terça-feira, julho 19, 2005

Peseiro_2

Não foi no famoso jornal "A Bola", mas "O Jogo" publicou uma grande entrevista com o treinador do Sporting, José Peseiro. É uma entrevista como deveriam ser todas: Peseiro falou de tudo abertamente (dentro das limitações lógicas de cada tema).
Não é fácil gostar de Peseiro. Não sei se é a cara meio de bimbo, se o sorriso um tudo ou nada ironicamente arrogante, se o excesso de confiança em si mesmo, ou as constantes queixinhas que costuma fazer. Ou então é a mistura disto tudo! Apesar disso, não o vejo como cópia de Mourinho, como muitos o querem fazer passar.
Mas onde quero chegar é que, quem não gostar de Peseiro depois de ler essa entrevista, pode esquecer. Nunca irá gostar dele! A forma como aborda o tema "futebol" é raro em Portugal (só Mourinho e Cajuda o fazem): a falar directamente das questões, sem meias palavras. Assume os conflitos com Liedson, Roca e Polga, considera-se responsável por eles (mas também os dirigentes e o grupo o são) e fala futebolês: admite os problemas da sua táctica, para atacar fá-lo sempre com homens a mais, o que desguarnece a defensiva, quer corrigir essa "exposição" através do 4*3*3, modelo que considera mais equilibrado e não tão arriscado, ou seja, Peseiro vai procurar o título de uma forma mais cautelosa. Terá aprendido com Trappatoni ou com os seus próprios erros?

Comentários:
Ou seja, o Sporting não goleou e eu vou ter que comprar o Jogo, só para comentar o que escreves...
Antes demais, o 4-3-3 não é forçosamente mais seguro que o 4-4-2. Penso que o 4-4-2 até poderá ser mais seguro se aos jogadores fôr incutida uma boa dinâmica defensiva... Coisa que Peseiro nem sempre fez... por incapacidade. Preferia ver o SCP continuar em 4-4-2.
Mudar para 4-3-3 é dar passos atrás - até mais ver. Hoje leio a entrevista...
 
Não fui totalmente explicito: ele vai manter o 4*4*2, quer é a variante 4*3*3 trabalhada para ter alternativas.
 
Continuo é sem perceber a nomeação de Rochemback ( que recordo nem é jogador do Sporting, está emprestado pelo Barcelona) como 4º capitão da equipa!! E isto foi uma decisão de Peseiro!!
Rochemback que tem um feitiozinho da m... e que inclusivé mandou o treinador apanhar onde apanham as galinhas, foi agora compensado com a braçadeira!!
O crime compensa!!
Novidade tb de hoje foi saber que Carlos Martins é o 5º capitão na hierarquia!! 5º!!
Aguardo com curiusidade para saber quem será o .... 6º!!!
Será que o contemplado será aquele que comprar mais Game Boxes???
 
O 4*3*3 servirá para ocasiões especificas, para incutir velocidade à equipa e para abrir espaços nas alas. Peseiro apenas não se quer restringir a um modelo bom, mas falível (como todos né?).
Quanto ao capitão Roca...bom, Peseiro justifica com a divisão que há no plantel: Basicamente, Roca representa os brasileiros do plantel. Aqui Peseiro comete um erro crasso (contratou 2 brasileiros) e tenta colmatar a falha com uma tirada de génio(?!). Carlos Martins 5º capitão é natural. Quem mais? Aliás, é um ponto que irei levantar em breve, a questão das referências de cada clube.
 
Gostei de ler Peseiro...
Fico à espera de ver Peseiro.
Com evidentes reservas, claro está.

No Sporting sempre houve 5 capitães. Não é nada de novo. Quanto à questão táctica, a variante 4-3-3 só será mais segura se ele não pedir intervenção aos laterais... E realmente não obriga três elementos do meio campo a defender e atacar. Mas ele pode conseguir isso em certos momentos do jogo actuando em 4-4-2. É uma questão de disciplina, de maturidade, de classe - como o próprio admitiu qie falta à equipa - concordei muito com ele.
 
Também gostei de ler o que disse. Mas é tipo suissinho, falta-lhe um bocadinho...não sei explicar bem o quê, mas há ali alguma coisa que não bate certo.
 
O que lhe falta é simples: resultados que consubstanciem toda a teoria que tão maravilhosamente expôs.
Esta entrevista é um caso sério de honestidade e de assumir de erros. Fica a promessa de ter aprendido com eles, e fica tb o assumir de um espírito democrata, por ser coerente com aquilo que pretende em termos futebolísticos, o que faz todo o sentido teórico. Eu sempre achei que um plantel de futebol não se rege pela democracia, mas isso é a minha maneira de ver.
Estou na expectativa.
 
Eu acho que fundamentalmente Peseiro é alguém de bom carácter. Honesto, sério.
Que acredita em si próprio, no seu valor, nas suas ideias.
Mas que não tem ainda bagagem para lidar com a pressão. Em 5 anos passou do União de Montemor para o Real Madrid e logo para o Sporting, entrando pela porta grande! E faltou-lhe a humildade!
Quanto á forma de liderar. Sou particularmente adepto daquela teoria que defende: "Defendo a Democracia desde que seja eu a mandar!"
Mas Peseiro não manda muito! Nem deve ser nem 8 nem 80. E Peseiro anda muito perto do 8! Acho que aquele balneário vai ser um barril de pólvora!!
 
Liedson, Deivid e Pinilla. 2 galos e 1 pinto para 2 poleiros. Mas ainda há Silva, Douala e Manoel. Opções não faltam, resta ver como irão funcionar.
 
Ou este Deivid é uma grande bomba, ou o Sporting não precisava disto.
Silva e Manoel não são opções para nada... Aliás, eram bem dispensados .
 
Com o Celtic, o Sporting foi igual a si mesmo o ano passado: dominou, controlou a bola, mas das 2 primeiras vezes que o Celtic foi lá acima...golo!
 
Evolução zero!! Até mete raiva. O Sporting para jogar assim tem que um central que faça a diferença (ao nível de um Nesta, lol) e um trinco que seja mais dinâmico (ao nível de um Makelele) - como não tem, é melhor começar a pensar em recuar unidades no desempenho defensivo.
E dificilmente me parece que fazer de Douala um dos 4 do meio campo, possa ajudar a esse desempenho, por mais que o jogador queira jogar na linha (bom jogo, 2 golos, um pouco fuço, mas tudo o que foi perigo teve a assinatura dele).
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!