terça-feira, maio 10, 2005

Superliga_33

E ao fim de 8 jornadas de liderança isolada do Benfica, o Sporting igualou (e ultrapassou) os encarnados. Durante esse período, o Sporting venceu Porto, Boavista e Braga e encontra na próxima jornada o Benfica. Nas últimas 6 partidas, o Benfica conquistou apenas 10 pontos e desperdiçou uma vantagem de 6. Agora, arrisca-se a nem aceder à Liga dos Campeões...mas passemos à jornada:
No sábado, o ex-candidato Braga voltou a ganhar. Parece lógico porquê. É que deixou de ser candidato! Grande equipa mas que não tem capacidade para assumir uma responsabilidade que nem um único grande este ano teve. Continua na luta pela Liga dos Campeões. Pouco tempo depois, entrou o Benfica em campo. Uma estranha apatia numa equipa onde se sentiu em demasia a rotação (forçada) do plantel. Luisão, Manuel Fernandes e Nuno Gomes fizeram muita falta, não por estarem a jogar muito bem, mas porque os seus suplentes não têm categoria (Karadas), ritmo (André Luís) ou à vontade (Bruno Aguiar) para os substituír. Trappatoni também já não pode fazer muito mais (conhece as limitações do seu plantel), mas dá os trunfos ao adversário ao assumir 2 substituições antes do jogo acontecer (saem sempre Nuno Assis e Geovanni e entra sempre Mantorras e o outro ponta-de-lança). Não há fio de jogo ofensivo (o Benfica raramente cria oportunidades de golo em bola corrida) e as opções de banco não trazem nada de novo (Mantorras não pode fazer tudo). Derrota justa frente a um Penafiel organizado e com um jogador completíssimo: N'Doye. Tem força, técnica e disponibilidade física (e se passa a bola não passa o homem!).
No dia seguinte, 2 pólos de interesse: a fuga à descida e a reacção do Porto ao deslize benfiquista. O Estoril-Gil Vicente "B" foi o jogo que relançou (por uma semana) a luta pela permanência. O Estoril precisa de vencer o Setúbal e o Marítimo e esperar que Gil Vicente não ganhe nem a Belenenses nem ao Penafiel...parece decidido não?
Quanto ao Moreirense-Porto, destinou (não definitivamente) as duas equipas: uma descerá, a outra não será campeã. O Porto foi a imagem da sua época: começou mal, conseguiu até recuperar, mas viu um jogador seu ser expulso por indisciplina. Quaresma foi mesmo o "triste" da semana, dias depois de dizer que o Porto ia ser campeão porque Benfica e Sporting eram inconstantes e o Porto ganharia todos os jogos até ao final. Mais uma vez, Quaresma "sai" pela porta pequena...
Tudo preparado para o Sporting assumir a liderança e cavalgar para o título frente a um Guimarães que muito tem prometido. O Sporting mostrou soluções (desta vez foi Tello, mas quando foi preciso noutras ocasiões foi Pinilla, Miguel Garcia ou Douala) para uma situação de risco: a disponibilidade física dos seus jogadores é limitada, a gestão já é feita em função do que há mas continuam a ganhar e a conseguir resultados positivos. Vão para o derby do ano (diria mesmo da década!), jogar o estilo de jogo que mais lhes favorece e bastando-lhe o empate (e, estranhamente, sem Liedson). Para falar (e falar, falar, falar) durante a semana...
No resto da jornada, má estreia de Pedro Barny no Boavista e destaque para a grande Académica que, não só garantiu a permanência, como relegou os seus rivais aveiristas.
Ah, uma nota:12 golos na jornada numa altura decisiva do campeonato diz bem do equilíbrio (e nivelamento por baixo) desta Superliga...

Equipa da semana: Sporting
Jogador da semana: N'Doye
Golo da semana: João Tomás, o primeiro (não vi o do Tello)

Comentários:
Bom comentário Santinni! Ao melhor nível que podes fazer! Com falhas habituais (essa das botas...), mas bem no global.
Concordo que as mexidas de Janeiro prejudicaram o Estoril: saíu o melhor, entrou um dos piores (Amoreirinha). Litos confundiu a sua defesa ao tirar Jorge (grande época) e a lançar Yannick que errou assim que chegou. O problema do Estoril não foi o jogo com o Benfica, foi o campeonato que fez fora de portas. Empatou no Dragão e no Bessa mas nada mais fez de relevante. Foi como o Beira Mar que somou quase tantos pontos frente aos 4/5 grandes como contra todos os outros.
A estrelinha tem acompanhado Benfica (o mês passado) e Sporting (este mês). A vitória com o Beira Mar e com o Guimarães (no jogo com menos remates leoninos de toda a Superliga) também têm a sua dose de sorte.
 
Estiquei-me na arbitragem e perdi meia hora a ler o que escreveu o Santini (ahahahahahahahahahahahh), por isso aqui vai o que queria mesmo dizer:
Equipa da Semana: Sporting (importante)
Jogador da Semana: N´Doye (muito bom, só mesmo se fôr maluco da cabeça é que não chega a um grande)
Golo da SEmana: Tello (foi de... Mestre- ahahah, ou foi para o Mestre. Uma delícia, aquilo parecia matraquilhos).
 
Jogador da Semana : JOÃO TOMÁS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

De resto:

Grande Sporting (não pela exibição em si, mas pela personalidade, pelo querer e o aguentar a pressão de ter de ganhar) .
Bom Braga.

Dizer que Amoreirinha e Yannick têm uma relação causa-efeito na descida do Estoril é piada da semana.
Quanto ao resto do testo: muito bom

Ah!! E tinha de dizer isto! É como se fosse um desabafo!!: Benfica até poderá vir a ser campeão, mas independentemente disso, Trappatoni é burro!! Incompetente!
 
Correcção:
Já vi o golo do Tello por isso tem todo o mérito de ser o melhor da jornada. E com tanta coisa, esqueci-me que o João Tomás marcou 2 no Bessa, por isso é o jogador da semana!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!