terça-feira, junho 14, 2005

Premiership_6

Era, à partida, a Liga mais atractiva deste ano. O "melhor treinador do mundo" para muitos chegava a uma Liga onde nenhum treinador estrangeiro tinha ganho na sua primeira época. O desafio lançado por Mourinho era simples e directo: dêem-me 4 anos e faço deste clube campeão! Afinal não foi preciso tanto, bastou uma época. Mas houve várias razões para isso:
O campeão em título, Arsenal, nem se tinha reforçado muito: Van Persie foi uma pérola demasiado verde para suprimir Wiltord e Kanu. O início de época foi muito positivo: Henry e Reyes mostraram-se muito fortes mas a longa época e a óptima carreira do Chelsea (nunca deslizou quando não o podia fazer) deitaram por terra os sonhos dos Gunners. Wenger sai fragilizado por isso terá de reforçar a equipa para a próxima época. Os conflitos de Campbell, Vieira no início da época e de A. Cole no final indiciam também que o balneário já conheceu melhores dias. Francesices a mais, pensarão uns...
Já o Man Utd de Alex Ferguson teve uma época de altos e baixos. Começou muito mal e quando encarreirou já não foi a tempo de apanhar o Chelsea. As ausências prolongadas de Van Nistelrooy, Roy Keane e Ferdinand não ajudam a explicar tudo. Ferguson (e Wenger) sempre pressionaram muito o Chelsea, mas apenas em palavras porque dentro de campo foram sempre inferiores ao actual campeão. Quando Mourinho disse que para se ser campeão seria necessário 100 pontos não foi assim tão exagerado (o Chelsea fez 95).
Quanto ao Chelsea, foi sem dúvida a melhor equipa. Mesmo sofrendo várias lesões graves ao longo da época (Robben, Drogba, Bridge) apareceu sempre algum jogador a resolver nos momentos mais difíceis (Joe Cole foi fundamental neste aspecto, tal como Lampard). Mourinho continua(rá) a bater records dentro do clube e a nível europeu.
A Inglaterra conseguiu também o feito notável de pôr 5 equipas com acesso à Champions, graças à vitória do Liverpool frente ao Milan. Aumento de responsabilidades numa altura em que se exige aumento de expectativas relativamente a Arsenal e Man Utd.

Destaque pela positiva para o Chelsea (apenas uma derrota com um penalty...discutível) e Everton (mesmo perdendo a estrela Rooney, chegaram a um posto da Champions. Lampard foi, sem dúvida, o homem do campeonato. 13 golos e melhor marcador do Chelsea! De realçar ainda as revelações goleadoras Crouch (Southampton), Johnson (Crystal Palace), Yakubu (Portsmouth), Tim Cahill (Everton) e Shaun Wright-Phillips (Man City).
Destaque pela negativa para Man Utd e Newcastle (14º!) e ainda Kluivert e Rebrov, avançados conceituados que ficaram muito aquém das expectativas.

Equipa do ano:
Cech (Chelsea)
Jaidi (Bolton)
Terry (Chelsea)
Gallas (Chelsea)
Cole (Arsenal)
Lampard (Chelsea)
Gerrard (Liverpool)
Shaun Wright-Phillips (Man City)
Luis Garcia (Liverpool)
Henry (Arsenal)
Yakubu (Portsmouth)

Comentários:
Talvez daqui a uns anos se veja, se carecterize a Premiership em 2 eras. A pré-Mourinho e a pós-Mourinho!
Quando chegou, Mourinho para além daquele discurso habitual onde afirmava ser especial, e exaltando as suas qualidades, para assim os ingleses desde logo perceberem com quem estavam a lidar e ao mesmo tempo dando lhes tacada quando afirmava que só ele, Benitez e Fergusson tinham algo lá fora, Mourinho foi desta vez mais cauteloso e tentado aliviar a pressão sobre os seus ombros. Algo não muito normal nele até pq não acredito que ele pensasse serem necessários 4 anos para serem campeões. No limite 2. Pessoalmente estava convencidissimo que seria campeão.
Até pq o Arsenal não me convence. Sem o fantástico Henry, aquilo treme por tudo o que é lado. E na defesa se Campbell fica ausente é o caos. Nem Touré nem Cygan estavam á altura. Senderos é bom, potencialmente muito bom. Mas ainda tá em fase de aprendizagem.
O Man. Utd pensei que fosse um serio, mas mesmo serio opositor. Muito bom plantel. 11 fortissimo.
Mas falharam, sobretudo em alguns jogos impensáveis de falhar.
De resto, Liverpool foi uma desilusão, Newcastle péssimos, e não pensei que Southampton descesse e que sobretudo W.Brom se aguentasse.
Kluivert não me surpreendeu. Jogou o normal dele.
11 Inicial:
Cech
Finnan; Terry, Hyppya; Cole
Makelele; Lampard J.Cole
Shaun Wright-Phillips ; C.Ronaldo
Henry
 
voces nem sabem quem o shaun phillips.... quem é o jaidi??? o finnan merece estar no onze, o ronaldo não pq a premier league não é um circo....
 
Shaun Wright-Phillips é médio ala do Man. City. Já é utilizado regularmente na selecção e em breve estará num grande. O Jaidi é um central tunisino do Bolton que marcou 5 golos entre os quais a Everton, Chelsea e Arsenal e fez uma grande época!
 
Faneca!!
Tas vivo!!!
Jaidi é um tunisino do Bolton que é central de raiz!!
Mas tem qualidades
 
Trouxeste-o de volta!
 
Tava a ver que não!!!
Custou!!! Mas ai tá ele!!
Com entradas a pés juntos!!
Aahahahahhaha
 
vim para ficar. já desanquei no simãozinhinho....
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!