segunda-feira, julho 04, 2005

Miguel_1

E no meio de tanta especulação, eis que surge aquela que promete tornar-se na grande novela desta semana.

Antes de mais começo por dar crédito aonde ele é devido, e isso começa na pessoa do presidente do Benfica. Sempre acreditei tratar-se de coincidência, mas a verdade é que desde a chegada de LFV ao Benfica, este tem conseguido um certo controlo sobre a comunicação social, sobre as notícias que dizem respeito ao Benfica, e inclusivé sobre as massas (mas aí também Vale e Azevedo tinha estado bem, e qualquer presidente do Benfica com o mínimo de olho consegue-o, porque a matéria prima, não sendo inesgotável, sempre é de 6 milhões de apaixonados).
Digo isto, porque no defeso sempre se ouviram as notícias certas: O Benfica ia comprar, comprar, comprar. A ideia que passa para quem está lá fora é a de um clube com saúde e comprador, que não está em saldo. O Benfica, realmente não está em saldo, mas está longe de ser comprador (falou-se de Zenden, Dédé, Kezman, Ewerthon) - O Benfica aponta alto. Saídas nem vê-las. O Benfica está disposto a vender mas pelo preço certo: Os seus jogadores são campeões nacionais, gostam do clube, têm o aliciante da Liga dos Campeões, têm qualidade. Resultado disto tudo: o preço é upa upa, puxadote.
Os mais desatentos sabiam que Miguel, entre outros, andava descontente. Quer sair, porque julga que pode ir para melhor. E digo os mais desatentos porque as notícias nesse sentido apareciam sempre em última página, por vezes em rodapé. Brilhante - sem qualquer ponta de ironia, isto é gestão da boa.
Outro acto de gestão, é a reacção à não comparência de Miguel aos trabalhos da equipa. Não vamos ser ingratos, o jogador é bem vindo, não façamos muito alarido - Como quem diz para o Valência que ele continua bem vindo, isto está longe de nos tirar espaço de manobra. Toda a gente continua a gostar do jogador. Estamos de braços abertos, e para o deixar ir, só mediante uma boa compensação. LFV saberá que não o pode segurar (segundo dizem, nem quer - acordo com o Dínamo de Moscovo), mas quer vendê-lo a preço de ouro.
Do outro lado, está Paulo Barbosa, o verdadeiro Taliban dos Contratos. A sua política é esta: o meu jogador quer sair, rescinde-se o contrato e depois logo se arranja uma razão para isso. Assim os clubes são obrigados a entender-se (não sei se é verdade que o Miguel rescindiu o contrato, mas a não ser é óbvio que quem passa a mensagem para o comunicação social é o empresário do jogador e fá-lo com claros intuitos).
Duas estratégias - qual a vencedora? Por mim dava-me enorme gozo o seguinte: Miguel rescindia, os dois clubes falavam e não chegavam a acordo. O jogador era castigado exemplarmente pela FIFA e ficava uns 2 anos na prateleira. O resultado prático disto era o fim deste tipo de políticas de rescisão gratuita e o Benfica ficava sem jogador e dinheiro, mas com dignidade e enoeme respeito. Não é provável, porque no fundo a única parte que não tem nada a perder é quem alicia o jogador (neste caso o Valência, que contacta primeiro o jogador e depois a equipa que detém os seus direitos desportivos). E estes sim, em conjunto com os empresários seriam os primeiros a ser castigados.

Comentários:
Pois é, pelos vistos está ai a bomba do defeso!!
Isto andava tudo muito calminho!!

É para mim uma situação de todo inesperada. Ingratos, há-os em todo o lado. Mas há sempre alguns de quem se poderia esperar menos certas atitudes. Não que Miguel fosse ou seja um modelo de profissional. Aliás quem andasse um pouco pela noite de Lisboa, volta e meia dava de caras com Miguel. Reconheça-se no entanto que dentro do campo admirava a sua entrega, o seu esforço. Enquanto lateral, transformou-se num jogador fantástico. Num jogador de Top (melhores para mim, só mesmo P.Ferreira e Cafu. Zanneti já está em fase descendente). Enquanto médio, eu embirrava com Miguel como poucos!! Aqueles centros....
Mas não são as suas qualidades enquanto futebolista que são agora para aqui chamadas. É o homem. É a sua dignidade, o seu respeito, a sua lealdade, a sua honestidade.
E como peca nestas qualidades!!
Cabeça ouca, desprovido de inteligência, deixa-se levar por um conjunto de pessoas que querem ganhar dinheiro fácil, e prejudicar um clube. Paulo Barbosa será o seu empresário. O mesmo que entre outro pôs Maniche no FC Porto nas condições em que todos sabemos, e o mesmo Maniche que rompeu com ele, após ter aberto os olhos e ter constatado que promessas e promessas não passavam disso mesmo. Paulo Barbosa que tb optou pela mesma estratégia para colocar J.Ribeiro no Dinamo de Moscovo, incitando o jogador a desaparecer de Barcelos sem qualquer justificação, forçando assim a desvinculação.
Entretando e segundo noticias que já ouvi hoje, o advogado mandatado por Miguel (??) é nem mais nem menos que... Dias Ferreira (!!!)) o qual contesta a legalidade do contrato com o Benfica!!
Tudo muito estranho!! Tudo!! Bizarro!! Dias Ferreira??????
Em relação á posição assumida por Luis Filipe Vieira, do ponto de vista meramente empresarial, a posição é extremamente inteligente! Engole-se um sapo de todo o tamanho (!) mas há que fazer passar a mensagem que Miguel é bem vindo, e que a rotura não é irreversivel! Tudo para não desvalorizar um preciso activo e com isso perder margem de manobra para numa negociação (ou convite eventual!! (hihihi expressão agora muito em voga).
A mensagem é clara, não ha necessidade de vender!! Principio que se aplica aos restantes elementos do plantel, e dessa forma fazer passar para o exterior, para o mercado, a ideia que quem quiser, tem que pagar bem!
Puro Marketing!!
Soluções??
Para mim duas, ainda que uma andes nos limites da utopia.
Passaria por Miguel públicamente se retratar e explicar tim por tim o que se passou.
Ou a FIFA, suspender o jogador.

Em relação ás compras. Em razão dos tais 6 milhões ( que na prática são 3,5 milhões) a comunicação social, usa a abusa do nome Benfica.
Lançam um qq nome para o ar, e depois os mais contestatários podem vir dizer precisamente que jogadores com Ewerthon foi uma aquisição falhada!!
Tal como o Benfica falhou a contratação de Totti!!
Nalguns acertam! Cada vez menos! Mas por vezes acertam!
Ewerthon por exemplo é um 2º avançado. Koeman joga em claro 4-3-3. Ewerthon (felizmente) não tem lugar nesta tactica!! É daquelas coisas que não faz sentido nenhum falar!

Nota: Esta de Dias Ferreira ser o advogado mandatado.........
 
Qual é o problema do Dias Ferreira ser o advogado do Miguel? Ele é advogado. Que eu saiba não tem outra profissão que não essa e a de paineleiro convidado num programa de TV. E o Paulo Barbosa já recorreu a ele nas rescisões de Caneira, Alhandra e Paulo Costa com o Sporting. Aliás, tb deve ter recorrido a ele noutras alturas.

E o que achas do VaLência ser penalizado por já ter acordo com o jogador?
 
Não vou por ai Vans.
Esse tipo de situaçãó é prática comum.
Em todo o lado!!
O próprio Benfica, tem já acordo com o Dédé.
Não há clube que não o faça. É mt, mt raro.
Procuram saber junto do jogador se este tem interesse em se mudar e quais as condições em cima da mesa para um eventual acordo. Depois de conseguido esse acordo partem posteriormente para a negociação com o clube, pois sabem já que o jogador não lhes dará uma nega (á semelhança do que o próprio Miguel fez ao Dinamo de Moscovo) e em simultâneo ficam com outra margem de manobra quando conseguem dar a volta ao jogador levando este a extremar posições.
Aceitava que o Valência fosse penalizado, se o critério fosse uniforme. Todos , mas todos pagem pela mesma medida. O Valência aqui será apenas um fim para justificar os meios. Não é o Valência que está na origem deste extremar de posições.
Penalizado tem de ser este empresário (que lhe deverá ter dito qq coisa do género: "rescindes, ficas livre, assinas com o passe na mão e ganhas um balurdio de luvas e mesmo que sejas considerado com ilegal a rescisão , o que ganharás de luvas dá para pagar á vontade a indemnização ao Benfica!" Claro que essa indemnização não sai do bolso do referido empresário que tb receberá um gordo "prémio" pelo feito de conseguir realizar tamanha transferência com custos tão em conta!) e caso se confirme este extremar de posições, o jogador tb deverá ser severamente punido. Há que dar exemplo. Mas quando falo em ser punido falo em ser punido exemplarmente, não de ficar impedido de jogar no campeonato A ou B. É ficar mesmo impossibilitado de jogar. E sem receber!!!

De tudo o que ainda mais me custa a entender é o porquê do recurso aos serviços de Dias Ferreira. O qual recordo LFV pôs em tribunal.
 
Não é correcto. Primeiro entre clubes, depois entre clube e jogador. Assim é que tem de ser.
Se o VaLência não tivesse interesse, nada disto acontecia e o mesmo logicamente se aplica ao Benfica no caso Dédé. Tudo punido.
Penso mesmo que isso está na lei. Aliás, vide caso Colegate e chegam à conclusão que em Inglaterra é assim (e aí sim, os ingleses são claramente exemplo). Jogador com contrato, só pode ser abordado mediante autorização do seu clube e mais nada.
Com relação a LFV, ele copia a posição do Dortmund e era aí que ia chegar.
Quanto ao Dias Ferreira, segundo me parece, é um especialista nestes casos e é a ele que o Paulo Barbosa recorrerá na grande maioria dos casos. Antes mesmo de LFV ser presidente do Alverca, quanto mais do SLB (não sei se será bem assim, mas apenas quero dizer que é prática comum há muito tempo deste empresário).
 
Escrevo depois de ler na diagonal o que escreveram. Não tive tempo pois a ansiedade para falar sobre isto é enorme:
Miguel rescindiu com o Benfica. Não foi Paulo Barbosa, não foi Dias Ferreira, não foi a mulher nem os filhos do Miguel. Foi ele! Se rescindiu é porque não está bem cá. O discurso do LFV é pacifista, mas NUNCA pode referir que o Miguel é bem vindo de volta. Pode dizer que o rapaz foi enganado, que foi com uma arma apontada à cabeça, etc. Miguel não tem condições (por culpa dele) para voltar ao Benfica. Pelo menos assim espero. Um jogador de futebol é diferente, quer se queira quer não, de um simples empregado como eu ou um de vós. Quando vemos Sokota ou Niculae a pedir mais dinheiro depois de estarem 2 anos sem jogar, sem produzir para o clube que lhe paga, sem fazer nada da vida revolta-nos. Isto porque não sabemos o que é ganhar o que eles ganham num mês. São uns mal-agradecidos, pensamos nós.
Mas voltemos ao Miguel: Miguel por várias vezes já tinha dito que queria saír. Faz agora um ano que ele e Ricardo Rocha andavam de birra. Mas lá o(s) convenceram a ficar. Um ano depois a mesma história. Desta vez com rompimento...
Se recuarmos uns dias, vemos que LFV teve uma saída à LFV: Não vendemos Miguel por 12 milhões porque não quisémos. Mau acto de gestão: 12 milhões por Miguel é ouro! Não se recusa, aceita-se e faz-se o presidente do clube em causa sócio. Não pondo em causa o valor de Miguel, 12 milhões resolviam alguns problemas do Benfica. A culpa desta rescisão é, quanto a mim, do discurso de LFV e, principalmente, da cabeça (vazia) de Miguel.
Soluções: Ou Miguel tem razão e o Benfica não vê um tostão ou então paga a rescisão de contrato. Não me parece haver outra...

P.S. - Caneira, Alhandra e Paulo Costa, segundo me lembro, levaram a deles avante. É a táctica Paulo Barbosa, o maior mete-nojo (mete mesmo!!!) do futebol português.
 
- A história do Ewerthon+Dédé faz lembrar a do Totti. O jornalista deve ter apanhado uma conversa a meio: um brasileiro mestiço do Dortmund...fez as contas e podia ser o lateral esquerdo ou o avançado!
- Dias Ferreira é advogado. Representa pessoas ou empresas, não o clube do coração.
- Valência e Benfica deviam ser castigados mas quem "controla" esse tipo de castigos são poderes influenciadores do G-14, afinal, os grandes interessados em beneficiar dos jogadores inatingíveis dos outros clubes...
 
Kramer, LFV não recusou uma proposta de 12 milhões por Miguel. Foi Miguel quem não quis ir. A proposta era do Dinamo de Moscovo, e a ideia era aceitar. Era um excelente negócio. Mas Miguel recusou. Kramer, procura outro culpado!!!! Pq LFV não é o pai dessa criança!! Recusou sim foi uma proposta de 6 milhões. Que eu tb recusaria.

Acho de baixissimo nível a entrada de Dias Ferreira. Até acredito que não tenha sido Miguel a recorrer aos serviços desta advogado. Mas certamente deu o seu aval.
A Miguel apenas uma frase: Rua!!
E espero que lhe aconteça o mesmo que aconteceu a Jankauskas!!

Quantos aos clubes: Todos falam primeiramente com os jogadores. Todos!! O que para mim não tem nada de mal. Mas poucos os tentam influenciar para efectivamente serem cobardes e terem atitudes destas.
 
Tens razão, LFV não rejeitou. O problema disto é a comunicação social: ouvi na SIC noticias o jornalista dizer que LFV tinha rejeitado 12 milhões por ele; hoje leio que o Veiga disse que foi o Miguel que disse não a uma proposta de 9 milhões...não tenho muito tempo para procurar sempre a verdade, por isso fica dificil de "acertar" nestas contas!!
 
Se todos falam está mal. Mas eu não acho que sejam todos a falar primeiro com os jogadores.
 
Se todos falam primeiro com os jogadores, porque é que o Miguel não é do Dínamo de Moscovo?
 
o q o benfica está a sofrer com o miguel, merece-o pelo q está a fazer com o dédé. até ao salgueiros q n tem onde cair morto foram sacar 2 putos... ridículos e dignos da grandeza que tem o benfica. imensamente ridícula. merecem os dirigentes q têm pq sempre foram um clube popular (mais para o popularuxo, diga-se). é bem feito. miguél, jardel e douala, tudo m... atenção, até agora o enaka ainda n abriu a boca. alguém sabe qual a vontade do jogador?
 
O Enak tinha era que já estar aí a treinar com o resto dos colegas, o resto é conversa. Ás vezes o silêncio vale mil palavras. Para mostrar que não comete os erros do passado, o Sporting tem que o castigar severamente, na eventualidade de não o vender. Isto revela enorme falta de maturidade que eventualmente tem os seus reflexos dentro de campo. Tem inegáveis qualidades, mas ainda não atingiu nada que justifique toda esta sede de reconhecimento. Rei morto, rei posto. Polga-Beto it is.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!