segunda-feira, agosto 08, 2005

Scp vs Udinese

Faltam dois dias, e os dados estão lançados.

O Sporting aborda uma sempre importante eliminatória de acesso à Liga dos Campeões, na qual lhe terá calhado em sorteio uma das favas disponíveis.
À primeira vista a Udinese é um adversário temível, por uma simples razão: Foi quarto classificado do campeonato italiano. Melhor que eles, só Juve, Milan e Inter...
Por outro lado, a equipa trocou de treinador, perdeu algumas peças importantes, terá trocado de esquema táctico e é uma equipa pouco habituada a estas andanças da Liga dos Campeões (à semelhança do SCP).

O Sporting, é uma equipa com mais tradição na Europa, manteve as suas bases do ano anterior, e surgiu em muito bom plano nesta pré-época (das melhores que me recordo do clube a todos os níveis: Lesões, qualidade futebolística e mesmo resultados). O Sporting tem que assumir: É favorito, e tudo o que não seja uma vitória clara deixará a desejar. Tem melhores intérpretes e tem uma equipa mais consolidada.
Provavelmente entra em campo com duas novidades no máximo: Edson e talvez Deivid (as palavras de Peseiro deixam ainda espaço a Sá Pinto). O Sporting tem-se apresentado esta pré-época com um futebol agradável e até mais consistente do ponto de vista defensivo. Mas não pode permitir que esse favoritismo lhe tome conta da cabeça. Os italianos são matreiros: esperam, esperam, esperam até levar a oposição ao... desespero, e quando se pensa que estão a dormir, constroem uma jogada de ataque com 4 ou 5 toques, a partir do Guarda Redes. Para fazer face a isto é preciso concentração e muita, muita atenção.
Para a Udinese, qualquer benesse (daquelas em que são pródigos Beto, Polga e Custódio) pode resultar em golo, e se os italianos marcam primeiro, tudo o que foi dito perde significado, passando a ser o Sporting a ter uma montanha para escalar.

Comentários:
Se o Sporting jogar como jogou contra a Sampdória arrisca-se a...sofrer. É impressionante, Peseiro insiste em defender com 3 homens (centrais+trinco).
3-1 Sporting (Devid, Liedson 2 ; Iaquinta)
 
Pois, para jogar assim são precisas 3 bombas para jogar nessas posições e enquanto Beto e Polga não passam de bons jogadores (E Polga só qdo está concentrado), Custódio é mediano - limita-se a cumprir. O golo da Sampdória é sintomático: Não só não foi à linha compensar o lateral, como depois ainda vinha a passo para trás na tentativa de compensar o central... Não compensou nem o central que foi à linha (Beto), nem o lateral, nem estava a tapar a cabeça da área... tava ali, simplesmente a passo... A imagem televisiva até irrita.

O Sporting não pode, nem precisa de atacar com 7 jogadores... Penso não ser necessário um génio para chegar a essa conclusão. Peseiro já prometeu melhorias, mas até agora ficou-se por isso mesmo. Não tem sofrido mais golos porque o Centrais estão a jogar acima do potencial... Mesmo assim já lá vão 8 golos sofridos em 8 ou 9 jogos de pré-época.
 
Peseiro até mudou a forma de jogar: 3 homens na frente, 3 de meio campo, a equipa parecia ir contra-natura. A tentar jogar com segurança e com paciência. Não jogou mal mas voltou a perder. Os italianos são complicadissimos. Jogam o puro Catennaccio com 2 pontas, não será fácil a 2ª mão.
 
Nunca há nada de novo nestes jogos com italianos.

A Udinese deixou bem claro ao que vinha: o golo. O primeiro lance da partida poderia tê-lo definido. Candela esmagou uma bola na trave, num lance simples, simples, simples. Passe longo para o ponta de Lança desde a defesa, amortecimento deste para trás (Gostei de Iaquinta), Douala a dormir, Candela surgiu rematou e o ritmo da partida quase ficava sentenciado.

Depois, logo a seguir, Liedson falha de baliza aberta na pequena área, e o Sporting tomou conta do jogo. Podia ter marcado por Deivid na área, Sá Pinto na área, Custódio, Liedson outra vez, Tello de livre. A Equipa italiana não conseguiu afastar o SCP da sua área, fez várias faltas à entrada da área, mas pelo ar era tudo deles, e tb do seu GR (Onde é que os italianos escondem a fábrica de GR´s?) - Grandes defesas, muita segurança.
Estava o jogo assim, na outra metade quando num lance fortuito Liedson corta uma bola a meio campo em disputa com Iaquinta (Custódio, Polga, Beto... aonde?) ela sobra para o único sítio que não podia - para ao pé de Miguel Garcia , que faz falta (na repetição vê-se que é fora da área, na hora nem hesitei em dizer que era penalty, pelo que se aceita a decisão) e oferece o golo aos italianos.
A partir daí, já se sabia. Era muito dificil. Os italianos se raramente saíam lá de trás, ainda menos saíram, o Sporting continuou a ter chances (Liedson, Sá Pinto, Moutinho, Polga para referir as flagrantes) mas pontaria tb não era com eles. Peseiro mexeu bem (a saída de Custódio impunha-se um pouco mais cedo, mas ok), Nani trouxe imprevisibilidade, Rogério qualidade de passe no primeiro terço do campo (mas menos um a defender), o Sporting pode queixar-se de dois penaltys (um visivel, o outro nem tanto) e os italianos podem queixar-se de pelo menos 5 foras de jogo mal tirados que os impediram de levar a bom porto a estratégia do contra-ataque. O resultado... discuta-se se é justo ou injusto, mas ninguém se pode esquecer que os italianos jogaram para isto. Aliás, jogam sempre para isto. A estratégia é discutível, mas é essa, e funcionou. Para a segunda mão, pelo que vi, o Sporting vai ter que melhorar a sua defesa em linha (aqueles foras de jogo assinalados pela pressão do público, lá não existirão), sem dúvida melhorar a pontaria, e esperar que Roca e Edson recuperem, porque podem ser importantes alternativas nos remates de longe, no caso do SCP não conseguir entrar na área.
Nos italianos gostei de Iaquinta (não inventa - há pouco esqueci-me que poderia ter feito o 2-0 num contra ataque travado por Ricardo - Em frente à baliza é stick na bola, seja a que distancia fôr), o redes é óptimo, e cuidado com o num 10 - com outra liberdade é ótpimo jogador e pode causar problemas.
No Sporting, Beto e Polga bem (ajudados pelo auxiliar, como já referi, mas ajudaram a emnpurrar o SCP para a frente com a sua capacidade de jogar com espaço nas costas - ganharam inúmeros lances em antecipação), Sá Pinto encheu o campo (muito bom), Liedson jogou e fez jogar (mas assim não faz golos - é preciso concentração na hora de rematar à baliza, parece o Liedson de há 2 anos e não o do ano passado).
 
discordo qdo se diz q o Sporting é mais 'rotinado' na UEFA. qqr italiana leva 2 golos de vantagem em cada eliminatória da UEFA. o rangers da escócia tb vai à UEFA todos os anos e não vale uma pevide.
eu dizia que era 1-1. falhei por pouco. na 2ª mão só vai dar Sporting que faz um jogo bestial e é eliminado
 
Em relação ao jogo em si, a Udinese joga naquele 4*4*2 à la Mancini: atacam 2 ou 3, defendem 8 ou 9. Os centrais são fracos de 1x1 (daí os penalties cometidos) mas muito fortes em termos de preenchimento de espaços. Gostei dos 2 blacks e os avançados são bons também. Segunda mão dificil porque também devem voltar Pinzi e Di Michele. Mas volta Roca, Peseiro não inventa, põe os laterais a defender que é o papel deles, mete o melhor 11 (com Rogério) e a eliminatória é renhida.
 
Eles jogam em 5-3-2...

E o 2 é com muito favor. O Sporting tem hipóteses sérias. Apesar de ontem. Tem de melhorar alguns aspectos, mas é claramente superior a esta Udinese, tal como se adivinhava. O problema é que o lema dos Italianos é qualquer coisa como:
"You can be the artists, We´ll just be the smartest." - Confronto interessante. Esta equipa do Sporting merece a Champions League, sem dúvida.

Faneca, Deve ter feito mais jogos na Europa o ano passado do que a Udinese em toda a existência (a intertotto não conta - não é bem assim, mas é sem dúvida presença mais habitual).
 
Sim, 5*3*2. Mas começaram em 4*4*2 porque não deviam esperar Deivid, Liedson e Douala de início. Só quando Douala abriu o livro é que passaram a 5 defesas (aos 15 minutos).
O Sporting merece passar...se ganhar em Itália! Até lá, não merece.

P.S. - O estilo de jogo da Udinese (ou da Juventus, ou do Inter) não faz dela uma má equipa. É feio, porco e mau mas desde que ganhem...
 
Interpretaste mal... Não disse que o Sporting merece passar. Para merecer passar, tem que ultrapassar a estratégia da Udinese e ser eficaz a fazê-lo. Disse que esta equipa merece jogar na Champions League, pela qualidade que tem. É diferente, embora obviamente para lá estar tenha que passar a Udinese, mas antes do sorteio, por exemplo não seria assim.

A Udines de Cosmi jogou todos os jogos da pré-época em 5-3-2. No outro dia estive a ler que é o esquema de Cosmi. Ontem, o que sucedeu é que um dos defesas, normalmente Bertotto porque era quem marcava Liedson, saía muito da área devido à acção do Liedson. Natali pegava em Deivid e Filipe estava soltinho para a sobra.

O que faz da Udinese pior que essas equipas, é que não mantém o jogo fora da sua área - tantas as vezes que o SCP por lá entrou com a bola controlada. Isso é defender à espera de um milagre. Se fôr uma equipa portuguesa a fazê-lo é defender mal...
 
Razões profissionais impediram-me de ver o jogo (só os ultimos 25 minutos) pelo que não posso dizer se foi ou não justo o resultado, se a arbitragem esteve bem ou mal.
Leio aqui no Blog, que o resultado é injusto. Acredito. Não tenho a minima razão para duvidar.

Se calhar também é coincidência o discurso repititivo: "ah e tal, jogamos bem, futebol de qualidade, muito melhores que eles e fomos roubados!"
Só não dizem que é o sistema pq....
Talvez agora também venham solicitar o sorteios dos arbitos na UEFA!!! E acabar com os observadores!
Caso para dizer, lá tal como cá!
Same old shit!

Nos jogos amigáveis é muito mais fácil!
So que ontem era a doer!

Nota: Não percebi a opção por Rogério no banco. Foi mera opção táctica ou tinha algum impedimento fisico'??
 
Não foi aqui que leste que o SCP foi prejudicado pela arbitragem... nem que o resultado foi injusto.

Rogério foi (má) opção técnica. Como o Peseiro fez questão de explicar com a substituição que fez aos 58 minutos. Daquelas coisas. Temos que aceitar o bom com o mau.

De qualquer maneira estar cá de uma forma, e lá de outra seria muito mais negativo. Coerencia não se apregoa, tem-se.
 
É verdade.
Não foi aqui.
Já ando baralhado!!
Ja nem sei que dia é hoje??
Ja é Iaquinta!!??
O tempo passa mesmo rápido!

Mas de facto não foi aqui que li isso. Recebo n mensagens com o discurso que acima referi, e li (MSN) o mesmo discurso, de forma efervesncente , vindo de um habitual participante deste blog!
Sportinguista dos 7 costados!
Mas que obviamente, tendo em conta que Sporting perdeu, não comenta aqui!
Mas o discurso asentou em "roubados", no lance X, Y, Z!
E por ai fora!
 
Vá reza lá para o DiNatale marcar um golo daqui a 15 dias, para depois poderes usar a piada que te ensinei há pouco!!

Que triste! Hoje já é Iaquinta?? Mas isso é um mongloide a falar ou quê? Iaquinta!! Olha-me esta... Quem é que diz Iaquinta????
 
Foi Peseiro que disse que o Sporting merece passar. Como tenho pouco tempo, não faço textos mto elaborados. Não foi explicito.
 
Nao respondo a essa!
Não pelo menos nesses termos!
 
Desculpa.
Mas não quis chamar nomes a ninguém. Foi brincadeira.

Até achei piada a do Iaquinta. Só que fazia mais sentido de fosse:

-Hoje já é quinta?
- Yah...quinta. Como o tempo passa.

Qualquer coisa assim. Assim como disseste não se usa.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!