quinta-feira, maio 19, 2005

Selecção_3

Quando Figo decidiu afastar-se da selecção ficou a ideia no ar de que o objectivo seria voltar a tempo de participar no Mundial-2006. Ora, se o objectivo era esse, Figo só precisava de voltar em Setembro-Outubro para não parecer muito oportuno. Figo volta mais cedo (segundo essa ideia) e fica a ideia no ar que tal sucede porque está fora do 11 do Real Madrid. O problema desta saída/reentrada de Figo é que as ideias ficam no ar e ninguém as "pousa". Eu parto do princípio que o regresso de Figo se deve ao estatuto de suplente no Real, à mais que provável saída de Madrid e à necessidade de dar o passo seguinte (novo clube) firme e seguro. Como ninguém desmente esta ideia, baseio-me nela para pensar no regresso de Figo...

Comentários:
As convocações de Frechaut e J.Ribeiro (péssimos jogadores!!) são de facto de morrer a rir!! Ou chorar!!

A convocação de Alex, confesso que tb fiquei surpreso. Não o tenho acompanhado minimamente as suas exibições. Em termos de imprensa as criticas têm sido favoráveis. Mas também não são muito de fiar.
Sem Paulo Ferreira, e com Miguel preso por arames, deu-se a necessidade de procurar alternativas.
Frechaut, nunca!!!
Bosingwa, penso que mereceria uma oportunidade.
Abel do Braga, oscila muito, ataca muito bem, mas acho dá muito espaço nas costas. Mas pela escelente época do conjunto da defesa do Braga, talvem merecesse uma oportunidade.
De resto (pelo menos assim de repente) não me lembro de mais alternativas. Porventura e com muita, muita boa vontade talvez M.Garcia.

Quanto a Luis Figo. Dentro e fora de campo faz muita falta. Muita!!
A questão foi a forma como saiu e as circunstancias em que volta. Pessoalmente eu penso que em vez de ter saido poderia ter tentado a dispensa de jogos que á partida são menos exigentes (Liechnstein, Azerbeijão).
Quando se tem 30 ou mais anos , e se faz 60 jogos por época, ha-que ter alguma sensibilidade e não desgastar demasiado o jogador.
Basta ver que cada vez mais cedo, grandes jogadores abandonam as suas selecções. Zidane, Figo, Shearer, Makelelé, etc são alguns exemplos.
Assim não teria saído, continuava presente, e não provocaria tanto alarido. Com que estatuto volta agora??? De novo como capitão?? E os outros???
Complicado.
Desportivamente é uma maravilha assistir ao seu regresso. Figo é um lider.
 
Bem, o regresso de Figo não merece discussão. Volta porque ainda tem qualidade técnica suficiente, obviamente que com o abancar no Real Madrid não vale a pena descansar (sendo que se pode questionar: E quando voltar a jogar novamente num clube com exigências? Ficará demasiado cansado? Esta é a sua última oportunidade) - ele que invocou querer dedicar-se ao seu clube - e pelos vistos estará novamente motivado para a causa da equipa das quinas. Como todos dizem, e bem, é um líder. É o homem que sempre se chegou à frente nos momentos dificeis e como tal deve voltar naturalmente como capitão. Até porque vivemos num plano de indefinição em termos de liderança (ora Costinha, ora Pauleta... enfim dificilmente poderemos dizer que temos um líder forte que se vai sentir desautorizado). E até vou dar um exemplo, quiçá extremista e desajustado, que é o de Jorge Costa quando saíu do Porto porque não se dava com o treinador e quando voltou assumiu pacatamente e sem contestação a liderança. Posto isso, o seu a seu dono, e com isso quero dizer, Camisola 7 (que ficou vaga) e braçadeira a quem de direito:
LUÌS FILIPE MADEIRA FIGO
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!