sexta-feira, setembro 16, 2005

Escola_1

É uma escola famosa. Em Portugal é a melhor (para quase todos) e na Europa rivaliza com outras como a do Auxerre, Man Utd ou Ajax. Nos escalões jovens muitos são os jogadores que se destacam tendo tido a formação em Alvalade / Alcochete. Foi assim com Peixe, Figo, Porfirio, Filipe Cândido, Quaresma, Simão Sabrosa, Caneira, Nuno Assis, Vargas, Cristiano Ronaldo, Hugo Viana, Paíto, Carlos Martins, Paulo Costa, Santamaria, Beto, Nuno Santos e muitos outros. Referi alguns que, na idade de junior, eram grandes craques e prometiam imenso. Faltam outros que agora não me lembro mas alguns de vocês poderão fazer questão de referir.
A questão que levanto aqui é o que é feito dos jovens-promessa que não vingaram. Será que o seu valor estava sobrevalorizado? Será que a formação dos atletas não foi a melhor para dar o passo definitivo para o estrelato? Será que é o destino? Será que foi o empresário? A situação pode ser vista caso a caso. Eu já o tentei e arrisquei uma só resposta: não é fácil, aliás, é impossivel obter uma só resposta para tantos casos distintos (desde a loucura de Porfirio à azelhice de Peixe, ao empresário de Paulo Costa, ao desaparecimento de Filipe Cândido, etc, etc.).
Sinceramente, de todos os jovens referidos, apenas Figo e Cristiano Ronaldo obtiveram nota máxima na evolução. 2 dos melhores jogadores actuais, indiscutiveis em qualquer equipa do Mundo (menos Figo no Real Madrid de W. Luxemburgo!). Se Simão tem tido uma boa carreira (inegável, levou o Benfica ao título) e Beto sempre se demonstrou forte opção no Sporting onde já conquistou 2 campeonatos, já Quaresma e Hugo Viana demonstram ser intermitentes em demasia. E o dinheiro que um dia valeram não justificam a cada semana que passa.


Nota: Vamos também ser claros e objectivos: quantos jovens da escola do Ajax, Man Utd e Auxerre (entre outras) também fracassaram? Muitos. Não será tudo uma questão de fama de todos e proveito só de alguns?

Comentários:
Uma palavra: Marketing
 
Marketing??? Quantos desses jogadores não têm uma carreira respeitável, não puseram o seu talento ao serviço de equipas ao mais alto nível, não foram internacionais A por Portugal? Não são os melhores do mundo, mas porque razão havemos de fabricar melhores do mundo todos os anos, quando nem as maiores potências do futebol mundial o fazem? Faltam aqui ainda muitos grandes jogadores desta escola de marketing: Boa Morte, Dani, etc e tal. Flops? Paulo Costa, Vargas, Filipe Candido, Santamaria (até mais ver...) e Nuno Assis...
Todos os outros ganharam muito dinheiro com o futebol, deram muito dinheiro a ganhar a clubes e empresários e já levantaram muitas plateias com o perfume do seu futebol. Se não deram mais, foi por falta de qualidade emocional - Imporatante para distinguir os bons dos foras de série.
E vem aí Fábio Paim. Mais um produto de Marketing.
 
Até ver é marketing!!!
Apenas 3 jogadores alcançaram projecção á escala europeia / mundial: Futre, Figo e Ronaldo.

Simão ficou num nivel intermédio.
Outros como Hugo Viana, Quaresma, Dani, Porfirio, Peixe, frutos do tal marketing, foram vendidos ( e bem vendidos) e todos fracassaram!
Uns abandonaram, outros voltaram a Portugal com o rabinho entre as pernas.

Fabio Paim (que acredito que possa vir a ser um grande jogador), Yannick D´Jaló, Carlos Saleiro e mais uns jogadores de quem se fala, não passam por agora de puro marketing!

Dou é muito mérito a quem está na base desse marketing! Vão enchendo os bolsos e alguns até voltam depois aos caídos! Não é Hugo Viana??!!

Argumento intencional A: Não é para mim válido! Jorge Ribeiro, também vai á selecção e é uma merda! E tantos mais exemplos!
 
São todos bons jogadores de inegável talento... Marketing é quando os jogadores não têm qualidades. O resto , como diz o poeta, são gostos.
 
Santinni: Concordo contigo. Sem dúvida que o avançado brasileiro da Bahia será sempre preferido relativamente ao português. Em relação a Porfirio, o seu marketing foi parecido com o do Hugo Viana. Marcou um golo à Itália (1-0 na Luz) e foi visto como um novo herói.

Vantunes: Quando dizes que Marketing é não ter qualidade lembro-me que já disseste que Tiago e Manuel Fernandes eram produtos de marketing e não acredito que aches que eles não têm qualidade.

Prof. Karlos e Vantunes: Penso que Marketing é algo muito abrangente e que é uma expressão utilizada que significa...injustiça. É injusto reconhecer valor a um jogador que afinal não é assim tão bom.

Vantunes: Considero que houve uma fase em que os jovens leoninos foram, naturalmente, sobreavaliados (tendo ou não tendo inegável talento). Quaresma e Ronaldo tinham sido descobertos e de repente eram só talentos inigualáveis. Um exemplo (o melhor) disso é Paíto que se disse por aí que era tipo Roberto Carlos...
 
Mad Dog: excelente visão, aqui fica uma pequena nota minha:
- Ainda hoje dá jeito aos clubes e aos empresários que os jogadores não tenham a devida formação académica de modo a poder explorá-los com uma maior facilidade e poder ganhar mais dinheiro com isso.
 
Tas a retirar essa minha afirmacao dum contexto temporal, e que visava mostrar a facilidade com que apos aparecerem na equipa do Benfica esses jogadores foram colocados nas listas dos melhores medios do futebol europeu (Tiago em 2 anos foi transferido mais vezes que o Beto em toda a sua carreira)- ou seja sem mostrarem essa qualidade toda foram dados como jogadores feitos, e dos melhores que para ai andam. Assim como por exemplo aconteceu com Joao Moutinho - tb ele um bom (nao excelente e maravilhoso como dizem, por enquanto, embora progrida a olhos vistos) produto daquela que e inegavelmente a melhor escola de futebol de Portugal. Uma questao que nem merece discussao, e que penso nem ser isso que falamos. Alias, este post e um projecto de muitos meses... tantas as vezes que o Karlitos me solicitou que o escrevesse, igual a todas as vezes que eu achei que nao merecia discussao.
 
Quaresma e Ronaldo SAO talentos inigualaveis. Ronaldo materializou-o, Quaresma ainda nao. Nao esperem mais miudos com esta qualidade. Se o Quaresma tem ficado quietinho e ainda estivesse em Alvalade, hoje seria 4 ou 5 vezes melhor do que e. Ronaldo, por ter outra qualidade emocional, nao precisou desse tempo. Em termos de talento puro, sao do melhor que por ai apareceu e nao falo em termos nacionais.
 
Quaresma tem talento puro mas não tem cabeça para ser um jogador de top. E para o ser, é preciso uma boa mistura dessas duas componentes.
Quanto ao motivo do post,é sempre bom discutirmos temas o mais variado possiveis. Independentemente das reuniões que tu e o Prof. Karlos possam ter!
 
Tenho poucas...
 
Foi isso que disse...
 
Reuniões??!!
 
Ele quis dizer conversas informais... das quais aliás ele fez parte.
Até porque reuniões temo-las de trabalho e infelizmente não é uns com os outros.
 
Vocês sabem bem do que é que eu estou a falar!!!!!!!!!!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!