quarta-feira, junho 15, 2005

La Liga_4

Já se sabia que o campeão em título não partiria como forte candidato. Agora não atingir a UEFA é que é surpreendente. Revela, essencialmente duas coisas: que a Liga Espanhola está muito equilibrada e que Ranieri equivocou-se tremendamente. A base da equipa era a mesma mas os reforços foram "à ditador": Fiore, Corradi e Di Vaio foram exigências que não justificaram tamanha aposta em tantos italianos (se fosse Di Vaio sozinho...). O balneário "latino" desconfiou e não gostou. Vicente lesionou-se, Mista não quis renovar (foi "encostado" por Ranieiri) e Corradi não marcou golos (3). Não é suficiente para justificar uma época tão fraquinha (a Supertaça Europeia não apaga o mau registo).
Pensava-se então em 2 possiveis campeões: Real Madrid e Barcelona. Realmente, a vantagem pontual dos 2 justificou tamanha distinção (15 pontos entre 2º e 3º!). O Barça foi mesmo imparável. Rijkaard venceu um desafio que ele mesmo elevou bem alto. Comprou Deco (Cocu fica a milhas dele), Giuly (jogou muito bem e por isso andou perto, ou até mesmo acima, do rendimento de Saviola) e Eto'o (Klui...quem?). No meio de tudo isto, ainda houve tempo para lançar jovens. Valdez segurou a baliza, Oleguer ganhou espaço na defensiva. E outros estão na rampa de lançamento (Rodri, Navarro, Damiá e Messi). Um justo campeão em mais um ano de seca para os galácticos. Que, no meio de uma época a zero, só acabaram a 4 pontos do campeão (a diferença de qualidade entre os dois é maior que essa) graças à mudança de estilo de jogo de Luxemburgo: contra-ataque directo para Owen e Ronaldo. Os reforços foram o oposto dos do Barça: Samuel, Woodgate e Morientes não corresponderam às expectativas e apenas Owen (e depois Gravesen) se revelou uma boa aquisição. Figo, Ronaldo (e marcou 22!!), Zidane e Raúl ficaram muito aquém das expectativas.

Destaque pela positiva para o Villarreal com o estilo de jogo mais atractivo e para Riquelme e Forlán que merecem destaque depois do insucesso em Barcelona e Manchester, respectivamente. Destaque também para Cuper que conseguiu salvar o Mallorca da despromoção, para Serra Ferrer e o seu grande trabalho no Bétis (venceu a taça do Rei e fez explodir Oliveira) e para Rijkaard que conseguiu devolver o título à Catalunha e para Deco e Eto'o pela época fantástica que fizeram. Nota positiva também para o Espanhol e o seu técnico Lotina.
Destaque pela negativa para o Atlético Madrid que continua sem atingir a UEFA, para o Real Madrid que não conquistou nenhum título, para o Depor de Irureta que, sem se perceber como, nunca assentou o seu jogo e para a descida do Levante que muito investiu no início da época em que voltou à I Liga 40 anos depois...Para Samuel, Amoroso, Salva que não justificaram as suas aquisições

Equipa do ano:
Reyna (Villarreal)
Puyol (Barcelona)
Milito (Saragoça)
Michel Salgado (Real Madrid)
Sorin (Villarreal)
Marcos Assunção (Bétis)
Deco (Barcelona)
Riquelme (Villarreal)
Eto'o (Barcelona)
Forlán (Villarreal)
Oliveira (Bétis)

Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!