quinta-feira, agosto 04, 2005

Abismo_1

Tem 4 jogadores para começar a época. Todos eles com ordenados em atraso. No fundo, são os “sortudos azarados” que assinaram por mais de uma época. Os outros já fizeram as malas e seguiram para outro desafio. Estes 4 não. Esperam uma solução que não se encontra em lado nenhum. E os principais accionistas também não a procuram… É o caso do Alverca, clube ribatejano que alcançou algumas boas supresas quando chegou à Superliga mas sempre se caracterizou por andar na sombra dos grandes e ser muito pouco apoiado. Os seus jogos tinham, em média, 1.500 espectadores. Uma pobreza para um clube que chegou a aspirar voos maiores.
A história do Alverca, penso que não é difícil de descrever. É um modelo habitual no nosso campeonato: clube pequeno, homens ricos no poder, negócios imobiliários por detrás, amizades com os grandes, montra para jovens talentos, etc. Por ali passaram Bruno Aguiar, Maniche, Deco, Ramirez, Vargas ou os consagrados Ovchinnikov e Peixe.
Se bem me lembro, o Alverca começou por ser clube satélite do Sporting. Os leões viam ali um bom sitio (bem localizado dada a proximidade) para colocar os seus jovens jogadores. O projecto não resultou, e o Sporting virou-se para o Lourinhanense (clube que ainda recentemente foi clube satélite do…Alverca!).
Em seguida, veio uma aliança não declarada com Porto e Benfica. Luís Filipe Vieira era benfiquista mas também amigo de Pinto da Costa. Com ele, diz o presidente portista (que entretanto já disse que não se conhecem…a história do costume), festejou vitórias do Porto sobre o Benfica, sinal da forte aliança que o Alverca tinha com o Porto. O clube do Ribatejo serviu de ponte para Deco, Ovchinnikov, Caju, entre outros. Ricardo Carvalho, o próprio Caju foram emprestados pelos dragões. Também deu bronca esta relação, principalmente quando Mantorras assinou pelo Benfica num negócio que até hoje é a maior incógnita da história deste clube. O Benfica teria pago 1 milhão de contos por metade do passe do jogador. Um valor altíssimo para o verdadeiro valor do atleta mas uma verba que, pelos vistos, nunca deu entrada nos cofres do Alverca. Entretanto, LFV sai do Alverca e ruma a Luz. Manuel Bugarim assume a presidência, apostado em manter a rota de gestão da antiga direcção. Nos anos que se seguiram, vários foram os jogadores negociados entre os dois clubes, sempre sem se perceber muito bem os contornos do negócio. Hoje o clube está à beira de fechar as portas por incumprimento no pagamento a fornecedores. Ao que sei, o Alverca sempre tentou cumprir ao máximo com o pagamento das dívidas ao Estado e aos atletas. Fica a dúvida: má gestão ou destino normal para os clubes que tentam regularizar as suas dívidas de impostos?

Nota: O Campomaiorense quando fechou portas, o seu presidente foi claro: O clube não dá dinheiro, é um prejuízo mantê-lo. Mas as dívidas ao estado também estavam saldadas…

Comentários:
Não percebo nada da história do Alverca, Nem sei como certas coisas acontecem a clubes como Alverca e Salgueiros, entre outros.
Mas sei de um episódio curioso.
Os dirigentes do Alverca já estavam a prever esta situação, e antes do final do ano já tinham marcado captações para os séniores do Alverca. Um colega meu foi lá, e contou-me que eram cerca de 200 jogadores lá, dos quais eles ficaram com o nome de 25...
Ao ponto a que chega um clube que ainda há bem pouco tempo estava na primeira liga!! Este procedimento já não existe em muitos clubes dos distritais, quanto mais um clube da Honra... Quão rápida pode ser a queda para quem não liga a mínima a questões financeiras sem interesse.
 
A viver grave crise financeira, que poderá inviabilizar a participação na Liga de Honra da época prestes a iniciar-se, o Alverca lamenta a dívida existente com a transferência do avançado angolano Mantorras para o Benfica, em Junho de 2001.



ASF
Depois de a Assembleia Geral extraordinária agendada para esta noite não se ter realizado, novamente devido à ausência dos principais accionistas da SAD, o Alverca fica apenas com quatro dias úteis para resolver a sua difícil situação, que contempla dívidas na ordem dos 2,5 milhões de euros.

Mas o presidente da Assembleia Geral, António Manuel Fernandes, aponta para a solução, reclamando que também não pagam ao Alverca aquilo que lhe é devido. É o caso do Benfica no que diz respeito à contratação de Mantorras. «O valor da transferência não está totalmente liquidado e trata-se de uma verba muito significativa, que chegaria para o Alverca montar o plantel para duas épocas», afirmou António Manuel Fernandes, em declarações à Renascença.

«É certo que também existem outras dívidas, nomeadamente quanto a publicidade e a direitos de transmissão televisiva, mas o grosso está realmente na transferência de Mantorras para o Benfica», completou.
 
Para mim ele está é com medo do poderio do Benfica...

CARLITOS!!!!!!! Eu é que escrevo esse tipo de coisas!! Senão, não estou cá a fazer nada... Afinal, brincamos ou quê??
 
???????????????????????
???????????????????????
???????????????????????
???????????????????????

Não estou a perceber nada!
Limitei-me a fazer uma transcrição de um depoimento de um dirigente do Alverca, o qual até reconhece que o Benfica está em falta!!!
E ao mesmo dá uma explicação superficialissima no sentido de explicar a origem do buraco financeiro e falta da capital em que se encontra o Alverca!

"Escrevo" que Benfica está em divida e ainda assim sou criticado???!!
Dassssssssssssssss
 
lol, não critiquei!

Só disse que o exclusivo de escrever mal do Benfica aqui é meu!! Agradeço a ajuda, mas quem escreve mal do Benfas sou eu!!!! Agora já fiquei sem ter o que fazer na hora de almoço!! Bolas...
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!