clubes ditos pequenos, regionais, da terra, aí sim há incompetência dos dirigentes, porque é nestes casos que as pessoas precisam de ser incentivadas a ir ver jogos de equipas que não lutam para vencer. Se Porto, Sporting e Benfica andassem pela segunda metade da tabela constantemente e em anos consecutivos, quantas pessoas iriam ver os seus jogos?? Qtos adeptos teriam? Portanto aqui sim, é imperioso que o dirigente seja criativo e apele às massas. Ir ver o Leiria? 200 pessoas numa cidade tão grande... é uma vergonha!! Camapnhas promocionais, ofertas de bilhetes, acções de solidariedade junto da comunidade, visitar as escolas, ofertas de camisolas... tudo coisas que têm preço, mas que a partir de certa altura dão frutos. Captam a atenção. E vale mais fazer isso, do que contratar brasileiros a peso de ouro que podem marcar 10 golos por época, e que no fim arrastam a equipa para a segunda divisão na mesma. Qto paga um patrocinador por ter um nome numa camisola de uma equipa que em casa é vista por 200, 330, 600 pessoas?? É preciso algum génio? Pensar a longo prazo é a única solução para inverter esta tendência. E os nossos dirigentes são limitados. Os dos grandes não precisam de ser criativos. A paixão está instalada, alguém já fez o trabalho por eles há muitos anos. Podem ser considerados pioneiros, e estes estão sempre lá em cima.
Árbitros, jogadores e técnicos?? É conversa. São a face visivel de um trabalho que não é realizado por quem não tem que dar a cara. Poder político e dirigentes. Eles é que têm que fazer com que a galinha dê ovos, e a partir daí possibilitar que se façam omeletes.
Estádios? Nem comento, muito acima daquela que é a realidade do nosso futebol.
Temos jogadores muito mauzinhos por aí (alguns jeitosos, outros bons, muito poucos fora de série - até porque há poucos foras de série - para não dizer nenhum), penso que temos óptimos treinadores e os árbitros são completamente iguais aos que se vê por essa europa fora, onde o futebol é rentável (para alguns, entenda-se).
Criatividade precisa-se!!!!!!
 
P.S.: Imaginem se me alongasse... Sou um pirata... do ar. Tava aqui, foi para ali.
 
Quanto ao facto de termos grandes jogadores, nos grandes palcos (não temos jogadores por aí além, é preciso não esquecer isso), isso tem um preço (sobretudo qdo pagamos por jogadores medianos autênticas fortunas) e esse preço é a falência. Falência na qual estão praticamente todos os clubes portugueses.
 
Eu acho que isto é daqueles temas complicados e em que uma unica causa que explique o declinio do futebol em geral, e em particular em Portugal.
Eu adoro futebol, leios jornais, gosto de ver programas desportivos, mas ultimamente tenho perdido algum interesse e as vezes dou por mim a ver um qualquer outro programa em deterimento de um jogo.
E pq?? Falando unicamente da realidade portuguesa, existem cada vez mais jogos muito pobres!! Eu não consigo ver um jogo de uma equipa treinada por exemplo por Jaime Pacheco!! Não consigo! Não há emoção, não há ritmo, não há nada! Ora se eu não consigo ver na TV, em casa, sossegado, quanto mais ir ao Estádio pagar em média 15 a 20 euros!! Os jogos são fracos, temos jogadores de qualidade do mais duvidosa que pode haver que vêm aos magotes do Brasil, temos treinadores que matam o futebol (J.Pacheco, Trappatoni, V.Oliveira, Toni (Est.Amadora), e tantos outros) e ainda por cima são cobrados preços exorbitantes! Quem não é sócio, paga em média 15 - 20 euros por jogo. Um pai que queira levar um filho ao futebol, está desgraçado!
As coisas são mal pensadas! Não há planificação e o dirigismo em Portugal é estruturado a partir do "amanha logo se vê" . E depois vejo arbitrgens que ao minimo toque apitam. Interrupções e mais interrupções! Não gosto!
Outra coisa que me tira de dentro de um estádio, são....os adeptos!
Por 2 razões: a crescente violência que se vive, em que se eu quiser ir a Alvalade ou às Antas ver o meu Benfica,tenho de ir de mansinho, e nem piar um eventual golo! O mesmo se passa se convidar um amigo sportinguista ou portista para ir comigo à Luz! A violência está no ar! Para além disso cada vez que vou ver um jogo, ou tudo corre as mil maravilhas, ou venho de lá ainda mais irritado! É que nem a vitória basta! Pq estou a ver um jogo, e ao lado nas bancadas que vão estádio para unicamente falar mal! Para despejaram ali as suas frustações! Em casa e/ou no trabalho não resmungam , depois chegam ao estádio e resmungam, ofendem tudo! Se jogador A, chutou é burrp ou é um fdp e devia era ter passadoa bola! Se passou a bola, é burro ou é um fdp pq devia ter chutado! Nunca estão satisfeitos! Ontem na parte final vi por exemplo chamarem "Palhaço" a Peseiro. Mas pq!!??? Que forma estupida de expressar uma discordância! E nisto tipo de atitudes, volto a repetir o que já havia dito antes: Os adeptos do Benfica são os piores!! Irraaaaa!!

Adriaanse, fez criticas ao futebol português, com as quais eu concordo quase na integra, e logo os velhos do Restelo se insurgiram!
É so "primmas donnas"!

Outra coisa que acho que mata o futebol é o excesso de jogos na TV e consequentemente os horários dos mesmos!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!