terça-feira, agosto 02, 2005

Divida_1

O Benfica como todos os clubes tem passivo. Tem dívidas, de curto e de longo prazo, e como tal precisa de arranjar maneira de fazer frente às responsabilidades que tem. Como aparentemente deve 19 milhões de Euros a uma das empresas fornecedoras na construção do Estádio da Luz (neste caso, a própria construtora), o clube necessitou de apresentar garantias.
Normalmente, todas os clubes e empresas recorrem a garantias bancárias para fazer face a estas dívidas. O Benfica não o fez, quanto a mim porque não tem esse espaço de manobra junto da banca - É a única conclusão lógica, ou então fico à espera que me apresentem outra. Como não o conseguiu, deu como garantia, o passe de cinco jogadores: Petit, Geovanni, Dos Santos, Fyssas e Carlitos.
O Que quer dizer uma garantia? Como o próprio nome sugere, visa assegurar o cumprimento de uma dívida, e na eventualidade disso não acontecer, o benficiário da garantia reclama o bem para si, ou executa-o : Vende e cobre as suas perdas.
Estes jogadores estão assim, presos ao Benfica. Porque caso saiam, o contrato estipula que a Somague possa substituir os seus passes pelos de outros jogadores (?!!?!?!) ou até mesmo apoderar-se de valores como os contratos televisivos de 2011 e 2012 (!?!?!?)... A fonte é o Jornal de Negócios.

Ponto assente: Financeiramente, o Benfica está todo esmifradinho e a única garantia que consegue dar aos seus credores é a dos passes do seus atletas e as suas receitas planeadas...
Outra coisa que salta à vista é que para a Somague aceitar estes contratos das transmissões televisivas obviamente tem que ter acesso aos mesmos... Não vai simplesmente acreditar de uma empresa falida, que vai receber uns dinheiros em 2011... Preocupante.

Por fim concluo dizendo: Como o Benfica gostava de poder contrair um empréstimozinho obrigacionista...

Comentários:
A garantia bancária nunca é no valor total da dívida, como decerto saberás...
 
Bem, se esses 5 jogadores representam 19 milhões de euros de garantia, os benfiquistas devem ficar descansados. Mas não é isso que está em causa: financeiramente TODOS os clubes em Portugal estão mal, mas como isto é a Republica das Bananas faz-se o que se quer. E não há grandes chatices...os que pagavam os impostos ao dia fecham as portas (Campomaiorense e Alverca), os que se endividam a cada passo que dão, mantêm-se livres que nem passarinhos. Se calhar neste caso não são só 6 milhões de adeptos assim, são 9,5 milhões...
Em relação ao empréstimo obrigacionista, 2 pequenas notas: Vale e Azevedo quando falou nisso para o Benfica, toda a gente se riu e acusou-o de arruinar o Benfica por isso. O Sporting avançou e ninguém criticou. Até foi um bom acto de gestão. Faz lembrar o fosso da Luz que era axincalhado e agora vemos um em Alvalade...
"Pela boca morre o peixe"

P.S. - Ter activos futuros, de algum modo, já alienados é prática corrente em Portugal e, principalmente, no futebol.
 
Agora diz-me se acreditas, que o Benfica não tentou obter uma garantia bancária para este caso...

É óbvio que sim! E para além de que assim, o Benfica aliena desde logo o seu activo.

Uma pequena incoerência do meu último comentário: Em condições normais, a garantia bancária nunca deve ser do valor total da dívida...
 
Parece que não é só o Faneca que anda a sonhar com os outros clubes... Este post era sobre o Benfica.

E sim, o dono da Somague é Sportinguista. Porque haveria de ser benfiquista por ter aceite o que aceitou? É bom para ele...
 
Agora não tenho mesmo tempo para grandes esplnações. Mais logo escrevo qq coisa.
Mas fica uma pergunta: Se o tema é sobre o Benfica, pq a alusão indirecta (que tá bem explicita) ao Sporting?:"Como o Benfica gostava de poder contrair um empréstimozinho obrigacionista... "
É uma frase que obriga a resposta e com isso invocar terceiros!
Maligno e Kramer: Excelentes Respostas!
Anda tudo preocupado com o Benfica!
Tudo serve de pretesto para falar do Benfica!
Que xixiiiiiii!!!!
 
Maligno, desculpa mas não (não ponho em causa o teu conhecimento, que até deverá ser maior do que o meu, embora eu tb trabalhe com esses casos todos os dias, não sou expert nem nada que se pareça)... É uma questão de conversar. A garantia não tem que ser do valor em causa. De qualquer maneira não quer dizer que não possa ser, como já esclareci anteriormente a minha incongruência. Agora, se a Somague queria uma garantia no valor total, é porque não tinha grande confiança no parceiro - Mas isso és tu que dizes. Não me parece que estes passes perfaçam 19 milhões de euros.
Que não sou do Benfica é óbvio, agora o que me dizes é o seguinte:

1- É normal o clube alienar os seus activos directamente como garante de uma dívida, e isso não tem custos para o clube (?!?!?!?)

2- É normal dar a conhecer o contrato de direitos televisivos a um fornecedor, alienando receitas planeadas - E isso não tem custos para o clube (?!?!?!?!)

O Benfica não esteve bem coisa nenhuma!! Estava bem se pudesse pagar aquilo que comprou (o benfica e todos que estão nesta situação, SCP incluído) e neste caso nem menos mal esteve! Não teve capacidade para obter garantia bancária, remediou o caso e isso é que é o cerne da questão. O passe de jogadores de futebol é dado como garantia a uma construtora civil e não há alma nenhuma no mundo que possa achar isso normal - a não ser o Maligno (e se fosse o Sporting era a mesma coisa, porque mais do que com clubes tem a ver com certo ou errado). Quando me vires ser incoerente com esta linha de pensamento até te agradeço que me chames a atenção.


Se amanhã a Somague quiser o seu dnheiro, e em pleno Janeiro decidir que 5 jogadores têm que ser vendidos, porque tem os seus passes como garantia????? O Benfica perde 2 peças fundamentais do 11 de um momento para o outro! Mas tu achas que isso foi bem... Sou eu que estou fora dela.
 
Para o Karlitos:
Tu sim agora estiveste excelente com o empréstimo obrigacionista. Resposta certa na altura certa - sei reconhecê-lo sem problemas.

Mas o Benfica tem algum direito exclusivo de não ser falado quando faz asneira?? Só é falado se ganha, se compra o Robinho, Se compra o Tomasson, etc e tal... Qdo faz asneira, pianinho porque todos estão é preocupados com a grandeza do Benfica. Poupem-me.

Os motivos do post estão clara e explicitamente expostos, e a piadinha do emprestimo obrigacionista era desnecessária mas tinha como destinatário óbvio o Carlitos, que diz que o Benfica tem credibilidade com a banca. Aliás, ele atingiu logo.
 
Volto a repetir: Benfica tem crédito na Banca. Isto é para mim ponto assente!
Empréstimo Obricionista só não o tem se não quiser! Prefiro muito a estratégia do Kit do que a do Empréstimo! Vou ajudar o meu clube, vou ser Sócio, e vou beneficiar disso!! Só em gasoleo vou poupar 4 euros mês! E sou sócio! Posso ver jogos mais a preços mais baratos! Posso votar! Mostar numa Assembleia Geral ou eleições o meu (des)contentamento!
Os que gozam hoje com a politica de conquista de novos sócios, são como Kramer dizia, os que gozavam com o Emprestimo Obrigacionista pretendido por Vale e Azevedo, são os que gozavam com o fosso, são os que gozavam o "naming" das bancadas, do Pavilhão das Modalidades Amadoras e agora potencialmente do Estádio. Cá calharão!! Cá calharão!! Vivendo; gozando, aprendendo e..... copiando!! É como um ciclo!!
Para a presente situação:
Uma noticia de um jornal foi por a nu uma noticia que ninguém sabia. Algo que porventura não será unicamente alusivo ao Benfica. Não sabemos. Tal como não sabiamos que o Benfica tinha feito até á uma semana atrás.
Existe uma divida- Uma divida assumida. Um Gestor, arranja soluções. Prevê cenários. Os montantes são elevados, e havia que tomar precauções. Venham então as garantias. Garantias!! Para o caso de algo falhar!
Num contrato há deveres e direitos de ambas as partes (1º e 2º Outorgante)! Tal com o Benfica tem um encargo MENSAL para com a Somague (contrato assinado, com datas estipuldas e certamente com os devidos juros inerentes) tb a Somague sabe que não pode " Se amanhã a Somague quiser o seu dnheiro, e em pleno Janeiro decidir que 5 jogadores têm que ser vendidos, porque tem os seus passes como garantia????? O Benfica perde 2 peças fundamentais do 11 de um momento para o outro!" e não pode pq existem condições de pagamento acordadas! Prazos!! Mensalidades! Crédito!! Não PP!!
Logo esse cenário não se coloca!
E alguem com 2 dedos de cérebro pensará que no limite o Benfica teria de chegar ao limite de hipotecar o passe de jogadores, alguns dos quais sem a menor hipotese de serem rentáveis, como é o caso do trintão Fyssas!??
Vans: Eu não tenho problema algum em o "Benfica tem algum direito exclusivo de não ser falado quando faz asneira?? Só é falado se ganha, se compra o Robinho, Se compra o Tomasson, etc e tal... Qdo faz asneira, pianinho porque todos estão é preocupados com a grandeza do Benfica." !!!!
Nenhum!! Sou critico qd acho que tenho de ser!!
Mas tb sou MUITO adepto de coerência!!!! COERÊNICA!!
Faz um rewind aqui no Blog!!
Tirando o futebol internacional (e mesmo assim seja o texto sobre o Real Madrid ou Chelsea ou sobre os Metralhas, mesmo ai serve para bater na tecla do Benfica! Do CAMPEÃO!!) 6 ou 7 em cada 10 textos são sobre o Benfica!! E olha , o Blog não vende!! Não tem fins lucrativos!
Gosto de critérios iguais!!
Falem me da novela Wender!! Das figurinhas de Peseiro!
De João Alves!!
Do que fizeram a Fernando Ferreira, em que foi preciso vir um tribunal declarar razão a um profissional qie defendeu aquela casa durante 20 anos!! Que foi posto de parte e sem receber o que era devido!! Mas ninguém fala disso!!???? Claro que depois da decisão do tribunal la veio a dupla Dupont & Dupont dizer que Fernando Ferreira era um homem da casa e que como sempre o Sporting ia honrar os seus compromissos!
Agora digo eu! "Opá cuspam-me na cara!"
E Yordanov!!???
Há mais!! Muito mais!!
Mas este post é só sobre o Benfica!! Ups!! Descuidei-me!!
Caí (de propósito) na rasteira do Game Box (merda! enganei-me outra vez!!) do Empréstimo Obrigacionista!!
Nada como olhar para a própria casa!!!!

E agora digo-vos uma coisa!! Acho que já escrevi pa c...lho!!!
 
Carlitos, se o Benfica falha o pagamento de Janeiro, a Somague executa a garantia... É assim que funciona, daí o meu exemplo. Claro que pode e claro que é mau, e claro que dificilmente acontecerá...
 
Quanto ao facto de aqui no blog se falar muito do Benfica... Se as notícias são sobre o Benfica, não se podem inventar coisas para falar. Isso fica para os jornais, nós seguimos a pista deles.
Concordo que às vezes, e em questões como estas, se fuja um pouco àquela que é a essência de um blog sobre FUTEBOL, mas também concordo que é nessas alturas que os ratos saem todos das tocas - sem desprimor quer para qualquer um de nós, quer para os ratos. Importante é manter a coerência, ou se mudamos de opinião (porque toda a gente tem direito a fazê-lo e não existem, nem devem existir, opiniões estanques - sob pena de não haver desenvolvimento) que isso seja fundamentado. Que eu saiba, sou culpado de ser sportinguista, nunca incoerente - mas não estou livre de o ser, como qualquer um de vós.
 
Um pequenissimo àparte:
o Benfica esteve muito bem com isto dos passes dos jogadores. Deu 5 passes como garantia e só 4 é que valem. Sim, porque o Carlitos não é um activo...é um ZERO!!!
 
Na na na!!!
"Se as notícias são sobre o Benfica, não se podem inventar coisas para falar" :Dei te claramente exemplos de coisas para falarem!! " me da novela Wender!! Das figurinhas de Peseiro!
Rasgaram Jesualdo!! E não é que o homem tem mesmo razão?? O menino Peseiro anda constantemente a ligar a Wender!!
De João Alves!!
Do que fizeram a Fernando Ferreira, em que foi preciso vir um tribunal declarar razão a um profissional qie defendeu aquela casa durante 20 anos!! Que foi posto de parte e sem receber o que era devido!! Mas ninguém fala disso!!???? Claro que depois da decisão do tribunal la veio a dupla Dupont & Dupont dizer que Fernando Ferreira era um homem da casa e que como sempre o Sporting ia honrar os seus compromissos!
Agora digo eu! "Opá cuspam-me na cara!"
E Yordanov!!???
E de Enakarire!! E de Liedson!?
Diziam que era perseguição jornalistica!!? Então não é que o próprio Pesudo admitiu que existiram propostas e Enak acabou mesmo por sair!!
Há mais!! Muito mais!!
Coerência!! Olhem para dentro de casa!! Critiquem dentro de casa!
 
Maligno,
Do ponto de vista financeiro isso de passar as dívidas de curto para médio/longo prazo é óptimo. Acho que estamos de acordo nisso. Melhor seria não ter dívidas - Sem dúvida.

Com relação ao direitos televisivos, é óbvio que a Somague tem que ter conhecimento dos contratos e tem que os ter visto. Senão, aceitava como garantia qualquer coisa que o SLB dissesse que tinha - E nem todos os clubes têm as receitas de 2011 e 2012 garantidas. Inclusivé nessa notícia, até se dizem os montantes dos contratos. Portanto é óbvio que sabem, certo?

Qto ao Enak, o SCP estava à espera da garantia BANCÁRIA! Que é o normal em todos os casos de pagamentos a prazo (que só são dívidas depois de vencidos os prazos - só que eu não podia pôr como título do post- PAGAMENTOS A PRAZO NÂO VENCIDOS_1 - ou se calhar até devia). Não se discute o assunto garantia, mas sim o tipo de garantia.

Se dás como garantia um dos teus activos, isso faz com que ele seja considerado de maneira diferente no caso de requereres um outro empréstimo, por exemplo e noutros casos tb. Qualquer coisa como: Epá, o Vantunes quer dinheiro para um carro. Vamos avaliar os bens do gajo. Tem uma casa, mas já tem 5 hipotecas sobre a casa. OK, até lhe emprestamos o dinheiro, mas os juros vão ser mais altos - Eis os custos financeiros de dar isso como garantia.

Qto ao facto da Somague só poder executar a garantia se o benfica falhar um pagamento, eu próprio já o tinha dito, portanto parece-me que estamos de acordo. E tb estaremos de acordo que se o Benfica falha o cenário que coloquei é possível. Ok?

Carlitos,
já aqui debati ctgo a questão Wender (durante quase dia e meio). Já aqui debati ctgo e com outros a questão ENak, na qual tenho opinião semelhante à do caso Miguel, já aqui debati a questão Liedson (na qual me parece claro, que após a saída de Enak, o Sporting não ia vender mais ninguém, isso foi dito desde o´inicio - uma venda). Já aqui debati a questão do empréstimo obrigacionista (ufff, deve ter durado 3 dias de discussão).
A questão Fernando Ferreira não debati. Entendo que não é futebol (esta só se aproxima porque envolve passes de jogadores), assim como tb não levantei a questão Féher e dos pais dele. Qual é a questão que tu dizes que eu não critico?? Não tou sempre do lado do meu clube, tenho princípios e não esperava ter que to recordar só pelo calor de troca de palavras. Não entendo. Já te expus todos os meus pontos de vista sobre todos estes assuntos. Até do assunto João Alves. Onde está a falta de coerência? A diferença é que na altura falei das coisas e não disse: "Tá tudo com medo do poderio do SCP" - Porque isso sim, seria um argumento saloio, e pelo que sei ninguém aqui é saloio.
 
"A questão Fernando Ferreira não debati. Entendo que não é futebol."

Pergunto então:
E os Kits?? É futebol??? Jogam? Ganham jogos??
E o crédito na Banca?? É futebol??? Jogam? Ganham jogos??

Onde é que está a coerência!!
Eu sei que é frustrante estar 3 anos sem cheirar! Já passei por isso!
Pegam em tudo e mais alguma coisa para rasgar o campeão!!
 
Kits é futebol porque visam reforçar a equipa, já te expliquei porque entendo assim. Porque o teu presidente disse. A questão da credibilidade na banca veio na sequência. Não foi num post específico, aliás, nem nada que se pareça.

Deixa-te de conversas de merda porque qdo me conheceste o Sporting não cheirava há 14 e assim foi até aos 18... E tu o ano passado não cheiravas há 11, e não foi por isso que de repente passaste a ser mais ou menos coerente, entendidos?
 
E os médicos tratam / curam jogadores de futebol!!

Ah e tás enganado!
O meu presidente disse é que se nao tivesse um numero considerável de novos sócios (venda de kits) seria obrigado a vender 1 ou 2 jogadores!

E o resto não tem importancia que seja um post! Rebatem nas materias financeiras n vezes!
 
Oh Carlitos, que raio de conversa. SE continuares a desenrolar isso tudo chegas à Worten não???

Olha, Worten Sempre!!
 
Foi ontem noticiado por Dias da Cunha que já vendeu o "naming rights" da Academia e estará perto de vender os do estádio.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!