segunda-feira, setembro 19, 2005

Liga V Jornada


Depois de uma semana europeia em cheio para os nossos clubes, chegou a 5º Jornada.
E exceptuando a não realização de jogos no Sábado (o pessoal já está habituado a ver ou acompanhar que nem seja via SMS um joguinho ao Sábado á noite) caso dá vontade de dizer que a normalidade voltou, pelo menos se nos lembrarmos da época passada.
O primeiro dos grandes e entrar em cena foi o Benfica. O Campeão. Koeman parece finalmente assentar numa estrutura, num 11 base (oscilação apenas entre R.Rocha / Andersson) o qual penso ser o melhor (com R.Rocha). Nélson é para mim uma revelação e Leo defende razoavelmente bem e acutilante no ataque e permite uma boa circulação de bola. No meio manteve a aposta em Geovanni. O que é feito do soneca?! No ataque Nuno Gomes & Micolli prometem dar que falar. Na Luz enfrentava uma União de Leiria que parece irreconhecivel. O cagão José Gomes, começa a rivalizar com Luis Campos. Os cagões que tudo tentam para clonar J.Mourinho.
Jogando sobre brasas, o Benfica teve a sorte do jogo e logo as 3 minutos marcou. Não aconteceu frente ao Gil Vicente. Aconteceu frente ao Leiria. E depois foi gerir, posse de bola, circulação e com alguma naturalidade os golos foram aparecendo.
Logo de seguida o grande jogo da jornada. Braga - Porto.
O Braga com 48 horas de repouso apresentou-se com algumas alterações, sendo a ausência de João Tomás ( a somar à ausência de Delibasic ) a mais notada. No FC Porto, Adriaanse fez regressar McCarthy. Ao contrário do que tem sido normal, o FC Porto não marcou mas também não sofreu golos! E o Braga parece uma pequena réplica do Chelsea a nivel defensivo! Nem um unico golo sofrido! O jogo em si foi agradável, disputado, teve bons momentos, teve emoção. O empate é justo, mas uma vez mais Adriaase surpreendeu-me pela positiva quando a 10 minutos no fim, pôs como se costuma dizer toda a carne no assador! Tirou um defesa direito para por mais um avançado! Jogou claramente para ganhar! Pessoalmente até acho que foi demasiado arriscado!
2ª Feira, e já sabendo de atemão os resultados dos seus principais opositores, o Sporting foi à Madeira, sabendo de antemão que uma vitória o colocaria isolado no topo da classificação. E repetiu a história do ano passado!! Sempre que pode ficar em 1º lugar, o Sporting falha! Na hora H, falha quase sempre!
Peseiro poupa Liedson e Douala na UEFA ( e fez muito bem) para que esta importante dupla pudesse estar a 100% no jogo contra os Madeirenses.
Este era por natureza um adversário dificil. Mas a história vale o que vale.
Jogar naquele campo dificulta a tarefa a qualquer equipa, até o Barça terá dificuldade em jogar futebol de grande qualidade. Peseiro achou um 11 base e nele tem apostado. A táctica não é a mesma do ano passado, a poder ofensivo mantêm-se ainda que com muito menor capacidade de circulação de bola e as fragilidades defensivas mantêm-se.
A dupla de centrais é de meter medo ao susto, Rogerio faz jogos bons, alternando com jogos mediocres e Tello apenas desequilibra ofensivamente (tem uma qualidade de passe acima da média).
Não vi o jogo a 100%, ia fazendo uns zappings, mas do que vi até nem foi mau, teve bons lances, teve algum ritmo e algumas oportunidades. O Sporting entrou mais dominante, mais posse de bola, mas incipiente na finalização. Nélson faz na 1º parte uma defesa do outro mundo!! Do melhor que vi na minha vida!!
Não vi o golo de Deivid, mas segundo os comentadores foi muito bom. Volto a reafirmar que gosto muito de Deivid.
O Nacional lá empatou num lance de bola parada e conseguiu mesmo dar a volta ao marcador. Aqueles centrais...............
Já na parte final o senhor Beckenbauer (maravilhoso marketing!) falhou o 2-2. Tb André Pinto falhou o 3-1. Já antes Tonel (que coitado eu até percebo que nao seja fácil jogar ao lado de Polga) quase marcava de cabeça. Não sei se estava 1-1 ou 2-1.
Nuno Viveiros ainda teve tempo para pôr em prática o já famoso bailinho da Madeira ao sentar/deitar (chamem-lhe o que quiserem) Polga. Quase ao nivél do que Liedson fez Nuno Morais (tb na Madeira).
O campeonato está ao rubro! O equilibrio reina e (exceptuando para os Sportinguistas que já se proclamam de "futuros campeões") a incerteza sobre o vencedor é enorme.
De resto as minhas 2 equipas de ódio de estimação não venceram! Jaime Pacheco (eu até simpatizava com o Guimarães) voltou a perder e o Maritimo (no 11 inicial não havia um unico português!! e dos 3 suplentes que entraram apenas um o era!) empatou!


Equipa da Semana: Nacional da Madeira
Jogador da Semana: Filipe Oliveira ( o único Português do Maritimo)
Defesa do Século XXI: Nélson !

Comentários:
Claramente não prestaste atenção ao jogo... Mas falaste muito dele para quem nao o viu... Olha, em sete minutos de marketing Carlos Martins fez mais do que qq outro que jogou naquele meio campo. Incluindo toda essa jogada em que falhou o golo e veio com ela no pé desde o meio campo.
Já falo da jornada, mas não quis deixar de dar esta achega.
 
Dentro de campo o futebol português tem alguma qualidade. Fora dele é uma VERGONHA!!

No caso concreto deo Setúbal, quase fizerm crer que Norton de Matos era o mau da fita e que o clube era a vitima! Impressionante!
 
Por acaso anda!
Eu ainda escrevi este post, mas como o Sporting perdeu, a lagartada anda toda fugida!
Nem o Vans, que costuma dar a cara, desta vez (ainda que com a forte atenuante de andar com muito trabalho) aparece!!

Diz se que em Portugal, com um Benfica Campeão, a produtividade e a Economia do país melhoram substancialmente, mas aqui no Blog, com as derrotas do Sporting, isto vai abaixo!
 
Fátima Felgueiras faz parto do Conselho Leonino!!
 
Voltei! Aaqui vai a minha análise muito breve à jornada:
- Benfica venceu a União Leiria por resultado um pouco exagerado mas castiga a fraca qualidade dos leirienses a nível defensivo. O hat-trick de Nuno Gomes deve-se a uma bolada nas costas por isso vão com calma. Outra nota negativa para a coerência de Koeman: no início de época disse que Nuno Gomes não jogaria na posição 10 e é lá que ele o está a pôr. Entendo o seu conceito de um só homem na frente e até considero bom para o 11 da Luz. Principalmente para Nuno Gomes (apesar de ter lacunas evidentes naquela posição, a movimentação de Miccoli ajuda-o imenso a conseguir os espaços (enormes) que necessita para fazer golos. O árbitro foi muito fraquinho: perdoou amarelos a cortes de jogadas com a mão e foi permissivo noutro tipo de lances. Sem influência no marcador mas irritou pelo seu protagonismo.
- O Porto ataca, chega a sufocar mas continua sem conseguir marcar de bola corrida. Como é possível uma equipa atacar tanto (média de 18 remates por jogo) e marcar tão pouco? Por isso Co Adriaanse veio "pedir" que as defesas abram mais um pouco...Jesualdo começou a gestão que já o ano passado (tal como Peseiro) fez e promete lutar pela melhor defesa do campeonato tal o acerto da equipa a fechar o caminho para as suas redes.
- O Sporting perdeu um jogo que, aos 47 minutos, estava na mão graças a um golaço de Deivid. Que golão! Mas a constante distracção defensiva deitou abaixo a gestão de Peseiro. Já os ex-bracarenses João Alves e Wender andavam dentro de campo a ganhar confiança e ritmo com os novos companheiros quando o outro ex-bracarense do plantel (Luis Loureiro) cometia 2 gaffes seguidas e permitia a igualdade por Goulart (quanto a mim, a bola ainda bate na cabeça de Loureiro, um mal nunca vem só!). O 2º golo foi quase fortuito e o jogo poderia ter caído para os dois lados. Não aproveitar aquela defesa FANTÁSTICA de Nélson (tem óptimos reflexos mas é péssimo nos cruzamentos)para conquistar pontos é mau. Olegário esteve ao seu nível: mau! Altamente caseiro durante toda a partida nos lances divididos a meio campo, foi o Nacional que prejudicou num lance real de perigo ao anular um golo limpo a André Pinto. Mas os avançados do Nacional andaram quase sempre a jogar na linha defensiva do Sporting e assim foi o 2º golo (inicialmente dava a sensação de fora-de-jogo mas não estava). De qualquer forma, penso que a arbitragem prejudicou mais o Sporting (apesar do golo mal anulado) do que o Nacional.

Equipa da semana: Nacional (virou o resultado)
Jogador da semana: Nuno Gomes (2 golos e meio e mais umas semanas de tranquilidade na Luz)
Golo da semana: Deivid
Treinador da semana: Co Adriaanse, continua a demonstrar que atacar é o seu lema principal. Mesmo que possa perder, o importante é o bom futebol ofensivo.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!