quarta-feira, julho 27, 2005

Pontas de lança_1

Portugal, já sabemos, nunca foi "fábrica" de goleadores. Bola no pé é para fintar e não para marcar. É o lema brasileiro mas também poderia ser o nosso. Mas mesmo assim temos bons pontas-de-lança. Por muito que não pareça, há, inclusivé, valores seguros no nosso campeonato. Nós é que ateimamos em achar que não. Posso lançar alguns nomes que apareceram nos últimos anos: João Paulo, Carlos Carneiro, Paulo Vida, Romeu, João Tomás, etc.
A pergunta é simples: porque é que estes jogadores (pelo menos alguns) não são apostas seguras nas suas equipas? Será que o Moses é melhor que o João Paulo? O Val Baiano que o Carlos Carneiro? O Saulo que o Paulo Vida?
Diz-se que no Brasil é mais barato que cá. Será que um jogador de II Divisão B é assim tão caro quando o Beto custou, supostamente, 250 mil euros ao Benfica? Ou quando o Tonel valeu 500 mil euros ao Sporting? Quanto custará adquirir um jogador como, por exemplo, o João Paiva, ao Marítimo B? Será que o o clube do Chipre para onde ele foi (Apoel?) tenha assim tanto dinheiro para o vir buscar? E onde acabou Filipe Cândido, o melhor marcador de sempre dos escalões jovens de Portugal?


P.S. - Será que é normal ficamos admirados que o Pauleta, o Ricardo Vaz Tê e o Makukula, 3 pontas-de-lança das Selecções nacionais nunca tenham jogado na Superliga...

Comentários:
Não sei se temos bons pontas de lança... O que sei é que esses zucas que vêm para cá, muitas das vezes não são grande espiga.
Desses nomes todos... João Paulo e Paulo Vida são tão bons avançados quanto a minha avó na altura dificil do mês.
Carneiro é razoável, João Tomás é bom, Romeu é um avançado carniceiro, o matador por excelência que leva o termo ao seu significado literal. Quantos mais adversários puder matar melhor.
O que daqui resulta, é que à excepção do Tomás, nenhum dos outros pode fazer a diferença e portanto os clubes preferem por vezes arriscar lá fora alguém que possa fazer essa mesma diferença.
Filipe Cândido... acho que anda pelo Maia. Se lhe mandarem para a sua equipa na segunda liga Vargas, Nuno Assis e Simão (acho que era mais ou menos assim...) ele promete fazer muitos golos como nos juvenis e juniores do Sporting: É só encostar!! Eos defesas têm que ser do tamanho dos iniciados!! Se ele não cresceu desde então é injusto que os outros se ponham a crescer à parva!!!!!!!!
João Paiva foi realmente um desperdício - acho que tinha todas as condições, menos a altura.
Mas há Hugo Almeida, Postiga, Lourenço... Tudo bons jogadores, avançados formados em Portugal.
Pauleta não jogou na Superliga porque quando o ia fazer forçou o Belenenses a deixá-lo partir para espanha com o João Alves e o Cavaco. Quanto aos restantes, é o reflexo dos tempos, em que miúdos e empresários só querem capitalizar. Esta do pessoal ir para o Chipre jogar à bola está muito boa...
 
João Paulo e Paulo Vida (mais o 1º que o 2º) são óptimos finalizadores. O mal do 1º é falta de oportunidades, o mal do 2º é falta de cabeça. São daqueles jogadores que se chamassem Jairzinho ou Duda vingariam no nosso campeonato. Apesar de não serem muito móveis, e no nosso campeonato, o avançado ter que vir quase ao meio campo fazer jogo. Para mim são bons jogadores. Acho João Paulo melhor que, por exemplo, Carlos Carneiro. Apesar deste também ser bom. Temos ainda outro jogador que não referi (e tinha-me esquecido do Hugo Almeida que tem um potencial f-a-n-t-á-s-t-i-c-o!): Rui Pataca. Pena ter ido para França porque era bom jogador.
 
Esse jogou cá. Muitos anos. Melhor marca pessoal - 6 golos se não estou em erro no belém. Falo em termos de primeira liga.
Essa do Duda cheira-me a indirecta para o nosso rapaz que está em espanha a dar show di bola... Queres portanto dizer que só vinga porque tem nome de Zuca.

O JOão Paulo foi titular em 70% dos jogos do Estoril o ano passado... É mau. Conheço-o desde as selecções: Tem tamanho e tem tb... tamanho. Ah, e é grande!
Mais a sério, não aprecio. Não tem instinto de matador...
Esquecemo-nos de Nuno Gomes tb um muito bom avançado português, que já não sabe marcar golos, é certo, mas a qualidade está lá.
 
Indirecta ao Duda?? Não! Olha, do que já vi desse gajo é igual ao Hugo Viana! Ou melhor. A diferença é a reputação (outro tema interessante para debater futuramente...a reputação das vedetas) entre os dois.
Quanto aos golos no nosso campeonato significam pouco: até acho que 6 golos é razoável. O Antchouet marcou 11 golos na 1ª volta e 2 na segunda (Voltamos ao torneio Abertura/Clausura da Argentina). Óptima 1ª volta mas péssima 2ª.

Nota: Não me esqueci do Postiga nem do Nuno Gomes. Estão é noutro patamar, nos grandes.
 
vocês são ridículos, pá! o joão paulo e os outros até são bons. 50 vezes melhores que o saulo, por ex. a diferença é que um avançado estrangeiro tem sempre desculpa por falhar um golo de baliza aberta, já um tuga... o nuno gomes é bom mas como é português é sempre ridicularizado
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!