quinta-feira, setembro 15, 2005

Jornada Europeia - Clubes Portugueses


Decorreu esta semana a 1º jornada europeia da época.
E que grande jornada para os clubes portugueses!!
Finalmente começamos a ganhar algum peso desportivo dentro das competições europeias (Portugal passou para o 5º lugar no Ranking!! Ultapassou a Alemanha!) o que é benéfico para todos. São já 3 os clubes a poderem disputar a Liga dos Campeões. Este ano estão la 2, e com alguma dose de justiça estariam lá 3. Foi tipo Danoninho!Faltou um bocadinho assim!!
Nesta "jornada", 6 jogos, 3 vitórias, 2 empates e derrota. Curiosamente a única equipa a perder foi aquela que mais pontos para o tal ranking e que mais prestigio tem dado a Portugal.
O FC Porto perdeu na Escócia num jogo atípico e que no global merecia pelo menos empate. Uma vez mais foi um jogo de vários golos, algo que é o reflexo do desnivel de qualidade entre o ataque e a defesa.
Ontem, coube ao Benfica representar o páis na L.Campeões. Que saudades que tinha de ver o meu clube naquela competição!!! Sentar no sofá e ouvir a música e relembrar grandes noites europeias!! Koeman não inventou, voltou ao sistema "normal" , fez regressar Geovanni (péssima exibição!) e Nuno Gomes, libertando assim Miccoli. E que jogatana arrancou o italiano! Vitória arrancada mas justa!! E venham de lá mais 375 mil euros!!
Já hoje na Taça UEFA, o primeiro clube e entrar em cena foi o Setúbal. Obrigado a jogar de dia em virtude de a UEFA não considerar a luz artificial do Bonfim suficiente para jogos de alto nível (por falar nisso, e recordando um tema da época passada e o choradinho de Dias da Cunha, o Estádio do AZ foi considerado como capaz de receber jogos da UEFA), o Vitória recebeu uma Sampdoria que é na teoria superior á equipa portuguesa. Acho que um empate de 1-1 não é de todo mau resultado e permite sonhar.
Depois o Braga, que foi jogar contra outro antigo campeão europeu ( o outro é a Sampdoria) , o Estrela Vermelha de Belgrado. Desfalcado de Delibasic, Cesinha e Hugo Leal, a equipa portuguesa foi empatar fora num 0-0 . É um resultado positivo mas traiçoeiro! Abre boas perspectivas!
Depois o Sporting que foi á Suécia defrontar uma equioa acessivel mas também ela traiçoeira. Peseiro foi a meu ver inteligente e deu descanço a Liedson e Douala. Venceu com naturalidade e está mais do que apurado para a fase de Grupos.
A grande surpresa, veio de Guimarães, onde o Vitória bateu por 3-0 o Wisla Cracóvia, uma equipa que tem qualidade. A surpresa não tem tanto a ver pelo vitória em sim , mas pelo expressivo resultado! Jaime Pacheco (se jogar 1º em casa, pq se jogar 1º fora e perder não consegue moldar as suas equipas para ataque continuado) mexe-se nas competições europeias como peixe na água. Parece italiano!!

Ás vezes diz se que o campeonato português não presta, e que o equilibrio por exemplo do utlimo ano é o reflexo da mediocridade do mesmo. Não concordo por inteiro. Cada vez mais as nossas equipas de média dimensão estão melhores!! Braga, Guimarães, Boavista, Maritimo, Belenenses são exemplos de equipas com qualidade e que na europa começam a aparecer.
Recordo que nos ultimos anos, FC Porto venceu a Liga dos Campeões e a Taça UEFA, Sporting foi finalista e Boavista, semi-finalista.

Quase que dá vontade de gritar: Ninguém pára ........... os portugas!!! Ou ou ou ou!!! Ou ! ou!! Ninguém pára os portugas , ninguem pára os portugas!!

Comentários:
Contrariamente ao que eu esperaria, até no safámos bem na 1ª mão. A derrota do Porto em Glasgow é normal (nunca nenhum clube português lá ganhou) mas também é preciso ver que esteve quase a arrancar de lá um ponto que o deixaria em óptima posição para passar à fase seguinte. Assim tem que partir para o prejuízo o que no caso azul e branco não deverá ser problema dada a vocação atacante da equipa.
O Benfica venceu à justa num jogo que era fundamental para Koeman. São estes 3 pontos que irão definir a participação encarnada neste grupo. Agora há que pontuar num dos próximos 2 jogos para vencer depois o Villarreal na Luz.
O Sporting ainda suou um bocadinho mas assim que sofreu o golo carregou um bocadinho no acelerador e virou o resultado. Confirmará a passagem em Alvalade. O Guimarães conseguiu óptimo resultado e só uma hecatombe o deixará de fora da fase de grupos (os 50 jogos de Pacheco na UEFA serviram de algo). O Setubal conseguiu um ponto importante para o ranking português mas dificilmente se sairá bem em Itália. Já o Braga parece ter condições para eliminar o Estrela Vermelha desde que mantenha o seu rigor habitual e não perca a sua consistência.

P.S. - grandes inovações Prof. Karlos!!!! Já põefotos e tudo!!! Vamos derrubar a concorrência de Record, Bola & companhia!!! NINGUÉM PÁRA O NOSSO BLOG ALLLEZZZZ OOOHHHHHH!
 
Eu agarro essa Maligno!
"Sentar no sofá e ouvir a música"
Man!! Estando a 300 kms não fica muito fácil ir assistir a jogos!
Sobretudo de semana!!

Mas numa coisa concordo contigo!
Os adeptos do Benfica são os piores! Estão sempre a reclamar! Se chuta, reclamam pq chutou e deveria era tar passado a bola. Se passa a bola, reclamam pq deveria ter chutado!

Mas dá gozo ouvir a música da L.Campeões! Sentir que estamos lá! É outro mundo!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!