terça-feira, junho 21, 2005

Empresários_1

Para que precisa um jogador de futebol de um empresário? O empresário, começou por ser aquela figura que representava o jogador, conduzia as negociações dos seus contratos (por si só uma estupidez, digo eu), aconselhava o jogador. Depois evoluíu para alguém que é procurado pelos clubes, uma espécie de olheiro de fato, que recomenda possíveis negócios de ocasião; agora já é aquela figura que compra passes de jogadores e é parte directamente interessada no negócio de venda.

Qualquer coisa como um delegado comercial, um qualquer promotor que quer vender o seu queijinho. Mas nem por isso deixa de fazer o resto. É dono do passe, diz ao jogador o que ele deve ganhar no clube A, B ou C. Diz ao clube A,B ou C, que desinteressadamente tem o jogador tal, e que oferecer X por ele era bom. E diz ao clube A,B ou C, que o jogador já não está satidfeito no seu clube. Por ele, o jogador poderia permancer lá a vida toda, mas não é ele que manda. Têm relações priveligiadas com todos os clubes, e só têm um interesse: Aquilo que financeiramente se chama de rotação de existências. Ah, e ainda levam a comissão do lado do comprador, do vendedor (acontece muitas vezes) e do salário do seu representado (agora penso que já não se usa tanto). Uiiii!! Alguém conhece a expressão negócio da china???

Exemplos? Este miúdo Anderson que veio agora para o Porto, é pertença da Gestifute de Jorge Mendes. Como era necessário promover o jogador (porque alguém tem que o querer e ele não pode ir para a gestifute servir cafés) alguém cantou para os jornais que era o novo Ronaldinho (2ª divisão brasileira, recordo) – o miúdo até tem tranças. Em três dias foi conotado com Benfica, FC Porto e Sporting. Sem citar fonte de qualquer clube. Quem terá sido? O jogador vem para o FC Porto, que daqui a três anos pagará X por ele, ou pagou já. Nem percebi bem.

Diego. Não vem para o Benfica devido a uma rivalidade entre empresários: Veiga vs Mendes – Até já deu direito a pugilato no aeroporto. Nunca se discutiu o valor do jogador (dizem que até é bom), mas sim quem o representa. Caso típico de como não vale a pena ter empresário.

João Alves: Para mim esta é a maior. Já foi vendido para Chelsea, Benfica, Porto e agora fala-se no Sporting. João Alves conheço eu bem. Chelsea??!?!?!? Não me façam rir. Benfica, Porto e Sporting... nunca 2,5 milhões por 50% de um jogador de plantel, nalguns casos com utilização reduzidíssima. Querem adivinhar quem é o empresário que mantém relações priveligiadas com Chelsea e FCP? E aposto em como sai para um destes clubes se nenhum dos outros de chegar à frente.

Liedson: Ele tem que sair. O seu representante sabe que a comissão nunca será maior do que este ano. O clube do qual saíu em litígio, quere-lo de volta. Ele não gostava do Corinthians, tinha porque tinha de sair. Agora não gosta do Sporting, tem porque tem de sair... de preferência para o Corinthians!!! Ahahahah. O empresãrio é que não gosta de ver dinheiro parado. Do género, a taxa de juro no banco pode ser 3%, mas se eu investir este valor ganho 30%. Por favor!
Enak não aguenta mais (não se adpatou, o africano prefere o frio da bélgica ou da rússia, lolol), Miguel já tem 35 clubes atrás de si, mas nenhum se lembrou de fazer uma proposta! Alguns estão a pensar nisso desde Setembro do ano passado (Juventus – tem dúvidas do valor do jogador). Petit tinha o Marselha aos saltos, Douala já foi embora, Hugo Viana assinou pelos três grandes e depois voltou ao Newcastle, mas hoje já assinou pelo Sporting outra vez. Polga foi-se embora, mas enganou-se no caminho e voltou para trás. Uffffffffffffffffffffffffffffffffffff! Já estou como outro do anúncio do crédito bancário: "Quem me ajuuuuuuda???".

Comentários:
O jogador de futebol é bimbo, é cromo, tem a mania que é importante. Começa nos escalões jovens a vangloriar-se: "Recebi um convite d...". Depois, apercebe-se das dificuldades da vida real e entra em pânico. "Vida profissional curta, tens que ser rápido e esperto". É a frase mais utilizada pelo empresário. Outro bimbo. Normalmente, este ser abominável, ou anda de fato e tem uma gravata horrivel ou então tem um grau de parentesco com o jogador até 3º grau. Quem não se lembra do primeiro dos primeiros: Manuel Barbosa!!!
Hoje em dia, o empresário é o pior ser do futebol. Porque influencia o jogador e dirigentes, inflaciona os passes dos craques (?) e induz em erro os pobres adeptos. Mas aqui entra aliado à comunicação social. Porque é lá que o empresário é reconhecido (ou pelo menos onde expõe o seu jogador). Veja-se o melhor exemplo actual: o Sporting e os seus craques. Este ano já saíram Ricardo, Polga, Hugo Viana, Beto (todos os anos alguém o quer!!! É mais desejado que o Ronaldinho!!!), Liedson, Douala...continuo? Já todos saíram mas estão lá todos. E no Benfica? Já chegou uma equipa completa! Trabelsi, Anderson, Dédé, Beto, Pienaar, Karyaka, Ewerthon, etc.
É um misto de empresários com comunicação social...
Quanto aos flops, quando um miudo de 17 anos chega ao aeroporto do Porto, mete as 3 camisolas dos grandes em cima do carro e diz: "Vou jogar num destes clubes" só diz o ponto de situação a que chegámos...
 
Interessante ponto de vista que levantas, mas isso quanto a mim são contas de outro rosário.

Do benfica já estiveram à beira de sair:

Simão - Dínamo de Mosocovo
Petit - Marselha
Rocha - Real Sociedad , Villareal
Miguel- Não cabem no blog o nome de todos
Manuel Fernandes- Milan, Juventus (terão confundido com o Miguel?)
Moreira - Manchester United
Luisão - Inter, Real Madrid
Dos Santos - Marselha

Ainda ninguém quis Geovanni, Nuno Gomes e Nuno Assis (supostamente emprestado por clube russo).

Sporting:
Ricardo - Newcastle, Arsenal
Rogério- Fluminense e Palmeiras
Enak- Dínamo Moscovo
Polga- Hertha Berlim e Palmeiras
Beto- Villareal
Custódio- Roma
Carlos Martins- Dínamo Moscovo
Viana- Benfica, Porto, Sporting, etc...
Roca- Depor e agora, clube italiano não identificado (CINI)
Douala- Fundo Ingles (FI)
Liedson - Dínamo Moscovo, Corinthians, CINI (clube italiano não identificado)

Todos os titulares!!!!
Do porto... já estou cansado!! Saíram todos os brasileiros, ahahahahah. E os tugas que ganharam a Liga dos campeões (Nuno Valente é o próximo).
 
Bem eu começo por dizer que do ponto de vista do jogador (o qual é consensual que não é no geral por natureza inteligente - facto que se explica por razões de ordem social, ou não fosse o futebol o desporto do pobre em oposição ao golfe e ténis - ou se quisermos propriamente astuto na arte de pensar !) o empresário é muita das vezes uma ajuda importante. Ajuda essa que obviamente em alguns casos passará a exploração. Há empresários e há empresários!
Concordo que um jogador a partir de determinada altura da carreira, quando a mesma está consolidada e os convites surgem expontaneamente (Figo será um excelente exemplo) então ai o empresário seja dispensável. Necessitará apenas de um bom advogado para o "apoiar" no acto da assinatura do contracto (cláusulas e cláusulas, anos de opção, direitos de imagem, descontos, etc). É que hoje em dia um contracto é mais do que pensar unica e exclusivamente no ordenado e nos de duração. Há os extras, os quais rendem tanto ou mais que o ordenado em si! E o zé povinho raramente tem cabeça para pensar e entender isso!
Jogadores há que se algum dia atingiram um clube de topo e ganharam algum dinheiro, o devem unica e exclusivamente a empresários!
Para não ferir susceptibilidades, darei apenas exemplos de jogadores que chegaram ao Benfica! Manuel Barbosa fez milagres! Marcelo! Paredão! King! E tantos outros! Esses jogadores devem ainda hoje agradecer diariamente a M.Barbosa! Aqui quem eu chamos de idiotas são os dirigentes! Que supostamente devem ser inteligentes, perspicazes, racionais!
Quantos e quantos jogadores não são autênticos flops de marketing!? Grande trabalho dos empresários! Eu digo claramente! Se fosse jogador quereria ter um empresário! Bem trabalhado até me punha a mim no Newcastle!!
Agora uma mazinha!! (ehehehehe) Claro que milagres so mesmo em Fátima! Ainda não houve um unico empresário que conseguisse por Beto realmente no Real Madrid! Tentam, tentam e tentam! E voltam a tentar! Mas não dá!
Ah ! E isto do Anderson! Mt bem trabalhado por J.Mendes! 17 Anos, um Deus (que até pode ser mt bom) e nem aos sub-20 vai. Por acaso no Calciomercato já á mt que oiço falar neste miudo.
Vans!! Então e o defesa esquerdo! Falta um!! Ahahhahahaha
 
Sim, sim!! Mea culpa!! ahahahahahahahahahahah. Ninguém quis o Paíto, ahahahahahah. Ou então joga lá o Beto, que assim poderá mostrar valor para ser suplente do Roberto Carlos.

O caso do Beto é engraçado. Claramente bom jogador, não tenho dúvidas que a razão pela qual aparecem tantas notícias relacionadas com a sua saída chama-se... dirigentes do Sporting. Os homens são loucos para vender!! E de preferência por tuta e meia. Beto sendo um dos melhores jogadores do clube, deve ser alvo da seguinte conversa:
"Ó empresário B, não arranjas para aí uma colocação para o Beto a troco de bom dinheiro?".
E a resposta do Beto deve ser qualquer coisa como:
"Daqui só saio para um bom clube. Não vou para clubes de meio de tabela".
Nunca surgiu o nome de um clube secundário interessado no Beto, e não tenho dúvidas que deve ser por qualquer razão destas. Agora surgiu o Villareal, mas está na liga dos campeões. Gostava de saber quem é o empresário do Beto...
De qualquer maneira, o Beto está longe de ser uma jovem promessa. É um jogador feito, já não tem margem de progressão, pelo que os dirigentes do SCP podem esquecer o Lusco Fusco (podem ser bons à tardinha, mas vendas não é com eles). Daqui este já não sai, a não ser dispensado daqui a 5 anos.
Agora, que é bom jogador, estamos conversados.
 
Curioso. Por acaso tb não sei quem é o empresário de Beto.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!