quinta-feira, junho 30, 2005

Sporting_7

Foram os primeiros a começar a época 2005/2006. Depois de um ano recheado de insucessos e de muitas situações delicadas, o Sporting volta sendo o único dos grandes que manteve a equipa técnica, mas que perdeu o seu capitão. Se pensarmos na equipa titular de Boloni que foi campeã, apenas resta Nélson e Beto (Babb, A.Cruz, R.Jorge, P.Bento, R.Bento, H.Viana, J.Pinto, Barbosa e Jardel). Muitas mudanças para tão pouco tempo. E as figuras carismáticas saíram (quase) todas. Hoje, o Sporting deposita confiança na experiência e anos de casa de Sá Pinto (o novo capitão), Beto, e, sejamos brandos, Ricardo, Carlos Martins e Custódio. Se Peseiro tem dificuldades habituais em gerir balneários, desta vez não será diferente: saíram 2 peças fundamentais do balneário e não se vêem soluções dentro dele para assumir o nível de responsabilidade exigido.
A nível de plantel, a estrutura é a mesma: Edson, Manoel, Silva e Labarthe entram para os lugares de Rui Jorge, Hugo Viana, Barbosa e Niculae. O meio campo está mais fraco, por isso será pedido mais trabalho a Carlos Martins e João Moutinho, dois jovens que podem explodir em definitivo. A incógnita Liedson deixa muitas dúvidas no ataque mas, ao que parece, continuará em Alvalade. Peseiro parte em vantagem por conhecer bem quase todos os seus jogadores mas com a desvantagem anímica de quem desiludiu o ano passado e viveu momentos complicados.
Apesar de hoje ouvirmos Polga a dizer que é um excelente profissional (tal como Peseiro), que Liedson quer ficar e saír só depende da vontade do Sporting, não nos podemos esquecer de tudo aquilo que aconteceu no último mês e meio: Polga recusou-se a jogar com o Nacional, Liedson mandou recados do Brasil para saír, Enakharire também, Ricardo quis ir para Inglaterra, etc. Houve tantas situações que, desta vez, só tiveram tempo para pôr o Beto no Villarreal...

P.S. - A falha na final da UEFA deixou marcas a todos e muitos quereriam dar o salto com ela. Não foi possível e agora terão de se acostumar à ideia de mais uma época em Alvalade. Com ou sem vontade...?

Comentários:
Começa uma nova época e nela lança-se primeiro o Sporting, por via das vicissitudes do calendário.
Numa época de poucas mudanças, temos que afinal saíram jogadores importantes como Pedro Barbosa, Rui Jorge, Hugo Viana (todos eles titulares em grande parte da época) e Niculae (promessa adiada). Para os seus lugares entram Edson (o Sporting ganha poder de fogo, mas continua permeável defensivamente), Manoel (para mim, avançado centro que não faz golos é peça decorativa) e Labarthe (com aquela cara de miúdo, só me apetece dizer-lhe para levar a cola). O Sporting fica mais fraco a nível técnico, e de qualidade futebolística (se não chegar mais ninguém), mas francamente não me parece que seja por aí que a porca vá torcer o rabo (tal a diferença de qualidade futebolística que exibiu relativamente aos seus opositores). O problema vai continuar a ser psicológico.
1- Qual a motivação dos jogadores, todos eles parte de uma época dura, desgastante e frustrante - o céu ali tão perto, e afinal ficaram no pior quarto do inferno. Terão capacidade para começar de novo?
2- Haverá do banco, finalmente a ideia de que aqui mando eu?
3- Apresentará esta equipa a capacidade de sofrimento, a classe necessária para (respectivamente) superar os momentos dificeis e saber estar nos fáceis? A primeira mostrou em Alkmaar, a segunda nunca teve o ano todo - cavou buracos para si próprio.
4- Da bancada, desta feita não haverão contemplações. Será o plantel capaz de viver com essa cobrança? Se o Sporting jogar bem, ninguém vai achar fantástico. Se o Sporting ganhar é consequência lógica disso. SE perder é uma vergonha. E até se ganhar a jogar mal, as pessoas vão dizer que isto não é a mesma coisa.

Ou seja, ninguém se lembra que o Sporting este a 5 minutos de ser campeão, e esteve a 30 minutos de ganhar a uefa. Porque basicamente, não interessa. É hora de resultados, e até o discurso do optimismo cai em saco roto. Muita pressão. Aguentarão?

Quanto ao que dizes Kramer: Sá Pinto já é capitão? De Liedson não se ouviu coisa nenhuma, é preciso ter isso sempre presente. E de Enakarhire a mesma coisa.
Aliás ontem li record e bola e parecia que eram jornais de países diferentes:
Record: Liedson quer ficar e até já arranjou casa para a família
Bola: Liedson e Gilmar Veloz dizem que o contrato termina até 2006 e rejeita clausula de opção

Bola: Negócio Enakahrire preso por detalhes
Record: Enak prefere Lisboa ao frio da Rússia e contradiz empresário.

Bola: Ricardo diz que é melhor sair
Record: Ricardo adia saída

Vale o que vale, mas muito do que se diz não corresponde. Só acredito nas coisas quando as ouço dos atletas, via TV. E isso pouco se ouviu.

Independentemente de já ser oficial ou não que Sá Pinto é o capitão, preferia ver Beto nessas funções.
 
Já ouvi burburinho que seria Sá Pinto. E faz sentido na óptica de que, ou ele ou Barbosa, um deles continuaria no plantel para desempenhar exactamente essas funções. Mas eu também punha Beto.
Sabes, a meio do meu texto perdi-me e esqueci-me de referir algo muito importante:
Há duas hipóteses: ou estas frases soltas foram só capas de jornal e ninguém sequer falou com o Liedson (já nem falo no seu empresário) ou com o Polga (com o Ricardo falaram porque foi citado em vários sitios) ou então houve mesmo mudança de discurso (habitual nestes casos) entre a ida no avião e a vinda.
É como a contradição Barbosa vs. Dias da Cunha: Um diz q sim, o outro diz q não. Mas aqui o ex-capitão esteve bem: "Dias da Cunha pode ter sido induzido em erro..." é uma frase sublime para esta situação.
 
ponto 1- já não suporto ouvir o dias da cunha mas n tenho dúvidas q é um bom presidente no resto. o Sporting é uma SAD com auditorias a sério e tudo, não é um clube de futebol como o benfica gerido à moda antiga.

o Sporting é uma incógnita, mesmo assim acho q vai ser campeão. Pq? ficou o esqueleto do ano passado. os jornais já venderam o ricardo, beto, polga, enaka, custodio, liedson e douala e tb já dispensaram o paíto... antigamente vendiam jornais com o benfica, agora já n será bem assim. é um clube sério (logo não é um clube 'a sério'). um clube 'a sério' compra 1º e paga depois... se puder... como puder... quando puder. desportivamente n se ganha muito com isso pq quem prevarica, n é punido.
a incógnita é esta os jogadores q n estão em final de contrato como vão jogar? (douala e enaka) pq liédson, polga e rochemback vão jogar a melhor época deles. qdo acabar a época, pegam nas perninhas e fazem o contrato deles com quem quiserem...
 
Não acham que ainda é muito cedo para avaliar se o Sporting está mais fraco ou mais forte??!!
È que aquele plantel ainda vai levar umas qts voltas!!
Vão sair jogadores, porventura alguns de capital importancia e outros irão entrar. Se efectivamente Wender e João Alves entrarem, teremos ali forte candidato!
Mas falta saber... quem entra e quem sai!!!
Demasiado cedo para fazer conjecturas! Corremos o risco de sermos todos induzidos em erro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
O Kramer chama a atenção para um detalhe relevante: Dias da Cunha não era visado por Barbosa, que aproveitou para lançar mais uma farpa a Andrade e/ou Peseiro.
 
O Peso Pesado tb fala bem, quando diz que Wender e João Alves não substituem Viana e Barbosa (embora eu nunca tenha sido fã do primeiro, como se pode constatar pelos textos).

No entanto, parece-me que o plantel do Sporting está feito, e deverá ser com este plantel que o SCP vai atacar o ano. Suficiente, ou não? Não sei, penso que futebolisticamente é suficiente e tenho reservas quanto ao líder no banco (embora o mérito estético, venha daí... o demérito desportivo tb tem que lhe ser assacado). Tuo isto para dizer que a coisa está bem planeada´, se realmente não existirem mexideas significativas no plantel: O Sporting não vive acima das suas possibilidades, e isso parece-me claro (ou melhor, se vive, o erro vem de trás).
 
O plantel não é este. Nem que apareça aí um outro Mota, só para encher os olhos dos adeptos. Vem outro jogador para o meio campo ofensivo, duvido é que Liedson saia.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!