segunda-feira, junho 13, 2005

O Endeusamento de Pedro Croissant Barbosa

A pedido de várias famílias e em jeito de ponto final, achei que seria de facto benéfico expor a minha opinião sobre o “endeusado” Pedro Croissant Barbosa.
De há muito que eu tenho uma visão diferente relativamente a este personagem em comparação com a maioria.
Futebolisticamente, Pedro Barbosa tem um técnica, uma classe claramente acima de média. Mas será que isso chegará para ser um grande futebolista??!! Endeusado numa parte de Portugal, endeusado fundamentalmente por 2 coisas!! Somente 2 coisas!! Por TUDO e por NADA!!
Lá fora, quem é Pedro Barbosa???!! Pq será que P.Barbosa nunca foi pretendido no estrangeiro?? “Coincidência Estatistica”? “Ironia do Destino”??
Mas é enquanto endeusamento do “Grande Capitão” que eu sempre achei piada!
Eu nunca fui futebolista (infelizmente tenho 2 talochas e não 2 pés!) e por isso nunca estive por dentro de um verdadeiro balneário, onde o espirito, a filosofia, o companheirismo, o respeito, são factores indispensáveis. Nunca tive por isso um capitão, o qual na teoria deve ser um modelo. Um lider dentro e fora de campo. Repito: DENTRO e fora de campo.
Não ponho em causa que FORA do relvado até seja á vista dos companheiros de equipa. Acredito que esteja sempre ao lado deles, que lhes dê concelhos, moral, suporte, etc. Sobretudo para os mais novos. Pelo menos para com aqueles que directamente não ponham em causa a sua titularidade! Recordo bem das suas “azias” no período em que Boloni, o sentava no banco em desfavor de Ronaldo e/ou Quaresma.
Fora do campo a sensação que tenho é que de facto está sempre do lado dos companheiros, independentemente de estes terem ou não razão!! Este ano por exemplo, foram variadissimos os casos de indisciplina! Roca, Liedson (2), Polga, Douala. Alguém viu uma posição de P.Barbosa????? Um pouco á semelhança de posições assumidas por Costinha já este ano e por exemplo de Roy Keane quando entre outras coisas afirmou “esta equipa teve muitas entradas de jogadores novos, sem o espirito de equipa, sem saberem lidar com a pressão, sem a noção do que é o Man. Utd, e que são muito individualistas. Cabe a nós mais velhos ensinar-lhes, abrir-lhes os olhos. A bem ou mal. Pq isto tem de mudar!” Não foi assim Sr. Cristiano Ronaldo???!!!
Dizia eu que nunca fui jogador e portanto nunca tive um capitão de equipa. Mas uma coisa para mim é certa. Jamais respeitaria seriamente um Capitão, por mais qualidades que ele tivesse fora de campo, mas que dentro do mesmo, por vezes andava por ali como que a fazer um frete!! Ai dele que desse um berro, a pedir aplicação, esforço, quando aquele que deveria ser o primeiro a dar o exemplo , era precisamente o primeiro a falhar!
Dentro de campo, P.Barbosa faz me lembrar o papel do Governo!! “Pessoal, estamos em tempos de crise, isto tá dificil, temos que nos unir, fazer um esforço, contenção, bla-bla-bla!! Por isso esforcem-se, contenção, façam um esforço, mas não contem comigo!! Façam o que eu digo , não façam o que eu faço! Capitão / Governadores = Privilégios!
Por muitos bons pés que tenham, eu detesto jogadores com estas atitudes! Pela mesma razão eu detestava Zahovic!!!
Mas os sportinguistas acham piada a isso que o Deus Barbosa faz!! Espero que nas respectivas vidas profissionais não tenham colegas assim!! Que falam muito bem, tipo sindicalistas, que dão moral, mas trabalhar..... só quando apetece! Pq os outro vão fazendo!
É como aquela história da pré-época!!! Ta sempre lesionado!! Mas daquelas lesões que por norma nem Médicos nem Exames Complementares de Diagnóstico, conseguem justificar!!!! Correr?? Para quê!! Mas isso cansa!! Chamem-me quando for para jogar! Que belo exemplo de capitão!!
Mesmo agora na saída e depois de disparar em todas as direcções, P.Barbosa sai de novo em grande pq foi frontal!!!!!
Aahhahhahahhaahhahahah. Aaahahaahahahahahahah
Frontal??????? Repito! Frontal!!!?????
Então eu pergunto:
Diz que não se revê na Direcção. Mas não se revê desde quando?? É que esta direcção (Dias da Cunha, Soares Franco, M.Vidal, etc) estão lá á pelo menos uns 5 anos! Quer então dizer que durante estes 5 anos andou a ser sinico, palmadinhas nas costas, etc, só pq tava a receber o belo do cheque no fim do mês??!!!
E quando disse que no dia 27 já tinha arrumado o seu cacifo e as suas coisas para se ir embora, dizendo que a sua decisão já tomada. Mas agora imaginemos! E se a intenção da Direcção fosse renovar?? Não seria então P.Barbosa a ter uma atitude indigna para com o clube??!! E que o clube estava a contar com ele e de um momento para o outro fica sem um elemento! Se não queria mesmo ficar pq não foi antes dizer cara a cara que pretendia sair??!! Cobardia??? Vergonha???? Timidez??!! Falta de tempo????
Naõ se revê na direcção (com quem trabalhou durante e anos e anos) e equipa técnica?? Que feio Sr Croissants Barbosa! É o que se chamar cuspir no prato onde se comeu!
Até a sempre vitima Rui Jorge ( o tal cujo maior desgosto foi não ter jogado a final da UEFA. Não foi ter perdido – isso para ele parece ter sido o de menos! – foi não ter jogado!! Lá diz o povo: Que se foda a taça!) foi mais digno na saída!
Que ricos exemplos!!!
Eu acho que em relação a P.Barbosa, a minha visão em oposição á maioria do universo sportinguista é como a questão do copo que ta a meio de água. Para mim estará meio vazio, para os sportinguistas estará meio cheio!! Ou vice-versa!!
E esta é a minha visão!! E ponto final! Respeito opiniões contrárias. Mas esta é a minha! E dou por encerrado de uma vez por todas o caso Pedro Croissant Barbosa!
Finito!!!!

Comentários:
Pedro Barbosa, um grande talento não tão bem aproveitado como poderia ter sido.
Lembro-me dele no Guimarães: era simplesmente Pedro. Os seus pontapés levavam fogo. Chegou ao Sporting e deixou de rematar. Ninguém sabe porquê...
Em Alvalade, tardes e noites de glória foram muitas: a melhor terá sido o hat-trick ao Maccabi (4-0). Mas é preciso não esquecer que houve tardes e noites que também foram más: expulsões foram muitas, exibições medíocres ainda mais já para não falar nos assobios. E é por aqui o caminho da história de Barbosa. Uns assobiaram, outros idolatraram. Houve até aqueles que fizeram as duas coisas. Às vezes irritava vê-lo jogar: lento, escondido, cansado...na selecção arrancava grandes exibições e afirmava-se: "Só não joga porque não quer...". Fui apologista desta tese durante pouco tempo. Barbosa não jogava sempre bem porque não tinha mentalidade nem motivação para tal. O talento estava lá! Impossivel tirar-lhe a bola! Mas, apesar de quando estava de cabeça fria era bestial, quando a cabeça fervia ou saía do sitio passava logo a besta. Sai do Sporting pela porta pequena. Demasiado pequena para quem deu tanto ao clube. Perdeu o campeonato, a taça UEFA com a qual sonhou tantas noites e acabou expulso no ultimo jogo da sua vida. Para além disso, foi o director de marketing do Sporting a comunicar-lhe a decisão. Sinal de desconsideração ou de desorganização (em breve, trataremos desse caso) Mais pequeno que isto não deve haver...
 
Em relação ao post propriamente dito, algumas notas:
- Barbosa amuou muito, principalmente com Boloni.
- A posição de Barbosa (do capitão), em casos de indisciplina, deve-se ver dentro do balneário e não fora. Vês o Jorge Costa mandar bitaites no jornal depois de problemas internos?
- Penso que Barbosa não se revê em Peseiro e Dias da Cunha (por não lhe ter dito nada sobre a sua saída)
- Rui Jorge foi triste nessas declarações, sinal de que olha mais para o seu umbigo que para a sua equipa.
- A do cacifo arrumado está muito bem visto.
- As pré-épocas do Barbosa sempre foram de banhos e massagens...
- Agora também é verdade que, quem quer que passa naquele balneário, o admira e estima (Schmeichel, Douala, Sá Pinto só na ultima semana)
- Ah, passar pelo colega Jardel no aeroporto e não lhe falar sintetiza, quanto a mim, tudo o que é Pedro Barbosa: carácter e personalidade forte, lengão (o Jardel ainda estava a uns 150 metros!), autoritário enquanto capitão e inflexivel.
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Tinha aqui escrito que o que escreves nem mereces comentário: revi a minha posição, porque as pessoas devem pensar no que escrevem.
Incongruências que logo saltam à vista:
1- Pedro Barbosa não tem empresário (porque os grandes Homens pensam por si), ou se tem, ninguém sabe quem é... Portanto, daí a ausencia de notícias com relação a possíveis transferências. Mesmo assim há uma que foi pública: Fim de contrato , proposta do Chelsea e a ela o Capitão disse Sporting, como sempre disse. Na altura falámos e disseste-me que nunca renderia em Inglaterra e eu falei-te no exemplo Paul Merson. Disseste que até era parecido, mas não acreditavas que rendesse. Nunca vamos descobrir porque Barbosa disse Sporting, como sempre.
2- Aquilo que dizes com relação a cuspir no prato não faz sentido absolutamente algum!!!! É abaixo de zero. As pessoas que gerem o futebol do sporting nunca foram as que são agora. Saíu muita gente, ou só te lembras disso quando entendes?
3- Na época de Fernando Santos (só para recordar o exemplo mais bombástico, porque houve muito mais), Barbosa teve um discurso muito semelhante a esse do Keane. Só lês o que queres? Se estás mal documentado não deves escrever sobre as coisas, e para aquilo que te desafiei a fazer (porque foi por isso que escreveste) estavas mais do que documentado (por mim é certo, mas com a opção de procurares outras opiniões) - no fundo disse-te: O Homem sabes fazer bifes, e tu escreves que não percebe nada de peixe.
4- Barbosa dentro do campo tem esta atitude: Não papo grupos. Fora do campo diz: Não papo grupos. A jardel disse: Não papo grupos. Jardel disse obrigado e pediu desculpa. Dentro de campo transmite segurança e respeito!! É expulso uma vez por ano? Podia ser muito mais, porque tem atitude de homem.
5- Boloni passou um ano a correr atrás de Jardel (desrespeitou o clube, os colegas e o treinador). Barbosa não gostou disso. Mas deu tudo. Foi ele que carregou o Sporting eqto o Jardel passava uns riscos, o JVP estava castigado, o Beto lesionado e os miúdos estavam a aprender. O jogo com o Inter é o ponto mais alto de Pedro Barbosa, e só por si era suficiente para 30 clubes o quererem.

Coisa bem vista: A interpretação da limpeza do balneário. Parecias o Vantunes a interpretar. Tens toda a razão no que dizes. Mas estás errado no resto. E isto sim é uma no cravo e outra na ferradura, para recuperar uma expressão tua.
Barbosa é excelente capitão - Não sou eu que o digo.
 
Mentira: estás certo tb nas pré-épocas. Mas não é por aí que se vê um grande capitão...
 
«Foram dez anos de ligação. Sou adepto do Sporting, sou sócio, sou accionista e vou continuar a ser. Agora a verdade é que na sexta-feira (27 de Maio) tomei a minha decisão porque não me revejo, não me identifico com as pessoas que neste momento gerem o futebol do Sporting, quer em termos directivos quer em termos técnicos, e quando assim é só há uma coisa a fazer, que é abandonar»

OK? Com as pessoas que gerem o futebol... Sabes que houve uma mudança, não sabes?
Em termos de gestão do clube, o homem até vai continuar a ser accionista.
Magoado porque foi corrido? Quem não se sente não é filho de boa gente.
 
Bem e agora que ainda li com atenção o que escreves (não sei se dá para perceber que me piquei), achava interessante que te recordasses de palavras do Quaresma quando saíu do Sporting. Ele que directamente punha em causa a titularidade do Barbosa.
E Ronaldo raramente foi titular. Era também importante que te lembrasses disso. E este por acaso não se referiu directamente ao Barbosa, mas falou do apoio dos mais velhos. Tens direito a opinião e eu tenho direito a recordar factos.
 
Caro Prof. Karlos, sente-se que me vou alongar...
O seu título desde logo deu a entender que iria destilar veneno, o texto comprovou-o.
Como jogador, Pedro Barbosa foi sempre muito discutido, mas se até havia pessoas que punham defeitos no Maradona e não gostavam dele, porque é que terá que ser o Barbosa a ser a excepção à regra? Há gostos para tudo e todos, nem vale a pena discutir mas eu aviso desde já que a única camisola que tenho de um jogador é a dele... Como jogador também gostei muito de ver algumas 'pinceladas' de arte que o vi fazer no campo (principalmente com o leão ao peito) mas muito mais importante que isso, pelo Homem que ele sempre mostrou ser durante toda a sua carreira. (Alguém duvida que acabou a carreira?) Custa-me ver em Alvalade miúdos com camisolas do Quaresma, por exemplo. Jogadores que se endeusam em 3 meses e passado 1 ano marcam golos pelo Porto batendo no peito e no emblema como se lá tivessem passado toda a sua infância. Sei q são profissionais mas apenas o fazem para serem "as vedetas". O Simão passou o tempo que esteve em Barcelona a 'chorar' pelo regresso ao Sporting, a dar entrevistas sobre o Sporting e assim que se apanhou no Benfica cuspiu onde comeu e morria em campo pelo Benfica se fosse preciso. Trocou profissionalismo por protagonismo e mediatismo. No Barbosa nunca se assistiu a isso. Nunca deu mais do que uma grande entrevista por ano e apenas falava quando necessário como capitão. Epá, não me venham, falar que ele não corria. Isso é estupidez!!! Pura estupidez!!! Mas os jogadores têem todos que ser velozes? A técnica que ele tinha era mais lenta que a rapidez com que lia o jogo e o pensava e sempre se mostrou um jogador pesado. Raramente alguém lhe tirava a bola, raramente um passe lhe saía mal... se o fizesse a correr provavelmente tinha sido metade do jogador que foi. Em conclusão: A camisola dele, tenho-a porque sempre mostrou Sportinguismo, profissionalismo, classe e porque quando o público assobiava e a bola 'queimava os pés' de todos os outros, nos pés do 'velho' a bola até se ria...
Se era a altura dele sair? Talvez sim. Se nunca teve velocidade, começa-lhe a faltar resistência e os piques que sempre arrancou (nunca ninguém se apercebeu por causa das piadas dos 'croissants'). Agora a forma como deixa um clube após 10 anos, 2 campeonatos, 1 taça, 2 supertaças e 1 final europeia é VERGOHOSO, quase tanto como o teu texto.
Qualquer brazuca pode fazer a vaga do Barbosa no plano técnico ou táctico mas o cacifo dele vai ficar sempre vazio.
 
Há homens que merecem justiça. É justo que o Pedro Barbosa seja enaltecido, por ter conseguido (entre muitas outras coisas) aquilo que Figo e Balakov por exemplo não conseguiram: Ser campeão no Sporting, e incutir nos colegas a mentalidade vencedora que é necessária para o ser. Há muito dedo do Barbosa nisso. E é também por isso que defendo que não devia continuar, porque nos últimos 2 anos, essa mensagem não passou. A forma como saíu é ridícula e diminui à expressão mínima a responsabilidade que acarreta ser dirigente do Sporting, e tb a importância de se ser sportinguista. Já com Oceano foi assim - É uma vergonha.
P.S.: O faneca não comparou Maradona a Barbosa- ou pelo menos eu não interpreto as palavras dele assim. E parece-me que tem enorme razão numa das coisas que diz: Os jogadores não têm que ser todos velozes. Quem vê o jogo do SCP com o Alkmaar na Holanda e me diz que o Barbosa não é o primeiro a dar o exemplo, meus amigos, essa pessoa só vê o que quer.
 
Zorro, os jogadores não são todos iguais, e não chegam ao início de época todos em condições. Uns demoram mais a recuperar, outros demoram menos, como decerto saberás. Sendo que concordo ser estranho que o Barbosa demore sempre mais do que os outros, pelo menos desde 99/2000 (antes disso, vamos com calma).
É langão, sem dúvida. Preguiçoso, não concordo. Mas penso que ninguém tem dúvidas que enquanto futebolista foi bom, claramente acima da média.
Enquanto homem é um fora de série. E é por isso que o Carlitos tem que se retratar!! Este texo é pior que a dança do Domingos Paciência no Budha na sexta feira... É pior que os dentes do Manuel Cajuda... É pior que o Português do Jorge Jesus... É pior que os resultados das equipas do Luís Campos... É pior que o Vantunes a fazer manobras com o seu Fiat Punto. Mas mais do que isso, é MUITO PIOR do que o Carlitos pode fazer.
Retrata-te Carlitos.
 
quando falei no maradona é pq para mim foi o maior e se até o maior tinha defeitos, pq não os comuns dos mortais!? não comparei ninguém apenas quis mostrar q seja qual jogador for há-de sempre haver alguém q diga q não presta.
 
Tb foi claramente assim que entendi.

O Carlitos tem que se retratar!! Ou pelo menos tem que vir aqui rebater os argumentos que lhe damos. Não as opiniões, mas os argumentos.

Retrata-te!
 
O homem foi claro: "E esta é a minha visão!! E ponto final! Respeito opiniões contrárias. Mas esta é a minha! E dou por encerrado de uma vez por todas o caso Pedro Croissant Barbosa!
Finito!!!!"
Não me parece que volte ao tema...até porque, para ele, não passam de opiniões.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!