terça-feira, maio 10, 2005

Árbitros_19

Esta semana nem vi os jogos com muita atenção, nem vi ao pormenor o trabalho dos árbitros. Mas posso sempre comentar alguns factos que ocorreram:
Comecemos pelo Penafiel-Benfica onde o sócio (ou não) do Benfica Pedro Proença fez uma exibição positiva, mas onde, em caso de dúvida, decidiu a favor do Penafiel. No lance de N'Doye com Simão, a carga de ombro é feita nas costas do extremo encarnado. Falta discreta e bem disfarçada por N'Doye, mas houve penalty. De difícil julgamento dentro de campo. No lance de Geovanni, o defesa toca a bola antes de tocar no joelho do brasileiro. Para mim foi desarme limpo. O abraço de Nuno Diogo a Mantorras faz lembrar o de Ricardo Rocha a Moses. Como a bola não está por perto, não considero penalty. Por fim, Wesley bem tentou ser expulso ao agredir Petit e entrar a pés juntos noutro lance mas Pedro Proença não lhe quis dar o segundo amarelo. No global, actuação positiva mas marcada por 2 erros: não expulsão de Wesley e penalty por assinalar sobre Simão.
No Moreirense-Porto, Bruno Paixão voltou ao seu nível medíocre. No primeiro tempo o árbitro auxiliar parecia o líbero do Moreirense, assinalando foras-de-jogo inexistentes ao ataque portista. No segundo tempo, Bruno Paixão apitou mais em favor do Porto e conseguiu não dar o amarelo a Jorge Costa (o capitão portista impõe mesmo muito respeito aos árbitros). Resta saber se a expulsão de Quaresma, por palavras, terá sido correcta.
Por fim, o Sporting-Guimarães não vi o jogo, apenas a parte final do resumo onde Liedson vê o amarelo. Apenas uma dúvida: o que passou na cabeça do melhor marcador da Superliga?

Comentários:
Gostava de ouvir opiniões sobre o lance de Mantorras. À 3 semanas atrás, ouvi, li, tudo a espernear sobre o lance de R.Rocha com Moses no jogo com o Estoril. Na altura eu disse e reafirmo que lances daqueles existem um ou mais em cada pontapé de canto. Umas vezes as câmaras filmam ao detalhe, outras vezes ignoram, umas vezes ainda antes de ser marcado o pontapé de canto e perante os habituais agarrões o árbitro interrompe e noutras vezes tb ignoram. Como tal, ou marcam sempre ou nunca marcam ( e haveria 5 a 10 penaltys por jogo). Para mim nem o agarrão de R.Rocha é penalty nem o agarrão a Mantorras o é. Mas os que afirmaram que o de R.Rocha era passivel de ser assinalado penalty , o que dirão agora??? Ou temos Black-Out!!??

Nota: P.Proença é o árbitro Benfica-Sporting do ano passado (2 penaltys contra Benfica - o de Silva é de morrer a rir- e 2 vermelhos (Miguel e R.Rocha) . Foi tb o arbitro de um célebre jogo com o Boavista. No primeiro de ano de Mantorras no Benfica. 3 (!!) penaltys descarados! Turra digno de Wrestling! Lindo esse jogo)
Quem é mais honesto?? O que assume que é fã do clube A ou B, ou que diz ser do Pampilhosa???
V.Pereira tb sempre assumiu ser Sportinguista. E Então?!!
Nem por isso deixava de menos honesto que os outros.
Sistema?? Onde?? Quem???
 
Bem, começando pelo fim, porque hoje quero comentar isto tudo!!!

Sporting-Guimarães: Há penalty sobre o Liedson, não assinalado. Primeiro erro do árbitro. Segundo erro: Era mesmo necessário aquele Alexandre ter acabado a primeira parte?? Joga a bola com a mão e faz uma falta a pés juntos já com amarelo... Segundo erro do árbitro. Terceiro erro, com o jogo parado Tello remata a bola (ainda de dentro do campo) - Não vê amarelo, que seria o primeiro. Quarto erro - Alex joga a bola com a mão, e não vê o segundo amarelo (é outro Alex, não o mesmo). 3º perdão do árbitro... 4º erro - Cléber faz falta sobre Liedson, desde o meio campo até à entrada da área (Levezinho só de alcunha - o homem é forte, para além de burro), vê amarelo e ostensivamente desafia a autoridade do árbitro ao bater palmas na sua direcção. Mais um perdãozinho. Estava o jogo a parecer o perdoa-me, quando Liedson faz uma asneirada de todo o tamanho (Rídiculo, absurdo, estúpido - todos estes adjectivos podem classificar aquele gesto) e aí Benquerença decide: "É DEMAIS!!! ESTE JOGO TEM DE ENTRAR NA ORDEM!!". Definiu um critério de arbitragem e quebrou-o a meio minuto do fim, talvez para não estragar o jogo e não perder a sua autoridade... Sem desculpar Liedson, que não tem que estar à espera do que quer que seja, mas a verdade é que o Olegário quis protagonismo. Se não fosse o Liedson, arrisco dizer que não havia amarelo. Benevolência para todos menos para o Liedson.
Já agora, no lance do penalty não assinalado há três hipóeteses:
1- Palatsi faz falta e é penalty e amarelo
2- Palatsi toca a bola e é canto
3- Palatsi não toca nem na bola, nem em Liedson e este tem de ver amarelo por simulação...
Má arbitragem num jogo fácil.
Porto, não vi nada digno de registo, se calhar escapou-me mas só vi a segunda parte do jogo.
Benfica e Penafiel... Há três pedidos de Penalty a favor do Benfica. No primeiro, ninguém toca em Geovanni que ao fazer a finta tropeça na bola e cai. Bem decidido. No segundo, o centro de Carlitos(?!?!) vai ao braço de Odair que não pode fazer nada para evitar o contacto e até tentou. No terceiro, N´Doye faz falta sobre Simão... Mas antes Simão puxa o braço de N´Doye. Era falta contra o Benfica, como não foi assinalada era penalty e amarelo. Ah, e há penalty sobre o Mantorras sim senhor! Os árbitros não podem ver tudo, mas que há penalty ninguém tem dúvidas. É é dificil de ver, ao contrário do do Ricardo Rocha com o Moses... mas é falta e devia ter sido penalty, claro, claríssimo, indiscutível.
Wesley devia ter ido para a rua. Aquela entrada é uma vergonha e o árbitro viu. N´Doye faz uma falta sobre o Simão ao bom estilo da luta livre americana... Pelo menos laranja devia ter sido o cartão.
E o que NINGUÉM fala em lado nenhum, é da agressão de Simão a Wellington após a falta de N´Doye. Cabeçada no adversário, que se recusou a cair mas que não foi tão fraquinha quanto isso... Pelo menos amarelo era (era o segundo, já que o pequenote viu amarelo por protestos na primeira parte do jogo).
 
Lance de Mantorras - se a bola não está lá, agarrem-se à vontade. Já se sabe que acontece sempre.
Cabeçada de Simão - encostou lá a cabeçita por isso aceito o segundo amarelo. Vermelho não. Vermelho não é mostrar os cornos a um gajo, é entrar por trás a ceifar ou enfiar uns pitons numa coxa ou numa canela.
Liedson - é estranho o amarelo que viu. Eu não tenho duvidas: fez de propósito. Porquê? Não sei...

Já agora, vi o lance de Palatsi com Liedson. Com a rapidez com que o avançado passou por Palatsi é impossivel sofrer falta e caír daquela forma. Foi a primeira tentativa de levar o amarelo...
 
Há toque, é falta.
 
Sinceramente não sou por essa teoria de que ele fez de propósito... Não faz muito sentido nesta conjuntura a não ser que ele vá para o brasil de férias.
Acho que foi mais derivado da frustração de saber que mais um lance tinha sido perdido... É mais compreensível que aquele em guimarães, sobretudo pela própria atitude dele ao chutar a bola, e tb quando viu o amarelo.
Penso que o Liedson terá tb pensado que pelo critério do árbitro não haveria amarelos por lances daqueles (acredito piamente nisto, não o digo para o desculpar - até porque isso não é desculpa - nem para responsabilizar o árbitro - que tomou nesse momento daspoucas decisões correctas desse jogo). E ele é efectivamente derrubado pelo Palatsi, pelo que nem é bonito falar-se de simulação nesse lance (podes é dizer-me que ele se fez à falta, e que já estava á espera de ser tocado, o que justifica a menor intensidade do contacto existente - isso é diferente de simular, simular é quando não há).
Aliás, só se fala em simulação porque é o Liedson - Ele que veio desde o meio campo a levar com o Cléber e aguentou em pé até à área (quantos fariam isso num lance em que houve pelo menos 4 faltas em 50 metros? Esse lance deixou claro que Liedson queria um golo - ficou frustrado por não o conseguir, a linguagem corporal diz isso mesmo).
 
Ah, e o amarelo ao Simão ia dar ao mesmo. Ele foi protegido, o Liedson não (circunstâncias semelhantes - ultimos segundos).
 
Idem , Idem, Aspas, Aspas em relacao ao que Vans disse.
100% de acordo em tudo.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!