segunda-feira, agosto 29, 2005

Superliga_38

A expectativa era alta para esta 2ª jornada. Seria a primeira vez de Porto e Sporting fora de portas e o 1º jogo do campeão nacional na Luz. Comecemos por aí:
Koeman inovou. Inovou tanto que até deve ter surpreendido os jogadores. Um sistema de 3 centrais, 2 laterais que eram médios, 3 avançados, com 2 deles (Simão e Nuno Assis) a trocarem constantemente de posições. Durante 25 minutos o Benfica surpreendeu o Gil Vicente que não acertou as marcações: Ulisses passou a um 4*4*2, fazendo recuar um pouco Carlitos. A surpresa proveniente da táctica do Benfica viu-se limitada por si mesma, ou seja, não pondo em causa o modelo táctico, a escolha dos jogadores foi muito fraca. Beto na direita (sacrificado), Nélson na esquerda (uma semana a sonhar com a lateral direita e acaba a médio esquerdo) e Geovanni (para quem diz que tem poucas opções ofensivas, não pode dar banco ao brasileiro). Com a lesão de Ricardo Rocha, entra o 2º erro de Koeman: ao fazer entrar Dos Santos, Koeman tinha que optar por mudar a táctica. Era o momento ideal para tal. Ao fazê-lo apenas com a entrada de Geovanni, Koeman comete duplo erro. Tira Beto e não Manuel Fernandes (perde a bola no segundo golo, jogou estático) e ainda esqueceu-se que o problema da táctica inicial deu-se pela falta de iniciativa de Beto. E aí Geovanni poderia revelar-se incisivo! Nélson compensaria mais o flanco, Beto deambularia no meio campo e faltaria só tirar o habitual apagado Nuno Assis para lançar o habitual energético Mantorras. No meio deste mundo de "ses", não esquecer a forma como o Benfica sofreu o 1º golo...Fico por aqui, não bato mais esta semana.
No dia anterior, Co Adriaanse viu o poder de reacção da sua equipa a "contrariedades fortuitas". Sim, o Porto assim que sofreu um golo, reagiu e não deu chances. A defesa é fraca, não fosse o entusiasmo excessivo de Fogaça (sempre offside), e causaria mais dissabores. César Peixoto marcou dois, é um facto masnos 2 sofridos, está lá envolvido. Se o Porto jogar assim na Champions...terá dificuldades. No nosso campeonato, torna-se menos perigoso...mas muita atenção àquelas 6 unidades do meio campo para a frente. E se, cada vez que alguém saltar do banco, for para provocar danos...
O ultimo dos grandes a entrar em acção foi o Sporting frente a um Maritimo renovado mas não com muito boa cara. O Sporting criou muitas chances de golo, mexeu-se bem mas quando não marca parece ficar nervoso (como Peseiro no banco) e desconcentra-se. O Marítimo subiu e falhou a sua chance. Por isso Liedson resolveu. Bem Peseiro ao trocar Sá Pinto por Roca (muito abaixo do que pode e deve). Loureiro não é o tapa-buracos que a equipa necessita e os laterais têm que...d-e-f-e-n-d-e-r! Edson ganha espaço e importância mas é semelhante a Rogério e deveria haver mais equilibrio naquela zona. Vitória justa e importante antecedendo a recepção ao rival Benfica.
No resto da jornada, destaque para o Rio Ave e o Braga que continuam no topo da Superliga enquanto que Guimarães e Leiria continuam a desiludir.

Equipa da semana: Gil Vicente
Jogador da semana: César Peixoto (por tudo e mais alguma coisa)
Golo da semana: Marcel, o segundo
Treinador da semana: Nelo Vingada

Comentários:
Jornada 2, bastante aguardada, porque levava dois dos 3 candidatos ao título a jogar fora de casa. Começou o FC Porto na Figueira da Foz. O Porto marcou 3 golos num jogo em que não foi particularmente feliz. O terreno não convidava a grande futebol e sendo assim o FCP valeu-se dos lances de bola parada para encostar a Naval - boa equipa a de Cajuda.
Peixoto bisou em dois cantos, e Quaresma e Hugo Almeida provaram o acerto das mexidas de Adriaanse - Excelente contributo saídos do banco. Vitória sofrida, mas justa da melhor equipa.
Seguiu-se o campeão nacional, que no seu terreno recebeu o Gil Vicente. Olhando para a equipa do Gil Vicente, não se vêem grandes valores, não se encontra algo fora do comum - parece talhadinha para a descida... quando olho para o seu banco, fico com algumas dúvidas. Ulisses foi completamente baralhado pelo esquema inicial de Koeman. O Benfica podia ter resolvido o jogo nos primeiros 10 minutos. Ulisses corrigiu o erro de pronto, como diz o Kramer, e de repente o Gil ficou mais compacto e o Benfica novamente dependente de bolas bombeadas e lances de bola parada - a defesa do Gil tem dois monstros (em tamanho) que quando acertam tornam essa táctica arriscada. O Gil acabou por vencer, esteve longe de o merecer, mas foi mais eficaz.
De seguida o Sporting. Exibiu os atributos do costume: posse de bola (na primeira parte, dava para fazer um concerto na outra metade do campo), circulação por todos os jogadores, certeza no passe, movimentações dos seus atacantes - 0 golos. Mas bom futebol, entretido. Na segunda metade, houve mais do mesmo (a uma velocidade muito lenta, o que é uma enorme pecha do SCP deste ano - é tudo devagar) mas reapareceu Liedson. Artista no primeiro golo, prático no segundo. Pelo meio Nelson salvou o SCP de dissabores perante Youssouf. Venceu a melhor equipa, única que quis ganhar, mas o SCP tem que aumentar a velocidade. Ser mais seguro na defesa, não passa por atacar mais devagar... ainda que isso diminua os riscos de perda de bola, mas tb retira criatividade. Interessante a opção de Peseiro em manter Luís Loureiro em campo, quando o resultado era 0-0... que funcionou. É dele a recuperação de bola no primeiro golo. O Sporting pressiona muito em cima, os centrais estiveram bem a jogar na antecipação, mas com avançados melhores é uma táctica que promete dissabores, qto mais não seja porque os laterais são lentos a recuperar (ainda mais que os centrais): a rever e a melhorar. É aí que se vai decidir o campeonato, porque é isso que diferencia uma equipa regular de uma equipa espectacular. 65 pontos, este ano não chegam, e Peseiro tem que se lembrar disso.

Equipa da SEmana: Gil
Golo da Semana: Liedson (não vi Marcel)
Jogador da semana: Jorge Baptista
Treinador da Semana: Co Adriaanse (muito bem a mexer nas suas peças)
 
Esta jornada foi importante e potencialmente clarificadora de algumas situações:

O Porto por exemplo venceu por 3-2. Acho que este jogo foi um retrato daquilo que será a equipa este ano. Vai marcar mts golos e vai ser alguns. Mas vai quase sempre marcar mais do que aqueles que vai sofrer. E muitas das vezes serão os jogadores suplentes que irão resolver as partidas.
Vai ser o cabo das tormentas para tirar o Porto da liderança.

Depois veio o Benfica. Começou bem, talvez até mt bem, dominou, pressionou, foi perigoso mas não marcou! E táctica inicial dos 3 centrais ( que NUNCA foi testada na pré-época!!) até deu resultado, mas havia jogadores completamente deslocados! Nélson deveria jogar na direita e não Beto (com quem começo seriamente a embirrar!) e Dos Santos deveria estar na esquerda. Um Gil á toa, mas que sem saber ler nem escrever lá se foi aguentando. Até que num lance de bola parada marcou! Um lance que se vai repetir n vezes! Sobretudo na Europa!!
É uma equipa muito pequena!! Só os centrais são altos! Medios Centro, Def. Laterais, Med. Alas e Avançados são todos meia leca!!
O Gil marcou, continuou com sorte, cá atrás na caixinha (Moreira não fez uma defesa!!) e num rápido contra-ataque e aproveitando uma má organização e posicionamento defensivo do Benfica voltou a marcar!
Koeman tb não ajudou, com Geovanni no banco e Mantorras a entrar a apenas 10 minutos do fim!
Diria que é um resultado injusto, mas é um castigo merecido!
No Domingo veio o Sporting que apanha um Maritimo ( que espero que vá parar á 2ª Liga!) na melhor fase possivel! Recordo que este mesmo Maritimo tb havia perdido com o Gil Vicente na 1º jornada.
Muitos jogadores novos no 11, resmas de brasileiros novos no futebol português e um treinador que claramente não pertence a estas andanças! Excelente altura para defrontar o Maritimo!!
O Sporting com Nélson na baliza, e Edson de regresso.
Jogou bem. Muito bem. A tripla Douala, Deivid e Liedson é um perigo! Fracos na defesa, muito fracos mesmo (!!) mas fortissimos no ataque. A defesa é o 8 e o ataque é o 80!
Sporting falhou golos, mts golos até mas Maritimo tb falhou.
Vitória justissima.

Referencia para o Braga!! Adoro aquela equipa!
 
Concordei com o Kramer no Gil, porque obteve um excelente resultado. Com ou sem anti jogo.
 
QUANTO A VANGLORIAR O ANTIJOGO DO GIL. ALGUÉM VANGLORIOU O CAMPEÃO BENFICA? É QUE FOI UM CAMPEÃO QUE FOI A BARCELOS EMPATAR NO ULTIMO MINUTO NUM LIVRE DE SOTE E O SEU TREINADOR DISSE Q TINHA GANHO UM PONTO E SEM JOGAR NADA. sorry o bold... o Sporting joga muito à bola mas como não marca logo se o youssuf marcasse qdo se isolou (numa perde de lance do polga a meio campo) já n ganhava. uma palavra para o clube brazil maritimo: MERDA. não joga nada
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!