segunda-feira, agosto 22, 2005

Superliga_37

O início da Superliga deu-se em Alvalade onde o jogo foi bom no 1º tempo mas muito fraco no 2º, curiosamente o período onde aconteceram os golos, qual deles com mais responsabilidades para o guarda-redes. O Sporting não apareceu tão pressionante conforme Peseiro prometeu. O Belenenses de Carvalhal pareceu uma equipa bem organizada, boa tecnicamente mas terá uma lacuna importante: a concretização. Meyong e Romeu não são matadores e os alas Ahamada e Djurdjevic também não têm perfil de finalização. Surpreendeu a ausência de P.Sérgio e a falta de risco no 2º tempo. O Belenenses teve 2 chances de golo claras (Meyong e F.Januário) desperdiçadas infantilmente. O Sporting está um pouco mais seguro que o ano passado mas continua a deixar muitos espaços na defensiva que, a serem aproveitados com eficácia pelos seus adversários, poderão causar graves problemas à equipa de Peseiro. Destaque para Moutinho que encheu o campo.
O campeão Benfica entrou em campo de forma oposta ao Sporting. A arriscar pouco o ataque e a apostar numa defesa sólida. O Benfica defende bem mas ataca pouco e mal. Koeman também pareceu não querer arriscar muito já que Nelo Vingada possui uma equipa que pressiona muito bem, um meio campo trabalhador (Roberto Brum é muito bom jogador) e um avançado de grande potencial, Marcel. Foi um Benfica como foi o ano passado: cauteloso, seguro na defesa e com poucas oportunidades de golo.
Para Domingo estava reservada a estreia do Porto frente a um Estrela Amadora desfalcado e com muitos desconhecidos. O Porto entrou bem, mas foram do Estrela as melhores situações para marcar. A defesa portista é o elo mais fraco do conjunto de Co Adriaanse. Sonkaya não parece muito bom, César Peixoto é ala e os centrais tremem pensando em Jorge Costa na bancada...De qualquer forma, de realçar a boa exibição de Raul Meireles (muito bem nas compensações), Lucho (a rivalizar com Roca no médio mais completo da Liga, a rever...) e Lisandro (um novo Derlei: joga muito, é esforçado, corre todo o ataque, resta saber se também dispara forte à baliza). Uma vitória com um golo de bola parada soube a pouco porque o adversário também não era por aí além. Falta pôr este Porto à prova, talvez Cajuda o possa fazer já para a semana.
Uma palavra especial também para o Braga que deu um recital de futebol em Leiria. Extremamente bem organizado, apresentou-se ainda mais forte que no final da época passada. Apesar da ausência de Wender, os reforços Luis Filipe, Hugo Leal (será desta?) e Deivid portaram-se bem. No lado oposto, José Gomes demonstrou total descoordenação entre sectores e aquela de acabar com Lourenço a médio defensivo...parece que Luis Campos vai ter sucessor...
No restante da jornada, destaque para o bom começo de Manuel Cajuda e António Sousa à frente de Naval e Rio Ave, equipas que prometem utilizar do contra-ataque a arma principal.
Destaque pela negativa para a falta de qualidade individual (não há jogadores de relevo nas equipas mais pequenas!), no excesso de estrangeiros (só o Marítimo jogou com 10 e o Setubal com 7) e na falta de golos (11) algo que parece que será habitual dado não haver grandes diferenças entre os sistemas ofensivos das equipas o que os torna facilmente anuláveis.

Equipa da semana: Naval
Jogador da semana: João Moutinho
Golo da semana: Rogério
Treinador da semana: Manuel Cajuda

Comentários:
Aleluia!!
Finalmente começou!!
Começou de forma muito cinzenta ( jogos fraquinhos e somente 11 golos!), mas começou!!
Começou com um derby. O Sporting-Belenenses. Não vi, mas ouvi os ultimos 20 minutos. Mais tarde vi o resumo do jogo na TV.
Não posso portanto dizer muita coisa. Mas pelo que vi, parece que Peseiro tem razão quando afirma que a melhor pressão alta que se realiza na Europa é a que é realizada pelo Sporting. Resultou em cheio. A prova é o xixi de Marco Aurélio!!! Não aguentou a pressão!!
A euforia em Alvalade está ao rubro! "Futuros campeões" dizem uns, "imparáveis" dizem outros!
Nota ainda para a tremideira de Tonel que substitui o "menino" (assim catalogado por Dias da Cunha).
Sábado veio o Benfica. Não percebo a opção por Beto (fez 2 jogos bons e logo o puseram nos pincaros!! Jogos amigáveis que nao interessam nem ao menino Jesus, e onde a pressão nao se faz sentir!) em deterimento de Manuel Fernandes ( que mesmo completamente fora de forma é 500% melhor que Beto!!) e a insistência em deixar Dos Santos de fora. Com Ricardo Rocha ou um qualquer outro central adaptado perde-se profunidade atacante e jogos com a Académica há que atacar e ter posse de bola!
Simão perde preponderancia, a dupla Petit e Beto anda á toa! E jogar com 2 extremos bem abertos e que com alguma frequência centra para ninguém é uma barbaridade!
Nem Nuno Gomes nem Mantorras são verdadeiros homens de area e que procurem o jogo aereo!
Koeman que ligue a Van Gaal e reveja o seu bloco de notas!
O empate é justo, ainda que a haver um vencedor seria o Benfica.
No Domingo, jogou o FCP. Não vi!
E ontem o Braga ganhou!!
Eu bem digo que a luta pelo 3º lugar com o Sporting vai ser renhida!!
De resto gostei muito da derrota de Maritimo (10 estrangeiros! 9 deles braseiros!) e de Guimarães!
Bem feita!!

Equipa da Semana: Naval
Jogador da semana: Marco Aurélio
Golo da Semana: Rogério (SCP)
Treinador da semana: M. Cajuda
 
Azia shôr professor... Azia.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!