segunda-feira, setembro 12, 2005

Derby_Análise 2

Antes demais, importa esclarecer que foi em consonância com o Kramer que surge este segundo post, como não poderia deixar de ser.

Agora, vamos ao que interessa. Sporting e Benfica encontraram-se em Alvalade num jogo muito importante para ambos, e não só para o Benfica. Tinha dito antes da partida que não era jogo para mudanças, o que era como quem dizia - Não valia a pena inventar.

Pois bem, Peseiro apresentou o 11 esperado face às ausências (Beto, Edson e Custódio), e manteve o esquema táctico que transformou o Sporting numa equipa de futebol atractivo (embora pouco eficaz). No Benfica faltava Petit, e apetece dizer que fez muita falta. Mais falta fez ainda ao Benfica um treinador que entendesse os recursos que tinha à sua disposição.

Sporting com Rogério, Tonel, Polga e Tello na defesa. Meio campo com Loureiro na retranca, Sá Pinto descaído para direita (preferencialmente), Moutinho no meio e Douala na esquerda. Ele e Sá Pinto trocariam amiúde de posição. Na frente a receita do costume: Liedson e Deivid. O benfica, era um mar de equívocos... 3 centrais em portugal - Nunca! A não ser que se jogue sem laterais, e aí seriam 3 defesas o que em Portugal - NUNCA!! Pelas próprias características das equipas. Ninguem joga com 2 pontas (é raro, o Sporting até o faz, mas Liedson e Deivid mexem-se muito, abrem espaços, obrigam os laterais a atropelarem-se com os centrais, abrem espaço no meio que nunca é aproveitado). Depois aquele meio campo com Karagounis e Manuel Fernandes no meio... Ui. Não me lembro de uma bola roubada por um deles a João Moutinho ou Sá Pinto. João Pereira na direita... não sabia se marcava Douala, se ia incomodar Tello, se para isso estava lá o Carlitos... Houve excesso de lateralização. Do outro lado a mesma coisa com Nelson e Simão, embora Simão inteligentemente caísse para o meio, abrindo espaço para Nelson. Geovanni faria o mesmo do outro lado. Carlitos... Uiiiiiiiiiiiiiiiiiii. Na frente, Miccoli - tão pouco. O Sporting entrou cauteloso, mas com bola. Via-se que a preocupação era fazer devagar, mas com segurança. A bola circulou e bem, mas Sá Pinto e Moutinho nunca entraram na área do Benfica para aproveitar a movimentação de Liedson e Deivid. Era um Sporting muito seguro, mas francamente insipido.
Era preciso alguem assumir-se e esse alguém começou a ser João Moutinho. Douala não dava para tudo, e Moutinho teve a inteligência para, não descurando o que lhe havia sido pedido, começar a criar perigo do sítio de onde o deixavam ir. De fora da área começou a rematar. O Sporting continuava ganhar a segunda bola, por via do posicionamento de Moutinho e Sá Pinto, ao passo que Karagounis e Manuel Fernandes estavam perdidos... E sem ajuda.
Moreira realizou grande defesa a remate de Moutinho e do canto surge um grande golo de Luís Loureiro. O Sporting estava em vantagem, e podia dizer-se que era merecida, embora se o resultado ao intervalo fosse de 0-0 ninguém pudesse dizer que era injusto.
Para a segunda parte Koeman trouxe Nuno Gomes e tirou João Pereira (tacticamente uma nulidade, nem sabia se atacava, se defendia, se o seu homem era Douala, se era Tello, se Era carlitos que tinha que ir à linha, se era ele - mas tem um penteado engraçado). Não resolveu foi o problema do meio campo. E ainda pediu a Carlitos para ajudar a defender (as hipóeteses disso acontecer eram nulas). O Benfica começou a dizer aos seus laterais para marcarem um dos avançados do SCP, e isso abriu muito espaço nas suas costas. Bola perdida a meio campo, rapidamente colocada para Liedson que estava a ser marcado pelo defesa esquerdo (porque trinco não havia) e sobra para Rogério. Rocha vê duzentos metros nas suas costas e opta pela falta, que foi demasiado espalhafatosa - esse foi o seu pecado. Acabou expulso. E Koeman? Pedia-se que reequilibrasse a equipa. Carlitos realmente tinha que sair, para entrar alguém que pudesse jogar à esquerda na defesa. Nelson podia ser esse homem, mas Koeman esqueceu-se que o Sporting tinha um defesa esquerdo, que por acaso até é um médio... Tello começou a aparecer em jogo e vai daí desata a rematar de longe. Na sequencia de um desses remates, a bola sobra para Liedson que a envia para a baliza, mas luisão salva em cima da linha de golo (depois de Rocha já o ter feito na primeira parte). A Koeman bastava encostar Micolli à direita... Só para pôr Tello em sentido. Da mesma forma que Simão fez com Rogério... Ou então tirar Micolli e lançar Geovanni... Chama-se a isto equilibrio e o Benfica nunca o teve. Porém, chegou ao golo da primeira vez que chegou à baliza do SCP (desde que estava em desvantagem) mas não tratou de corrigir nada... Deixou-se andar. Meteu Alcides para o lugar de Karagounis. Ou seja, Alcides para o lugar de Beto, E Beto para o de Karagounis - Efeito prático zero, para além da maior frescura (frescura estava longe de ser o maior problema do Benfica). O Sporting continuou a pressionar (teve 5 minutos de desnorte) E Nelson tirou pela terceira vez a bola da linha de golo (a remate de Sá Pinto). Pouco depois Liedson fz o 2-1. Tello foi por ali e meteu a bola na cabeça de Liedson. Este fez o que sabe - Resolveu. DEpois disso Wender ainda tentou o 3-1 (grande remate, grande defesa de Moreira) mas o SCP teve a atitude competitiva de sempre - tremeu e o Benfica podia ter empatado por Luisão, que acossado por Nelson falhou incrivelmente. Apesar desse lance raramente se sentiu que a vitória fugiria ao SCP. Porque o Benfica não mostrava capacidade, e porque se sentia que se acelerasse o terceiro golo era possível. O jogo chegou ao fim, com a vitória da melhor equipa em campo (longe, muito longe de ser brilhante). O Benfica precisa de rever processos, o Sporting precisa de se assumir como equipa madura.

Figuras:
Sporting: Tonal (muitíssimo seguro, permitiu à equipa jogar alto), Liedson (resolveu) e... Luís Loureiro (excedeu-se).
Benfica: Moreira (grandes defesas a remates de João Moutinho, Tello (2 vezes) e Wender) e Simão (li em todo o lado que jogou mal - Eu acho que esteve bem. Na primeira parte foi inteligente a procurar o interior do campo, na segunda ainda mais ao fixar-se ao pé de Rogério quando este deu o berro - e fez o golo, embora com muita felicidade).

Notas para o banco:
Peseiro - 6,5 (inflaccionado pela vitória)
Koeman - 0 (um zero rotundo, tem que perceber o que quer fazer, e apostar em dois dos centrais - Chama-se a isso ter coragem).

Comentários:
Derby é Derby e por natureza qualquer um pode ganhar.
Isto é a regra.
Mas tendo Koeman apresentado aquele 11, tudo apontava para aquele jogo ser e excepção e com isso o Sporting ficar com meio caminha andado para a vitória. Dificilmente Benfica venceria.
Dito isto, há que dizer que Sporting venceu justamente. Não discussão sobre o resultado.
Foi mais consistente, jogou para ganhar, apresentou melhor futebol.
O sector máis debil do Sporting, esteve bem, nao tremeu muito. Mas.... tb não foi verdadeiramente "desafiado"!!
Geovanni é jogador dos grandes jogos. Mas Koeman apostou em Carlitos (jogador que acho que tem talento, mas que nao tem confinça para jogar num grande). E Tello deverá ter suspirado de alivio.
Tonel e Polga (tiveram muito bem) só de vez em quando (talvez de 10 em 10 minutos!) lá se deparavam com Miccoli! Nuno Gomes tb ñão podia ficar no banco!
Karagounis, chegou na 6ª Feira a Portugal vindo do Kasaquistão! E vai a Alvalade para ser titular! Nem o nome dos companheiros sabia!
Koeman pareceu um treinador ...... português! Cada chegam aos jogos grandes inventam!
Peseiro, infelizmente não fez o mesmo que fez á semelhança do jogo da Luz e de Udinene em que mexeu na estrutura da equipa.
M.Fernandes?? O que é feito dele??
A dupla L.Loureiro & Moutinho, chegou e sobrou para a dupla encarnada.
Luisão estava a fazer um excelente jogo até ao lance do golo.
Liedson foi ... Liedson! Gosto de P.Lança que até podem passar o jogo um bocado a leste, mas quando é necessário.... resolvem!
O 1º golo do Sporting surgiu no canto, um tipo de lance que se vai verificar diversas vezes na equipa do Benfica. Vai sofrer muitos golos de bola parada. Equipa de minorcas dá nisso!
Eu custa-me falar deste jogo! Acho que ainda estou embuchado!!
Resumidamente a vitória é justa. No argue!

PS: Douala é muito bom jogador!
 
Estando já em condições de analisar na sua totalidade o jogo, aqui vai os meus bitaites:
Tello foi o homem do jogo. Carlitos não se viu (também não era preciso lá estar o Tello), João Pereira pouco ou nada fez e quando abriu o buraco...decidiu o jogo. No lado do Sporting, bem Moutinho (como sempre, começa a deixar a imagem de que nunca joga mal), Liedson (resolve mesmo a jogar sem grande vontade e de maneira diferente da do ano passado) e Tonel (muito seguro).
Do lado do Benfica, é dificil destacar alguém: centrais falharam em momentos importantes, meio campo não estancou jogo, avançados insipidos, alas inconstantes. Anderson e Simão terão sido os menos maus. O Sporting ganhou bem porque foi mais seguro durante o jogo e mais equipa.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!