segunda-feira, maio 02, 2005

Superliga_32

E ficam a faltar 3 jornadas para o fim, mas ao contrário de outros anos, esta época temos emoção até ao final. Muito provavelmente, o campeão só será conhecido na última jornada (apesar de ao Benfica "bastar" ganhar a Penafiel e Sporting para se sagrar campeão).
Esta semana, começámos com a derrota do Boavista e acabámos com a despedida de Jaime Pacheco. Não deixa saudades, dado o fraco futebol apresentado. O seu discurso flutuante sempre deixou a desejar (ou os jogadores eram digníssimos ou então não mereciam a camisola) e acredito que João Pinto & companhia não vá sentir muito a sua falta. Mas passemos à jornada dentro das 4 linhas:
O Penafiel (mesmo perdendo) assegurou a permanência matemática, tal como Nacional e Leiria. A Académica e o Gil Vicente tambem estão perto de o conseguir, estando nesta fase do campeonato quase decidido que Beira Mar, Moreirense e Estoril estão na II Liga por troca com Paços Ferreira, Estrela Amadora e Naval.
Mas vamos ao topo da classificação: o Benfica voltou a vencer pela margem mínima dando sinais que talvez não esteja bem preparado para o difícil final de campeonato que se avizinha. O Sporting voltou a convencer em casa de um adversário forte mas o seu problema tem sido mesmo os jogos mais acessíveis; o Porto continua a vencer à tangente mas está um pouco mais confiante e seguro de si mesmo. Mas isso não basta porque não depende de si e o calendário não é tão fácil quanto se possa pensar (apesar das 3 equipas não terem nenhum objectivo a cumprir)...
Quem voltou a perder terreno esta semana, foi o Rio Ave que desde que derrotou o Benfica ainda não venceu (2 vitórias nos últimos 11 jogos). E, claro, o Boavista que, da luta não assumida pelo título passou à situação delicada de ter de vencer Guimarães e Benfica para chegar à zona europeia.
Para a semana, a mesma situação desta: o líder joga primeiro e, ou vence e incute pressão de ganhar aos rivais , ou perde pontos e "testa" os perseguidores Sporting e Porto. E o Benfica-Sporting é já daqui a 15 dias...

Equipa da semana: Sporting (destaque também para os 11 jogos seguidos da Académica a pontuar)
Jogador da semana: Pinilla
Golo da semana: Pinilla (o segundo, mas não vi todos)

Comentários:
Faltam 3 semanas para descobrirmos o campeão nacional, versão 2004-2005.
Tem sido uma boa luta, num campeonato nivelado, em que muitas equipas têm enorme qualidade. Para além dos grandes, temos Braga, Marítimo, Belenenses, Rio Ave e União de Leiria (por exemplo), como boas equipas. Temos um sempre dificil Boavista que com outra orientação seria também uma boa equipa, um Guimarães cheio de qualidade e que foi construído com tempo e paciência. Equipas Boas. Jogos bons. Não concordo que seja a pior superliga de sempre. Penso antes que reflecte equilíbrio.
O fim de semana trouxe para a frente os três grandes, com cada um a fazer-se valer de diferentes armas: O Benfica do esforço supremo, o dar tudo para alcançar um objectivo para o qual é claramente o menos apetrechado.
O Porto, a fazer-se valer da qualidade individual dos seus jogadores, para ultrapassar lacunas de entrosamento.
O Sporting a fazer valer a força do seu colectivo, e o conhecimento táctico que cada um sabe do que tem de fazer.
Na zona da descida, tudo muito esclarecido - vão descer os piores. Claramente.
E uma luta adicional, que pode ter reflexos na luta pelo título: Guimarães vs Boavista, a batalharem pelo último lugar de acesso à Uefa (Sporting recebe o Guimarães para a semana; Benfica vai ao Bessa na última jornada).
Do posicionamento dos três candidatos, ressalta que o Sporting tem sempre de vencer os três jogos, porque para além de ter que ultrapassar o Benfica, não se pode deixar apanhar pelo FCP. O Porto espera que o Benfica escorregue em Penafiel, e que o Sporting não vença um dos seus jogos (de preferência que empate na luz) para passar à frente. E o Benfica está a duas vitórias do título (desde que uma dessas vitórias seja contra o Sporting).
Emocionante. A ver vamos o que acontece na semana que vem, em que todos têm jogos dificeis (talvez o jogo mais fácil seja o do Benfica).
Equipa da Semana: Sporting (com os grandes, não vacila)
Jogador da Semana: Pinilla (anteriormente conhecido como Mau...rício)
Golo da semana: O primeiro do Mau...rício. Boa execução, embora completamente à vontade.
 
Acho que esta análise ta absolutamente fantástica. Nada de nada a rectificar, exceptuando um pequeno comentário: "Sporting (com os grandes, não vacila)." Oh Vans (!!), agora fiquei baralhado! Porque ou o FC Porto já não é "grande" e então ai os 3-0 no estádio do Dragão já não contam, ou então o meu conceito de vacilar está desajustado! E (ainda que não sendo de todo uma calamidade) o empate em Alvalade com o Braga?!

Quanto ao resto da análise, assim em baixo! Nem vale a pena dizer mais o que quer que seja, pq está muito boa.
 
Bem, já aqui tinha deixado a minha visão sobre esses resultados, mas aqui vai:
O FC Porto é, e sempre foi grande. O SPorting é que não era "O Sporting". Estava ainda em desenvolvimento. Mas surgiu pouco depois disso (1 semana depois para ser mais exacto, deram-se os primeiros sinais do que poderia ser o futebol do Sporting). Com relação ao Braga em Alvalade, o Sporting "ganhou" esse jogo por 1-0, e jogou muito bom futebol (a exemplo de Domingo, o Braga fez 3 remates à baliza).
 
Opinião essa, que mesmo sendo minha, não deixa de ser enormemente discutível, claro está.
 
Ahaahhahah!!
Ai ganhou ao Braga, 1-0??!!
Ah!! Então o Benfica tb empatou com o Porto na Luz!!
 
Eu disse que era discutível...

De qualquer maneira, sempre vou dizendo que não foi preciso recorrer a 20 camaras lentas para se ver que a bola entrou...
E sempre vou dizendo que esse fora de jogo só foi assinalado com a bola já dentro da baliza... É daqueles casos em que se pode falar de golo anulado (e mal). Para além de que o Braga raramente passou do meio campo, etc e tal... Não considero que o Sporting tenha vacilado nesse jogo. Vacilaram por ele.
 
Gostei muito de ver esse jogo, achei-o disputado. Quanto ao Braga não passar do meio campo foi por 2 razões: porque o Sporting jogou, efectivamente bem e porque o árbitro auxiliar tirou, pelo menos, 2 foras de jogo inexistentes. E João Tomás e Wandinho(?) iam isolados para a baliza...
 
Cesinha. Manifestamente pouco para 90 minutos de futebol... na minha óptica.
Assim como aconteceu esta semana com o Antchouet na luz, por exemplo.
Mas em matéria de foras de jogo, nesse embate de Alvalade acho que estamos todos conversados.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!