terça-feira, agosto 16, 2005

Superliga_36

Uma das ligas mais expectantes dos últimos anos: não pelas sonantes contratações, mas por aquilo que os 3 grandes (não) fizeram a época passada. O Benfica parte como campeão mas nem por isso como favorito: viu saír Trappatoni, Karadas e Miguel, chegaram Koeman, Alex, Anderson, Beto e Karyaka. A dupla LFV-Veiga prometeu muito na pré-época mas, mais uma vez, não deu "doces" aos adeptos. Koeman também não parece acrescentar muito a este Benfica: um modelo parecido com o de Trappatoni, um pouco menos conservador e com mais bola no pé do que o italiano. Continuam a faltar soluções ao 11-tipo da equipa campeã e com a responsabilidade da Liga dos Campeões deixa a equipa muito limitada em termos de opções. E este ano os seus rivais não deverão facilitar como no ano passado.
O vice-campeão mudou (quase) tudo: Chegou Co Adriaanse com novos métodos e disciplina fortissima. Pinto da Costa procura assim reviver tempos antigos onde o jogador portista jogava mais do que falava (como aconteceu o ano passado). Os reforços são muitos e bons: Lucho Gonzalez à cabeça (muito bom jogador) com Lisandro e Jorginho logo atrás. Muitas e boas opções (talvez até demais na frente de ataque) mas com 2 possiveis problemas: um plantel sem referências de peso caso Jorge Costa e Nuno Valente não façam mesmo parte dos planos do treinador. É, de longe, o melhor plantel da Superliga com o mais variado tipo de soluções mas ainda há algo que falta ao dragão: consistência. Resta saber se Co Adriaanse a vai atingir. O plantel rico não deverá sofrer com a participação na Liga dos Campeões.
Curiosamente, o 3º classificado parte em 1º na rampa dos favoritos. O Sporting de Peseiro é o único que mantém a estrutura da equipa. Perdeu Rui Jorge, Enakharire e Pedro Barbosa, mas reforçou-se com Tonel, Edson, Luis Loureiro e Deivid e ainda tem jovens da Academia prontos a lançar (Varela e Nani). Se Peseiro cumprir com a ideia de deixar de atacar com 7 e defender com 3, criando assim maiores equilibrios na equipa, poderá fazer uma época muito positiva mas a pré-época não aponta nesse sentido.
Na luta pela UEFA, o Braga parte na poule, reforçado com Delibasic e sem perder Wender e João Alves depois da novela com o Sporting será mesmo uma forte possibilidade de fazer uma boa campanha europeia. Logo atrás surge o Boavista de Carlos Brito (será desta que voltamos o Boavista a jogar bom futebol?). Incógnitas mas possiveis revelações poderão ser as participações do Belenenses de Carvalhal (óptimos reforços com Meyong, Romeu, Pinheiro, Vasco Faísca) e do Guimarães de Jaime Pacheco (plantel totalmente remodelado).
Curiosidade também para ver os desempenhos de Rio Ave sem Carlos Brito, de Setubal com Norton de Matos e Leiria com José Gomes (a perspectiva dos 3 não é muito boa...).
Nos postos de descida, espera-se ver habitualmente os 3 recém-promovidos Paços Ferreira, Estrela Amadora e Naval, acompanhados do Gil Vicente, Académica e Penafiel e de algum dos 3 imediatamente acima referidos.

Desempenhos a seguir: Lucho e Lisandro (Porto), Deivid e Edson (Sporting), Beto (Benfica), Delibasic (Braga), William Souza e Manuel José (Boavista), Filipe Oliveira e Komac (Maritimo), Ahamada e Silas (Belenenses), Svard, Clayton e Benachour (Guimarães)

Comentários:
Começa já amanha!
Porto é o mais forte candidato. Plantel fortissimo!!!
Vamos é a ver se Adriansse não é um Van Gaal e aquele balneário rebenta.
Benfica está mais forte. Tem mais opções. Acredito que virá um avançado, igual ou melhorzinho que Karadas.
E não ter Trappatoni e Quim na baliza é claramente uma vantagem!
Sporting contratou de forma brilhante Deivid e Edson é muito bem comprado. Mas para mim está ainda mais fraco do que o ano passado e acho que se Braga que este ano se reforçou de forma excelente irá dar cabo do juizo aos senhores de alvalade.
Guimarães e Maritimo acho que vão ser decepções.
Belenenses será uma agradável surpresa.
 
O Sporting é claramente favorito. Com um ano na bagagem, precisa de trabalhar na regularidade. Mas ainda não vi o Porto com Diego (pode parecer ridiculo, mas é capaz de fazer a diferença). Postiga na 10 é erro de casting. E o plantel do Porto tem lacunas nas laterais da defesa, e os centrais são duvidosos - ou seja, a defesa sem Jorge Costa deixa a desejar. Exibicionalmente foi inconstante, para não dizer decepcionante.
O Benfas, está igual a si mesmo: Se os outros falharem pode lá chegar. Mas não deve passar do terceiro lugar.
Belenenses e Boavista poderão dar luta ao Braga pelo quarto lugar. E estou curioso relativamente a Marítimo e Leiria (parecem-me mais fracos este ano - embora goste daquele rapaz do meio campo que veio do Chelsea, o Morais).
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!