segunda-feira, julho 25, 2005

Organização_1

Ontem sentei-me para ver futebol... Com olhos de ver, pela primeira vez esta época.
Meia noite e 15, Chelsea-Milan. Grandes jogadores, grandes treinadores, grande estádio, grande jogo.

Vi o combate entre uma equipa organizada e uma desorganizada. Uma delas é treinada pelo Mourinho, portanto é fácil de prever qual é qual.
O 11 de Mourinho era só automatismos, uma máquina de jogar futebol já nesta altura do ano. Um 4-3-3 perfeito, a fazer lembrar o Porto que ganhou a Uefa - no fundo aquele que mais agradou pela beleza do seu futebol, e o que menos hipóteses deu à concorrência interna.

Aquele meio campo com Makelele, Gudjohnsen e Lampard, tinha funções bem definidas. A mobilidade de Makelele dá sempre linhas de passe ao jogador que tem a bola, seja de que lado fôr - Direito, ou esquerdo. É incrível. Makelele tem ele próprio sempre várias opções - os médios centro interiores, os extremos (que caem para o meio em determinadas situações, dando margem de progressão aos laterais) e os laterais. É evidente a preocupação de todos os jogadores em fazer o jogo sair por Makelele.

No Milan... a anarquia. igualmente 2 linhas no meio campo mas com 4 homens. Os dois de trás marcam à zona (pelo menos não acertaram com o facto do extremos caírem no seu raio de acção - ficaram a ver bonés) e não sabem quem vai com quem... Na frente desta linha, Serginho encostado à esquerda... Rui Costa e Seedorf a atropelarem-se no meio... E eis como de superioridade numérica se passa a inferioridade táctica e futebolística.

De destacar o excelente jogo de Rui Costa (assim é dificil imaginá-lo no banco - E eu odeio o futebol que ele normalmente pratica, porque provoca desequilíbrios na sua equipa. A não ser que acerte 95% dos passes como ontem! Muito bom) e o de Cafú - 35 anos e o Ancellotti pede-lhe para defender e atacar sozinho pela direita. Ele fá-lo!! Mas a equipa do Milan fica invitavelmente côxa.

P.S.: Vi ontem jogar pela primeira vez Wright-Phillips... Pela amostra, é uma bomba!!

Comentários:
Tu sentaste-te a ver o jogo. Eu deitei-me! Foi esse o mal!
Conclusão: Sò vi cerca 15 minutos! Ainda por cima só comecei a ver quando ja estava 1-0!
O Chelsea é aquela base! Parece um relógio suico! Cada sabe exactamente o que fazer e de facto Makelele é o ponto de equilibrio daquela equipa. Ele e Lampard. Pensam o jogo. Aceleram o mesmo quando têm de acelerar. Abrandam quando têm de abrandar. Criam espaços, cortam linhas de passe. Impressioanante.
O Milan é uma equipa excelente mas confesso que um bocado confusa! Pirlo é suposto ser trinco, mas não é carne nem é peixe! Gatuso na meia direita perde-se! Seedorf é fantastico. Gosto muito de o ver jogar!
Ontem o Milan de inicio jogou só com 1 avançado, mudando assim o habitual esquema. Jogavam 2 médios ofensivos. Seedorf mais avançado e Rui Costa!
Em condições normais Rui Costa será sempre suplente. Káká está neste momento a outro nivel, até pq a frescura fisica de Rui Costa (quem o manda fumar mais de 1 maço de tabaco por dia!).
Rui Costa tem muita classe a jogar!!
Muita!
E jogando num sistema de 4-4-2 em losangulo é uma mina! Não há ponta de lança que não brilhe! Sobretudo se for um ponta de lança que se desmarce bem.
É infelizmente (penso que devido ao seu passado encarnado) um jogador mal-amado por muitos portugueses. Tem um nome, uma carreira que falar por ele.
Wright-Phillips?? Joga muito!
Acompanho muito o futebol inglês (escalei-o para o 11 ideal da epoca em inglaterra) e ja o vi jogar varias vezes. Mas por acaso acho que vai abancar na maioria das vezes!
 
Epá, eu vi o jogo meio deitado e consegui vê-lo quase todo. Também só vi a partir do 1-0 mas deu para perceber o que tinha acontecido até então.
O Milan irrita porque é lento a jogar e lá sai um passe a desmarcar Cafu ou o ponta-de-lança. Vieri está uma lástima, metade do jogador que conhecemos. Será certamente 3ª opção de ataque. Rui Costa e Cafu foram os melhores, muito bem o português. Grande qualidade a organizar jogo. Nesta continuo sem perceber...excelente velocista mas fraco com a bola nos pés (inventa muito e perde muitas bolas em zonas perigosas). Não me consegue convencer, reconheço-lhe qualidade mas não está no top-5 (nem 10 quanto a mim) mundial. A "táctica coxa" deve-se ao facto de ser uma equipa sem opções ao 4*4*2 losango: não tem extremo direito e só Serginho como opção na esquerda não chega. Quando chegarem Gilardino e Shevchenko tudo será diferente.
O Chelsea é objectivo e incisivo. O plantel deste ano é fortíssimo: defesa reforçada, alas excelentes e uma outra nota: o 4*3*3 do ano passado tornou-se de uma forma mais acentuada num 4*2*1*3. É mais uma variante para o jogo que Mourinho pode introduzir (a alternância entre Gudjohnsen e Tiago diz tudo).
Wright-Phillips é bom, muito bom, mas Robben é melhor!! Que bomba!
 
Lol, pelo seu passado encarnado...
Mas quem é o jogador que alguma vez foi prejudicado por ter passado encarnado????
Classe não chega... O Rui Costa de ontem joga em qq equipa, o problema é que o de ontem normalmente dá lugar ao que perde 80 por cento das bolas que tem nos pés... E isso no futebol de hoje, em que a posse de bola é uma grande arma para muitas equipas é fatal.
Não vou discutir a carreira de Rui Costa (porque é indiscutível que é boa), mas se existissem turnovers no futebol era o rei dos mesmos.
Tem a vantagem de raramente querer fazer o passe fácil, arrisca sempre. Mas isso para além de aumentar a probabilidade de perda de bola, até pode retirar alguma velocidade ao jogo.
Repito, o de ontem é genial.
P.S.: O Rui Costa até já deu bastantes mais alegrias a não benfiquistas que aos benfiquistas, com as célebres vezes que já foi contratado pelo Benfica. No Benfica, pouco fez de relevo. Nem nunca foi aquela estrela pincipal. Não deu para ser odiado por isso. Ao contrário de JVP, Simão e outros.
 
não vi nem valeria a pena. para todos estes entendidos de futebol, o chelsea é só craques. uma equipa fabulosa!! haja milhões que com tostões é mais difícil!!!! e o mourinho?! oh, que deus. é o maior do bairro rico de londres. pudera, "...se não fosse para ganhar..." opá, o homem é quase tão bom treinador como a fazer anúncios. QUE ENJOO! é doentio. ASSUMO AQUI PUBLICAMENTE: QUE O CHELSEA NÃO GANHE NADA E QUE O ABRAMOVICH SE CANSE DE JOGAR CM E VÁ PÁ TERRA DELE PARA SE ACABAREM OS MILHÕES.
 
O dinheiro do Chelsea é utilizado não para comprar craques de 1ª gama, mas para potenciais craques de 1ª. Essien não vale 45 milhões (se calhar nem 20, porque isso custou o Vieira!). Wright-Phillips custou 30 milhões.
A meu ver, clubes como o Chelsea e o Dinamo Moscovo são uteis ao renascimento do mercado. Porque injectam dinheiro noutros clubes. Mas realmente só dá vontade de os odiar...!
 
Isso não é bem assim, atenção:
Mutu, Crespo, Drogba, Makelele, Ricardo Carvalho, Cech, Paulo Ferreira, Kezman, Robben, Geremi. Todos estes foram comprados e já eram jogadores de top quando foram para o Chelsea. E o dinheiro ajuda a comprar todos os bons jogadores disponíveis, por somas que os façam parecer jogadores maravilhosos. Mesmo assim, o mérito do Chelsea está no critério com que compra.

E muitos mais foram tentados. Jogadores de Top como Ronaldinho, Adriano, Deco, Shevchenko, etc e tal, foram todos alvos de propostas não aceites.

Ainda hoje pensei nisso com relação ao Real Madrid. O Problema do Real não é Zidane, Figo, Ronaldo, Raúl, etc... O problema é comprar um Beckham qdo já se tem um Figo... Comprar um Owen qdo já se tem um Ronaldo, etc e tal... O problema não é ter galácticos, é adquiri-los sem rigor, sem critério. O Real precisava de comprar um Nesta, um Vieira, etc e tal... Continuariam a ser galácticos (alguém dúvida?) e eram excelente como equipa... Ter Beckham a trinco, Raúl em terra de ninguém, Figo e Owen no banco... É tirar o peixinho de àgua. Se há dinheiro, comprem-se os melhores e é isso que o Chelsea tenta fazer.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!