segunda-feira, agosto 22, 2005

Árbitros_21

Pedro Proença (como árbitro do ano 2004/05?) teve as honras de iniciar o campeonato. Uma exibição positiva com um defeito que ateima em fazer: Proença apita a falta 2 ou 3 segundos dela acontecer. Mesmo em situações em que a lei da vantagem não é possivel. Enfim, um pequeno detalhe. De resto, lance de Tello na área bem julgado. Apenas alguns erros de pormenor mas nada de grave.
Bruno Paixão no Académica-Benfica também esteve a um nível técnico positivo mas com alguns erros no capítulo disciplinar, um deles a expulsão de João Pereira. Há falta mas não foi puxão, conforma Bruno Paixão indicou a João Pereira. Não encontro motivos para o lateral ver amarelo nesse lance. Perdoou também um amarelo a Dionattan (viu-o minutos depois) e num remate de Dionattan, Anderson joga a bola com a mão fora do campo de actuação do seu corpo. Falta por marcar. Actuação positiva...mas pouco.
Já o Dragão teve direito à primeira cotovelada da temporada: Emerson agrediu Lucho, o árbitro viu e mostrou...amarelo. Para quê a profissionalização, para quê as conferências, para quê gastarmos tempo com pessoas sem pulso? Se viu a agressão porque será que não expulsou? Começa bem a Liga e a Comissão Disciplinar é já posta à prova: castiga ou não castiga Emerson? Esse sim ou não vai influenciar toda a sua manobra ao longo do campeonato. A não ser que faça como no ano passado e comece a castigar a partir de uma certa altura.
Nota negativa para Hélio Santos e os seus árbitros auxiliares no Leiria-Braga. Mau no capitulo técnico, péssimo na lei da vantagem, mal posicionado (má forma fisica?).

Comentários:
Só queria dizer uma coisa que me irrita, como faço questão de não esconder e todos sabem: Petit é protegido pelos árbitros... Não me perguntem porquê. Na primeira parte Karyaka puxa um jogador da Académica e vê amarelo... No lance a seguir, em tudo identico, Petit puxa o mesmo jogador que ia a sair para contra ataque e não vê cartão. Franzi o sobrolho... Pior fiquei, quando logo, logo a seguir Ezequias foge em contra ataque e Beto o puxa e vê amarelo!! Não percebo! Se é amarelo para Karyaka e Beto porque é que não é para Petit??? Lances iguais, iguais, iguais!!! Pensei logo: Este ano vou denunciar isto.
Ele até acabou por ver amarelo, mas o facto de não o ver naquela altura condiciona todo o seu modo de actuar. E não falo em expulsão, porque aquando desse lance ele não tinha amarelo, e provavelmente se o tem visto não chegaria a ver outro - Simplesmente não faria algumas faltas e não entraria como entra nalguns lances. É uma vergonha - Amarelo para Beto e Karyaka, para Petit nem um aviso!!!

Posto isto vão-me falar do amarelo que o Roca viu, que é no mínimo alaranjado. Sem dúvida! Só não dava vermelho naquele lance, por ser tão cedo no jogo, mas daria um sério aviso, até face à reacção do jogador - o que não aconteceu e pôs em risco o desenrolar do resto da partida.
 
Realmente esse lance passou-me e agora já me lembro. Sabes, até o comentador disse bem (ao menos uma vez): "se Karyaka não tem visto amarelo há pouco, Petit veria neste lance".
Acho que foi isso mesmo, o timing da falta foi o exacto para Bruno Paixão não se sentir a sobrecarregar os jogadores do Benfica de cartão amarelo. Mas note-se que não concordo com esta politica!
 
Satini, se não estranhas a cor do cartão a Roca, e criticas o facto de Petir não ser admoestado, quer então dizer que ambos são frequentemente alvo da complacência de arbitros e portanto ambos beneficiados??
Ou só Petit é que é beneficiado??
 
O jogador do Newcastle é o da primeira jornada com o Arsenal (nãop vi o jogo deles desta semana...)?
É que se é, o tackle é por trás e sem qualquer hipótese de jogar a bola, e realmente não chega a haver aquele aparato todo, mas aquela entrada falhou o objectivo que era partir a perna ao Gilberto Silva.
A do Roca é para vermelho aos 35 mins... aos 5,10 ou 15 mins é para advertir seriamente - na minha opinião. Mas se for vermelho, ninguem se pode queixar. Ele vê a bola, mas a entrar daquela maneira é inevitável que toque em tudo : Bola, tíbia, perónio, garganta, pescoço, etc e tal (passe o exagero) - Repito, vermelho justificava-se, amarelo aceita-se pela circunstância (na minha maneira de ver o jogo...) - não posso deixar de achar piada à reacção do Roca: Riu-se incrédulo qdo viu o amarelo. E aquilo foi sincero!! Para ele aquilo não tem nada de mal, lol.
 
Mad, percebo o que dizes, mas eu penso que o árbitro tb tem o dever de proteger o espectáculo...
Mas concordo que a maior parte dessa protecção deva caber ao jogador e às decisões que toma.
 
Todos os casos de arbitragem desta semana perdem importancia quando comparando com o que se passou no jogo Feirense - Olhanense.
93 minutos de jogo. Olhanense vencia por 2-1 e é assinalado um penalty a favor de Feirense ( daqueles penaltys mesmo descarados) .
O arbitro havia dado 4 minutos de desconto e o lance é aos 93. No meio da confusão e ainda antes da marcacao do penalty, João Ferreira terá dito que seria o ultimo remate. Repito o ULTIMO remate.
Jogador do Feirense parte para a bola, Guarda-Redes defende e (supostamente no momento em que o GR defende) o arbitro terá apitado para o final não tendo considerado válida a recarga do jogador do Feirense que fez o remate vitorioso do empate.
Em resumo, penalty, defesa, recarga, golo, que entretanto e assim que o GR defente o arbitro apita. Neste intervalo de tempo talvez tenha passado 1 segundo!
Minha opiniao: Vergonhoso!!
Não deixa realizar a recarga!!! Termina assim um jogo e um lance que daria o empate"!!
É de bradar aos céus!!
 
Acreditem ou não, pode ser pior!
Esse árbitro, João Ferreira, foi hoje NOMEADO para o Maritimo-Sporting. Um bom prémio não?

P.S: Se calhar o sorteio não é assim tão descabido...nestas condições!
 
Claro que o sorteio não é descabido. Aliás, é a única forma de acabar com a suspeição. Tem é que ser um sorteio condicionado para que nos melhores jogos estejam os melhores árbitros... Se bem que neste momento é dificil definir quem são os melhores arbitros.

Se há arbitros que não aprecio e não gosto de ver a apitar o meu clube são: João Ferreira, Bruno Paixão e Lucílio Baptista. Aliás, só gosto de os ver nos jogos do SCP com o FCP.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!