domingo, maio 15, 2005

Superliga_34

A uma jornada do fim, apareceram (finalmente) os primeiros eliminados na luta pelo título: Sporting e Braga sucumbiram e resta a luta entre Benfica e Porto para decidir quem será o campeão 2004/2005. Apenas uma certeza: de hoje a 8 dias, a cidade do Porto contrastará entre a alegria e a tristeza. Passemos à jornada:
As tendências no que diz respeito à descida confirmaram-se: Moreirense e Estoril espernearam, ainda pareceram ter uma palavra a dizer relativamente à manutenção mas Nandinho destruíu o sonho dos dois. À mesma hora discutia-se a Europa entre Guimarães e Boavista. Os boavisteiros não demonstraram futebol suficiente para os minhotos e Barny somou a segunda derrota em outros tantos jogos. Manuel Machado consegue um feito notável depois de toda a inconstância da sua equipa (e dele próprio) patenteada durante toda a época. O treinador demissionário, desde que se assumiu nessa posição, recuperou de uma desvantagem de 11 pontos para o Boavista. Notável.
Pouco depois, chegava o jogo grande da ronda, da época e da 2ª circular dos últimos 11 anos. Acabou por não ser tão decisivo como seria de esperar. Isto porque o Porto ganhou e adiou a vitória do Benfica que bateu o Sporting de forma justa mas muito cautelosa. Se Peseiro jogou pelo seguro (Douala sozinho na frente, Sá Pinto a fazer muito jogo com Roca e Barbosa), Trappatoni também não mudou a forma de estar: Nuno Assis ligeiramente mais recuado, alas bem abertos e soltos a receberem as bolas um pouco mais à frente e muitas faltas ganhas aos laterais leoninos. Tinha mesmo de ser de bola parada e bem perto do fim. A fífia de Ricardo (estava a ser dos melhores em campo, a par de Quim) afastou os leões de lutar pelo título. Para a última jornada ficam as resoluções mais importantes: o campeão, o acesso directo à Liga dos Campeões e o clube com acesso à pré-eliminatória dessa mesma competição. O Benfica parte como favorito, mas atenção que a deslocação ao Bessa é perigosa. E festejar de alguns adeptos (os tristes da semana) antes de tempo pode causar dissabores à equipa que joga melhor quando não tem tanta pressão em cima. O Porto tanto pode ser campeão como ser 4º e ficar fora da Liga dos Campeões! Assim está a ser a Superliga mais disputada de que tenho memória!

Equipa da semana: Benfica
Jogador da semana: Nandinho
Golo da semana: Nandinho

Comentários:
"Qt ao resto tudo correu como tinha sido planeado..."??????!!!!!
Engraçado!!!
Pareceu-me ter lido naquele post sobre os prognósticos, que Sporting era campeão, e Benfica ficaria a 5 ou 6 pontos!!
Qual dos planos estava mal!?
Tb li que Sporting ganharia todos os jogos até ao final!!

Só em nota de rodapé, afirmei:
5º Classificado: Guimaraes (acertei)
4º Classificado: Braga (acertei)
3º Classificado: Porto (devo falhar)
2º Classificado: Sporting (talvez falhe)
1º Classificado: Benfica (talvez acerte)

Em que a distancia para o 3º classificado seria de 3 pontos (talvez acerte!)
Aqui sim: tal como planeado!!
 
Karlitos... Até um relógio parado está certo duas vezes por dia.
Com relação à semana futebolística, o Benfica venceu bem, pois foi a única equipa que procurou vencer o jogo, fazendo uso dos seus recursos (melhores ou piores , não é chamado ao caso - quis vencer e venceu).
Não consegui ver o jogo com frieza suficiente para o analisar, mas penso que isso ficou claro.
Golo da semana: Luisão
Jogador da semana: Luisão
Equipa da semana: Benfica

Tudo por motivos óbvios.
 
E o quê é que isso tem a ver com os prognósticos!!??
 
Muito a ver carlitos. Aliás, tem tudo a ver.
 
Vans!
Ké passa miudo!!!!??
Esta não é uma argumentação à Vitor! Podes e sabes fazer melhor!
Muito, muito, muito melhor!
E coerente!
Não costumas explicar as coisas nem com metáforas, nem recorrendo à excepção. Sempre procuraste explicar com a regra e com o objectivo e não com o contrário!
 
Epá, tou a bulir. ahahahahah

Explicando: Não é preciso ser terrivelmente astuto (sem sequer pôr em causa que o sejas, porque és), para acertar um prognóstico.
Às vezes basta não fazer nada, que é o que acontece com o relógio parado.
Prefiro 500 vezes as nossas discussões sobre posicionamento ofensivo, defensivo, qualidades de jogadores etc e tal, do que saber se adivinhei ou não um resultado, porque isso na prática é impossível e quase sempre munido de subjectividade. É óbvio que eu e o Santini queríamos que o SCP fosse campeão e fizesmos as previsões nesse sentido. Lembra-te que na altura nem queria fazer isso, mas como insististe, lá alinhei. Mas sem pensar que ia acertar ou não. Aliás, a forma como eu pré-avaliei o que se ia passar no jogo, ia contra isso que tinha dito, assim como todas as previsões que fiz ao longo do ano (agora que penso nisso, disse no inicio que o campeão seria o FCP, disse a partir de Dezembro que seria o SLB, e disse no fim que era o SCP - bem ou mal vou acertar 1 vez e errar duas) e que de uma maneira ou de outra deram para o torto, eheheh.
 
Van´s (!!) vamos por partes:

Em relação ao "prognóstico" que na realidade são "prognósticos" , a questão (pelo menos para mim) não tem tanto a ver com o atirar para o ar uns números e dizer que A fica na posição X ou que a equipa B fica na posição Y.
A ideia original assentava na permissa de avaliar as equipas na luta pelas 5 primeiras posições, avaliar as suas qualidades vs defeitos e tendo em conta essas vertentes em conjunto com o calendário de cada uma das equipas, tentar calcular o que se iria passar.
Com todo o respeito, mas em alguns dos "prognósticos" vaticinados! Em pelo menos 2 deles, aparecia Benfica em 4º lugar. Agora pergunto, foi apenas o coração a falar, foi apenas azar, ou na realidade trata-se de uma avaliação distorcida relação qualidade/virtudes vs defeitos das equipas em causa??
Ou será que o "acertar" da maior parte destes "prognósticos" é apenas sorte ou ate mesmo "coincidência estatistica"???
Em relação ao jogo jogado, tb gosto e muito de o discutir! Independentemente de por vezes as opiniões serem divergentes. Por exemplo para este jogo foi o unico que defendi que N.Assis deveria jogar. Mas não o disse por dizer! Justifiquei-o!! Ajuda Petit e M.Fernandes ( e fê-lo), obrigaria Custodio a recuar para junto dos defesas centrais (e fê-lo) , combina bem com Simão e N.Gomes (e voltou a fazê-lo) etc, etc.
O facto de se concordar é de salutar!! São visões diferentes!! Mas isso é normal! Quase sempre depois essas visões se traduzem em campo nos resultados.
(In)felizmente aqui não passamos de treinadores de bancada.
Deu-me particular gozo que aquilo que na minha opinião era o mais adequado tenha resultado!
Análises / prognósticos / avaliações que faça / faço , tento sempre faze-las o mais afastado possivel da cor que tá dentro de mim.
Aquela do M.Fernandes é uma daquelas que sincaremente tenho dificuldade em compreender!
A do marketing é tua. A do "que de jogador só tem o nome" não é. Quase sempre es racional nas tuas análises. Quase sempre! E não é à toa que as vezes te digo para escreveres, mas caramba esta do M.Fernandes é daquelas gritantes (!!) em que claramente foi o anti-benfiquismo a falar!
Mas como digo visões diferentes todos as temos. Mesmo quando não se trata de clubites. Aquele jogo do Chelsea com o Liverpool é um excelente exemplo.

Agora um à parte: 33 jogos disputados, e em 11 o Sporting não marcou. Complicado
 
Tb ficou sem sofrer mais vezes do que o Benfica... Não é por aí. Tem melhor ataque e até mais ver tem pior defesa, ponto final.

Só tenho pena que do Manuel Fernandes só te lembres do que convém, para expressares alguma falta de imparcialidade minha. É preciso que te recordes de tudo o que escrevi e se não recordas então devias ler de novo. Deixo bem claro que o miúdo tem qualidades (Post do derby da primeira volta...) e até disse que eram melhores que as do Tiago, mas que por jogar no Benfica é endeusado - e isso acontece, não só com ele, mas até com outros que não têm tanto nível. Preciso dar exemplos, ou até estamos de acordo? É que dou já o mais gritante: Luís Carlos na selecção Nacional. Luís quê? Pois é.
Daí a escola de Marketing, que no caso do Benfica é claramente a melhor do país - Manuel Fernandes é bom, pode vir a ser muito bom, e por jogar no Benfica é um deus grego do olimpo do futebol : Em suma, marketing.
 
Quanto aos prognósticos, eu digo claramente que não acho que o Benfica seja a melhor equipa em Portugal - os resultados contradizem-me, e isso para mim não constitui qualquer problema. Não se pode estar sempre certo (já vos falei do relógio parado?)
Eu deixei logo claro que o meu prognostico não era objectivo. Mas hoje mais do que nunca acredito que a melhor equipa em portugal joga de verde e branco, de leão ao peito, e encarna esforço, dedicação, devoção e de vez em quando alguma glória. Subjectivo? Claro que sim.
 
Eu já tinha escrito em referência a este texto, mas não sei o que aconteceu!!

Mas vamos por partes!!! Várias partes!!!

Van´s!!!! Van´s!!

Como afirmei, QUASE SEMPRE és imparcial!! QUASE SEMPRE!
"Naquela" de Manuel Fernandes, como diz o ditado daz "uma no cravo e duas na ferradura"!!.
E ai foi claramente o sentimento anti-benfica a falar! Obvio que concordo 100% contigo relativamente ao facto de alguns benfiquistas serem liricos (ou fracos de espirito para assim não ofender ninguém) e dizem e pensam coisas sem nexo! Esse Luis Carlos contudo não é exemplo para ninguém! Até pq era uma aberração! Os Luis Carlos, os Nelos, os Tavares, etc. Mas quem dizia que eram bons jogadores era uma minoria! Não deves extrapolar para o universo benfiquista! Muitos serão os mesmo que quanto a mim fizeram figuras tristes ao ir no domingo para o M.Pombal festejar a conquista de .......NADA!!! Nada!! Pq não se ganhou nada!! Zero!!
Manuel Fernandes é daquele jogadores que não engana nem ninguém!! O miudo é uma máquina!!
Por acaso não me recordo de dizeres verdadeiramente bem de nenhum jogador do Benfica. Acho muito dificil ouvir isso da boca de um sportinguista, mas ok.
Quanto ao Marketing ( se bem te lembras temos essas conversas de à vários anos a esta parte, e eu até sou o pai dessa "criança", ao catalogar Beto como produto de Marketing. Lembras-te?!) gostava muito que escrevesses um post sobre isso, assim que tivesses tempo. Mas tu!! Não eu, nao Kramer!
Temos opiniões divergentes ( e como tal carregadas de subjectividade) mas adorava refutar os teus pontos de vista!
Pessoalmente acho que a melhor escola de Marketing é a do Sporting!

Quanto aos golos: Objectivamemte o Sporting, 1 em cada 3 jogos não marca golos. Quem não marca, não ganha!! Impossivel! E uma equipa de quem se diz ter um futebol de alto nivel, pessoalmente acho discutivel que o mesmo possa ser assim catalogado. Tem o melhor ataque? Claro que tem. Passa do 8 ao 80. Nos 2 jogos com o Boavista estão representados 15% do total dos golos.
Benfica sofreu golos em mais jogos?? Acredito que sim, perfeitamente. So que o sofrer não implica que não se ganhe o jogo! Pode sofrer 1 e marcar 2.
Mas quem não marca, não ganha!

Ah!! O Sporting não encarna nada! Pode esverdear, nunca encarnar!
Quem encarnou foi Jesus Cristo! Não azulou nem esverdeou!!
Ahaaahahahhaha
Aliás!! Há uma passagem na biblia que diz: "dominarei os leões e os dragões e voarei para o céu sobre as asas de uma águia"
E esta hein????
Nota: Só sei desta passagem da biblia pq me enviaram isto por mail!
 
E quem te enviou esse mail deve ter sido judas, ahahahahahahahahahah.

Acho que ainda não percebeste que não está em causa o valor do Manuel Fernandes - nem o actual, nem o futuro. Antes, estará em causa o subentendido. O miúdo ainda falha muitos passes para ser um fora de série (por acaso com o SCP rebenta sempre - é bom jogador).
O Luís Carlos foi à selecção. Esteve lá! Era dos melhores 22 jogadores de Portugal. É internacional A, porque jogou no Benfica.
 
O facto de ter ido à selecção nãio quer dizer batata!!!
Sabe-se lá porquê mas foi convocado 2 ou 3 vezes mas sempre pelo mesmo seleccionador. E há que ter em conta as circustancias, que tipo de jogos, etc. E lá pq foi à selecção não implica que fosse um bom jogador e que a maioria (volto repetir, acho que não deves basear-te numa minoria) o visse como tal.
Podia enúmerar-te dezenas de jogadores que foram á selecção (talvez os fracos resultados sirvam como explicação) que foram à selecção e que na realidade eram fracos.
Assim de repente lembro-me de Nelo, Tavares, P.Alves, J.Ribeiro.
Achas que algum destes é um grande jogador??!!
Qts e quantos jogadores vão á selecção com um seleccionador (ainda que as vezes só para particulares) e depois quando se troca de seleccionador , nunca mais calçam??!!
Sendo agora mauzinho: Polga com Scolari ia à selecção e até foi campeão do mundo!! E isso faz dele um fora de série!?
O circunstancial não é representativo.

Mas tenho de dizer isto: Luis Carlos e Nandinho eram podres!! Aquele António Simões é péssimo!
 
Não estou a discutir maiorias. Estou a discutir escolas de Marketing.
Que é mau jogador todos sabemos, mas que por jogar no benfas chega à selecção, ninguém tem dúvidas.
Quanto ao Polga, esse facto não faz dele um fora de série este ano... mas o ano passado fazia, porque era indubitável que jogava bem. Estou certo, ou não?
E tb é certo que jogou muito bem com o Benfica, o suficiente para o novo menino de ouro nem cheirar a bola. E esse ainda vai á selecção.
 
Realmente os jogadores do Benfica têm mais facilidade em chegar à selecção. Nem é tanto a questão da visibilidade, é mais a questão do estatuto. Mas, por exemplo, Scolari quis mudar um pouco isso: foi buscar para a selecção Luís Loureiro, Jorge Ribeiro e outras experiências e também foi criticado na altura. É tempo de se perceber que a qualidade individual em Portugal não é assim tão boa. Para mim, é como o plantel do Benfica. Faz-se ali um bom 11 mas se falta algum...
Quando Luís Carlos foi à selecção, estava a jogar bem, a fazer assistências para golo e falava-se muito na ausência de esquerdinos na selecção. Humberto Coelho somou 1+1 e...saíu aquele disparate! Não condeno uma passagem fugaz na Selecção deste tipo de jogadores (até já temos a Selecção B para esses indíviduos), o problema era se continuasse lá por muito mais tempo.
Nelo na selecção? Não havia mais defesas esquerdos na altura. Tavares? Pois foi, a concorrência era o caceteiro (na altura) do Paulo Bento que já tinha ido para o Oviedo.
Quanto ao jogo do Polga na Luz, acho que jogou bem mas inventa demais! Secar Nuno Gomes (é esse o menino de ouro?) não é complicado, desde que a bola venha sempre pelo ar. Aliás, é das piores ideias de Trappatoni: bola pelo ar para um ponta-de-lança que não se sabe fazer às bolas aéreas, quanto mais saltar a elas!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!