quinta-feira, maio 19, 2005

Sporting_6

Semana difícil para os leões que perderam frente ao rival de sempre as hipóteses de serem campeões nacionais e 4 dias depois a possibilidade de vencer no seu próprio estádio a taça UEFA pela primeira vez na sua história!
Azar pensarão uns, o de sempre pensarão outros. Eu creio que há que ter em conta vários factores nesta situação: frente ao Benfica havia o cansaço, a ausência de Liedson, a falta de informação sobre o deadline para o título e a possibilidade de ganhar a taça UEFA uns dias depois, naquela que poderia ser a noite mais bela da história do Sporting...
Para a final da UEFA voltou Liedson, mas a surpresa da perda do campeonato e o (des)equilibrio defensivo da equipa vieram ao de cima. As mudanças no 11 não me espantaram muito. Estranha-se um pouco Miguel Garcia e Rogério de início, mas o brasileiro descansou com o Benfica e Miguel Garcia foi quem pôs o Sporting na final (prémio merecido terá pensado Peseiro). Tello deveria ter sido titular, mas no meio campo. Meio campo esse que tinha que ter Barbosa (pela braçadeira e experiência), Roca (só pelo nome e capacidade para resolver sozinho, porque está de rastos), Moutinho (por tudo que se possa pensar) e...outro homem: Custódio, Rogério ou Tello. Mas como a equipa não estica, Rui Jorge está com os bofes de fora e Paíto não se sabe posicionar, desceu Tello e entrou Rogério. O pêndulo Custódio fez falta para deitar um olho a Daniel Carvalho. E é aqui que se conclui que José Peseiro falha redondamente num aspecto: não estuda as equipas adversárias! Não há trabalho a esse nível. Custódio a deitar o olho a Daniel Carvalho seria mais cuidadoso. Que ninguém coloque em causa o futebol ofensivo do Sporting. Porque este é bom. O problema do Sporting é a recuperação defensiva. O terceiro golo, por exemplo, não é obra do acaso. Realmente Rogério falhar é azar. Mas o golo sofrido é falta de atenção e de concentração. 3 homens no meio campo adversário e Enakahrire atrás?? Bola nas costas do lateral e...golo. O Sporting perdeu como qualquer equipa dita grande não se prepara para enfrentar uma equipa dita pequena: sem estudá-la nos seus pontos fortes e fracos.

P.S. - O Sporting em 4 dias perdeu 2 títulos. Frustração para todos, mas de cabeça fria podem-se fazer várias análises: uma delas diz-nos que o Sporting conseguiu um feito inédito de chegar à final da UEFA (como Portugal na final do Euro). O problema foi encontrar pela frente uma equipa que está destinada a joagr finais: é fria e calculista. E tal como Portugal, o Sporting morreu na praia...

Comentários:
Não concordo com a importância da ausência de Custódio. Na primeira parte o Daniel Carvalho esteve no bolso de Rochemback (jogo fantástico até ao 3 a 1). Por esse motivo o treinador do CSKA na segunda parte deslocou-o para a linha (abriu a frente de ataque e passou a jogar com três homemns). De onde saíu o empate (falta de Barbosa sobre carvalho na direita do ataque, que habia momentaneamente trocado com olic), o 2-1 ( encostado à esquerda, ganhou a miguel garcia, foi para o meio aonde ganhou o único lance ao Roca no jogo todo, mas o desequilibrio da linha foi fatal, porque cruzou com o Love que levou o central para a lateral e abriu uma cratera para o Zhirkov... do estilo, o Beto estava a dormir e o Garcia já tinha tido tempo para recuperar ou a marcação ao Love à linha, ou fechar no meio), e o 3-1 (bem, aqui o Roca marca a bola parada para a entrada da área, a os laterais estavam lá em cim o moutinho rematou, o tello tb.... alguem devia ter recuperado, mas é um tremendo azar). Mas repito, Rochemback esteve fantástico, é muito mais jogador que o Custódio, mexe na equipa e aquele é o seu lugar (não há volta a dar). Recuperou mil bolas e lançou sempre o ataque com bastante propósito.
Os laterais do Sporting fartaram-se de subir. Tanto Tello como o Garcia, e só com dois homens na frente dava para o fazer (aquele Zhirkov pelo menos um amarelozito...), na segunda parte com um em cada faixa impunha-se outra atitude. Peseiro não ordenou nesse sentido, e aí concordo que o Roca deveria ter sido mais comedido. Agora, o que eu duvido é que o Peseiro tenha dado qualquer instrução nesse sentido. Quer a ele, quer aos laterais. O Peseiro é um pouco romantico... esquece-se que o futebol tem duas partes, e ontem apanhou um técnico inteligente que lhe deu um enorme banho táctico (aqui sim, bem à vista o erro estratégico) na segunda parte e que com 5 ataques fez 3 golos e podia ter feito mais dois. Pleno de intenção.
Por outro lado, e a ajudar à festa, os próprios jogadores do SCP entraram em pânico, e quiseram fazer tudo muito depressa. Antes do golo do CSKA lembro-me de ter pensado: "Tá controlado". De repente esfreguei os olhos e estava 2-1, olho para o relógio e vejo 66 minutos. Pensei´:"Epá falta pouco para acabar...".
 
O peso pesado não viu o mesmo jogo. O Roca fez um jogão. Brilhante, magnífico, fantástico trinco. Só após o 3-1 é que se foi abaixo animicamente. O Daniel na primeira parte nem se viu. E um jogador ali, faz faltas, trinca. Foi rematador, cortou muitas bolas, lançou muitos ataques. Recomendo visitas aos sites internacionais.
O Daniel Carvalho é um excelente jogador e decidiu a partida, mas o russo teve que o encostar. E o que dizes dos laterais, dá-me razão.
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
O Santini já te respondeu.
Eu por acaso lembrava-se de um lance diferente. Mas mantenho a minha sentença final. Exemplo mal escolhido.
Concordo com quase tudo o que disseste Santini.
 
Eu não falei em mais nenhuma fantástica exibição. Só falei do Roca que indiscutivelmente jogou muito, muito, muito bem (e obviamente n tem culpa que o Ricardo já nem consiga repôr uma bola em condições)
 
E obrigado pela dica (que eu acho bem o que dizes, mas é compreensivel que o Roca não estivesse à espera disso). Vinda de quem vem é sempre um ensinamento a reter (como bem sabes).

Gostava de saber era mais lances em que o Carvalho tenha brilhado na primeira parte (e não vale referir o golo do Sporting).
 
mais importante que discutir tácticas, estratégias ou este ou aquele jogador é muito simples, senão repare-se. ROUND1- eliminatória difícil com o rapid e o fantasma austríaco. ganha 2-0 em casa com 10 e a jogar muito pouco mas elimina o rapid com total merecimento. ROUND2, os grupos. sorte com o sorteio. não tem de ir à grécia, vai fora ao mais fácil (tbilissi) e vai a newcastle já na últim jornada a feijões. 4-1 aos gregos e 4-0 em tbilissi. excelente para quem raramente passa a 1ª eliminatória. baqueiam em casa com o sochaux (o polga está no lance do golo 3!!! vezes) e conseguem empatar em inglaterra 1-1 (em 5 jogos anteriores só não tinham perdido uma vez). passam em 3º (2º seria pior pq apanhavam os da champions). ROUND3- feyenoord, um clássico da europa vencedor da uefa com o van hooijdonk há mto pouco tempo. voltama ganhar em casa com 10 homens, mas o 2-1 é muito curto (pelo menos para o Sporting tem sempre sido). Show em Roterdão. nova vitória por 2-1 na célebre 'banheira'. um árbitro para o caseiro e contra isqueiros, moedas e uma paragem de 10 min. após o 1º golo não chegam para parar o Sporting. Tão poucas vezes tive tanto orgulho do meu Sporting. Finalmente na europa da bola se volta a ouvir falar do 'Sporting Lissabon'. ROUND4- Calha o Middlesbrogh. outros ingleses. A 1ª vitória de uma equipa portuguesa em inglaterra aconteceu em 1981/82, em southampton pelo Sporting de allison (4-2), a 3ª em middlesbrough aconteceu em 2004/05 pelo Sporting de peseiro por 3-2 e por pouco nõ tinha amrrumado a questão em inglaterra. O velho Barbosa ao minuto 90 faz 1-0 e o Sporting elimina uma equipa inglesa com 2 vitórias. Brilhante! ROUND5- newcastle outra vez. os amigos do bolos querem vingança e partem com avanço de um jogador emprestado. 0-1 em inglaterra, 2ª derrota da prova depois de terem conseguido a excelente série 4 vitórias consecutivas (igualando 2001/02 de boloni, midjitylland e halmstad). tudo é possível até que dyer faz golo em alvalade. é preciso 3 golospara derrubar o newcastle e marcam-se 4!!!! umas das noites europeias mais memoráveis do Leão. ROUND6-O villareal é eliminado pelo az. tudo corre pelo melhor, os espanhois seriam mais difíceis. o 2-1 de alvalade era curto ou seria como ofeyenoord? estes eram mais equipa mas o Sporting com as equipas holandesas tinha passado todas as 5 eliminatórias (9vit/1der). na holanda quando o Sporting marca ao minuto 120 o golo do apuramento, senti que "tem de ser". todo o percurso 'cheirava' a algo épico. até o 'cantinho' na holanda cheirava a taça, até a reviarvolta com goleada de uma equipa inglesa cheirava a taça e na final a jogar em casa não iria estar nem o milan, nem o barça...
CONCLUSÃO: FOSSE COMO FOSSE, AQUELA FINAL TINHA DE SER GANHA! Só uma equipa do Sporting que faz a caminhada na uefa com o pensamento na final em casa, a consegue perder. (a roma tb a perdeu em casa, mas foi em penaltys e com o liverpool)
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!