terça-feira, setembro 06, 2005

O Grande Derby: Sporting - Benfica !!

Benfica – Sporting!!
Em Portugal, o Derby dos Derbys!
Ao contrário dos últimos anos, este ano o grande jogo vem muito mais cedo do que tem acontecido em anos anteriores. Mas nem por isso, este apaixonante jogo deixará de poder ser decisivo!
Em Alvalade, quase que os extremos se tocam! Um Sporting mais confiante pelo liderança partilhada que ocupa enfrenta um Benfica na cauda da tabela, e que em 2 jogos não conseguiu marcar um único golo! Uma derrota em Alvalade poderá ser a machadada final nas aspirações. Por seu lado, uma vitória leonina poderá ser o tónico decisivo para um ataque firme, consistente e cheio de confiança para a conquista do titulo.
Contudo, e por contraditório que possa parecer, ambas as equipas partem para este jogo com índices de confiança reduzidos, e passo a explicar!
Começando pela equipa mais fácil de explicar, o Benfica: São campeões, mas são neste momento uns campeões fragilizados, em que a derrota contra o Gil Vicente deixou marcas fortes. O empate frente a Académica não se pode considerar de todo com um muito mau resultado. Mas a derrota em pleno Estádio da Luz frente ao Gil, e sobretudo o facto de em 2 jogos não ter conseguido marcar um único golo é assustador! Jogadores, Treinadores e Dirigentes sabem que uma derrota em Alvalade pode ser o adeus ao titulo. A pressão está nas suas costas, a confiança é reduzida, dos reforços de última hora apenas Miccoli estará em condições de jogar. Karagounis, á semelhança de J.Pereira ( que ainda assim não deverá ser titular), Luisão, M.Fernandes, Simão, Karyaka (tb não deverá ser titular) e Mantorras (que tb não deverá ser titular) têm estado ausentes dos treinos por estarem ao serviço das selecções e para além disso, Petit e R.Rocha têm estado lesionados. É muita gente de fora para preparar um jogo de tamanha importância.
Koeman estará com vários dilemas. Lançar Miccoli no apoio a Nuno Gomes?? R.Rocha novamente na esquerda para apoiar os centrais na luta contra Deivid e Liedson e reforçar o jogo aéreo? Ou meter Léo para o caso de Peseiro lançar Wender na esquerda e Douala na direita, abdicando de Deivid?? É que Douala na direita, com a sua velocidade rasga completamente R.Rocha! Mas tb deixar Luisao e Anderson ou Rocha na luta directa contra uma potencial dupla Liedson & Deivid poderá ser perigosissimo!
E no meio campo?? Juntar a tripla Petit, M.Fernandes, Beto ou abdicar de um deles em favor de Miccoli no apoio a Nuno Gomes? Ou mesmo abdicar de Geovanni em favor do italiano?
Muitas dúvidas! Muita incerteza! O que por certo terá ainda mais reflexo nos jogadores!
E o Sporting??
Sou da opinião que entrará em Alvalade também desprovido de confiança e amedrontado. Com menos jogadores na selecção, dos previsíveis titulares, apenas Tello, Moutinho e Douala estiveram ao serviço das selecções, Pinilla e Varela não certamente titulares e Ricardo á semelhança de Quim, não entra nestas contas e com um factor importante, para mim muito importante será a ausência de Beto e Edson e eventualmente de Custódio / L.Loureiro, a verdade é que o Sporting vai entrar em campo sem um líder. Beto o capitão não irá jogar. Ricardo, como que jogador experiente que é também não irá jogar. Roca saiu. Sobra, Sá Pinto. Que penso que irá jogar.
O Sporting partirá fragilizado na baliza. Jogue quem jogar. Ricardo é o melhor. Claramente. Tem para mim inegável qualidade. Mas tem estado mal. Muito mal. Se jogar irá estar inseguro por tudo o que se tem passado, e o lance com Luisão ainda está na memória de todos. Jogando Nélson, a fragilidade continua lá. Não tem a qualidade de Ricardo. E sabe que todos os olhos estarão em si, e que no fundo está a prazo na baliza! Na Madeira, esteve bem mas uma coisa é defrontar o Maritimo, outra é defrontar o Benfica.
A ausência de Beto é importantíssima. Tonel será lançado. Tonel que quando jogou, fê-lo mal. Muito mal, e jogando com Polga, a intranquilidade penso que poderá ser muito elevada. Na esquerda a ausência de Edson também será sentida. Surge a primeira dúvida de Peseiro. Tello ou Paíto? Pessoalmente aprecio as qualidades de Paíto, mas penso que (e falando como benfiquista, digo “ainda bem!”) será Tello o escolhido.
No meio campo as grandes dúvidas. Roca saiu. João Alves acabado de chegar estará já á altura de ser lançado num desafio desta dimensão?? E Custódio? Terá ritmo de jogo?? Não sei bem em que ponto está a situação de L. Loureiro. Mas o Sporting precisa de um homem mais recuado. Um dilema para Peseiro.
Faltando liderança dentro de campo, um nome é de imediato lembrado. E Sá Pinto? Mas onde encaixar Sá Pinto? Os únicos que estão certos são Moutinho e Douala. E onde jogará Douala?? Na esquerda como tem vindo a jogar e mais recuado? Ou lançar Wender, abdicar de Deivid e lançar na Douala na direita explorando a falta de rotina do lateral esquerdo do Benfica, seja ele quem for?
Parece-me que a forte circulação de bola no meio campo do Sporting começa a ficar seriamente afectada. Ganhará contudo maior profundidade no seu jogo. Mas e defensivamente?? Penso que ficará ainda mais fragilizada. Muito mais. Não existe apoio nem aos centrais do Sporting nem aos laterais. Ninguém faz as dobras, ninguem compensa as subidas dos laterais.
Pondo me no lugar do Peseiro e tendo em conta as diversas condicionantes com que se debate eu jogaria com: Ricardo; Rogerio, Tonel, Polga e Paito; Custódio, Sá Pinto, Moutinho e Douala; Deivid e Liedson.
Mas espero bem que Peseiro não faça isto!
No lugar de Koeman jogaria como: Moreira; Nelson, Luisao, R.Rocha, Leo; Petit, M.Fernandes; Geovanni, Miccoli , Simão; Nuno Gomes.Os dados estão lançados. O meu prognóstico?? Sporting 1 (Deivid) Benfica 2 (Simão, Nuno Gomes)

Comentários:
Duas notas: Esqueci-me de referir que Carlos Martins também está lesionado e que M.Garcia (ainda que não vá ser titular) também está ausente dos treinos em virtude de estar a representar os sub-21,
 
Dá vontade de dizer que o derby vem demasiado cedo. É como aqueles golos madrugadores numa grande final, altera tudo. Mesmo assim, não creio que uma derrota do Benfica o afaste de um título. O Sporting o ano passado em 3 jogos tinha 2 derrotas e lutou até ao final. No campo das pressões, o Benfica como equipa tem mais que o Sporting. Tem que correr atrás do prejuízo porque está em desvantagem pontual. Mas é natural que quem entre mandão no jogo (se bem que de forma cautelosa, tal como com a Udinese) é o Sporting.
Sporting esse que tem 2 ausências de peso: Beto e...Roca. Sim, Roca ainda é uma ausência. Porque, apesar do trio de meio campo ser, provavelmente, L.Loureiro, Moutinho e Sá Pinto (Douala como 4º homem), o brasileiro ainda marcava alguma diferença. Tonel no eixo com Polga é dupla inédita. E com Tello (titular, Paíto não parece ser opção) na esquerda a defesa pode vacilar. Douala será elemento preponderante, Wender não parece ser opção inicial e, depois a dúvida referida por Karlitos: como jogará o Benfica? Muito do segredo deste jogo passará por aí.
3 centrais? É possivel. Anderson a pegar em Deivid, Rocha em Liedson e Luisão solto. Nélson pega em Douala. Se avançamos no terreno, começamos a duvidar do esquema 3*4*3 porque, Beto não será médio ala, nem Koeman deixará o seu meio campo apenas com 2 unidades no centro do terreno. Por isso, eu aposto no 4*3*3, sistema favorito do holandês: Nelson, Luisão, Anderson e R.Rocha. A velocidade de Douala será um problema para Rocha, é um facto mas se o Sporting jogar em 4*4*2 conforme penso que o irá fazer, o camaronês estará no corredor direito com Nélson que tem mais pernas para aguentar aquela velocidade. Sá Pinto não chegará tantas vezes à linha e R.Rocha poderá dar uma mãozinha a Anderson e Luisão que, por essa altura, estarão a passar maus bocados. Os mesmos maus bocados que poderão passar Tonel e Polga. Porque não se conhecem ainda muito bem, porque são os dois um pouco duros de rins e o Benfica irá apostar certamente no passe para o ala a cortar a defesa entre o central e o lateral, afinal a maior pecha da defesa leonina. Tudo dependerá também da colocação de Tello para Geovanni e Rogério para Simão. No meio campo, luta entre L.Loureio, Moutinho e Sá Pinto contra Petit, M. Fernandes e...Karagounis. Aposto no grego para jogar de inicio. Penso que a ideia de Koeman será apostar no grego e trocá-lo a meio do jogo por Miccoli.
Prognósticos?? Hummm...1-1 (Liedson; Nuno Gomes)
 
Não é altura para mudanças. O Sporting tem que fazer das fraquezas forças, e ganhar este jogo para acabar com um dos rivais (digam o que disserem a derrota do SLB é decisiva, porque este ano não há campeão com 65 pontos).

O problema é que o SCP dá sempre tiros no pé, em jogos que assumem cariz de serem decisivos, e este jogo dirá muito da capacidade do SCP enquanto equipa.
O Sporting deverá apresentar o meio campo que disse o Carlitos, A baixa de Beto é enormemente importante, e a confirmar-se a ausência de Edson... é catastrófico! Paíto e Tello não têm condições para desempenharem a função a contento, e retiram ao SCP um dos factores de desequilibrio em bolas paradas e remates de longe. Outra ausencia importante é a de Rochemback (concordo com Kramer qdo diz que, para este jogo, ainda é ausência) e... Carlos Martins - O Sporting precisa que ele se assuma de vez.

Quanto ao Benfica... é uma incógnita ainda maior, porque é impossível prever o que vai na cabeça de Koeman. Tem novas peças, testou da última vez um esquema que não é para repetir, mas a esta distância do jogo tenho uma ideia do mesmo completamente diferente do que tinha há 8 dias... Penso que o Benfica pode arrancar um bom resultado em Alvalade se apostar na velocidade dos seus jogadores. Há 8 dias, nem pensar em levarem de Alvalade um pontinho... Pode ser que ainda dê para mudar outra vez. Senão, espero estar errado.
 
O Custódio não tá lesionado???
O Petit, pelos vistos, não joga por isso entra o Beto para o lugar dele.
 
Pequenas notas que gostava de realçar:
- Beto ou Petit: um joga de certeza absoluta.
- O Benfica não morre se perder.
- Miccoli e Karagounis de inicio? Epá, lembro-me de Souness estrear Kandaurov, Poborsky e Luis Carlos no mesmo jogo nas Antas. Resultado: 0-2...
- A alternancia entre o 4*4*2 e o 4*3*3 do Sporting não depende de jogador A ou B, mas sim do posicionamento de Douala e Sá Pinto.
 
dizer que o benfica perde as aspirações se perder é disparatado mas o campeonato passado tb n serve de exemplo pq foi o pior campeonato da história. perderam-se tantos pontos q até com 5 derrotas nas 1ªs 5 jornadas dava para se ser campeão.
a questão do ricardo e do rochemback é muito engraçada para qqr lampião: quando jogam um é um frangueiro enorme e o nélson é mto melhor... o outro é gordo e só joga com os cotovelos e é lento e já n é o q foi com o f.santos, etc... palhaços. agora fazem muita falta... ridículos
o Sporting vai entrar a mandar no jogo e vai fazê-lo do princípio ao fim como faz sempre em alvalade (excepção aos Sporting's 2002 e 2003, os de boloni). o benfica vai tb fazer o seu jogo de sempre em alvalade (excepto um ou outro na ultima década). vai defender, defender, defender... e ser mto perigoso no contra-ataque.
o Sporting é melhor e mais equipa mas tem uma defesa fraca. aí reside uma das 3 hipóteses do benfas ganhar o jogo: 1- a defesa do Sporting. 2- a sorte que costuma acompanhar o benfica em alvalade. 3- o árbitro paulo costa. prognósticos: 4-1 (os derbys despertam as paixões mais fortes e as paixões cegam o homem)
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!