terça-feira, maio 03, 2005

Árbitros_18

O nível de atenção de todos aumenta e fazem-se as contas dos penalties roubados a cada clube. Cai-se num erro fácil e esquece-se de fazer uma análise fria e cuidadosa...
No Benfica-Belenenses, o árbitro Mário Mendes realizou exibição altamente criticada por todos. Errou grosseiramente em 3/4 lances:
- Aos 24' Neca agarra Nuno Gomes na área. Mário Mendes não vê o lance (quem viu o video vê que está encoberto por um jogador do Belenenses) e nada assinala. Errou pela má colocação.
- Depois, marca um penalty discutível a favor do Benfica. Fez lembrar um de Beto também na Luz (2-2). Se a bola bate no corpo do defesa antes de bater no braço, não há intenção do defesa de jogar a bola com a mão, mas também é preciso ver que o braço está demasiado levantado. Apesar disso, penalty mal assinalado. Felizmente não deu o segundo amarelo a Amaral o que prejudicaria ainda mais a equipa azul nesse lance (mas se marcou mão na bola...).
- No lance de Lourenço com Ricardo Rocha, fica a ideia que...deve ser penalty. Não é normal um avançado (mesmo que seja Lourenço) fazer aquele remate disparatado. Mas não se vê em nenhum ângulo Ricardo Rocha a tocar em Lourenço. Eu pelo menos não vi. E o árbitro tem pouca visibilidade para julgar o lance da melhor forma. Fez lembrar o lance do Belenenses-Porto onde também compreendi o porquê do não assinalar do penalty. Mas aí viu-se o toque. Mas reafirmo: não se vê toque de Ricardo Rocha em Lourenço.
- Não se compreende o critério disciplinar de Mário Mendes. Não deu amarelo a Ricardo Rocha (1ªparte sobre Paulo Sérgio), nem a Sousa (1ªparte sobre Simão) por entradas a cortar lances perigosos. Já Luisão viu amarelo por ter posto a mão à frente de Paulo Sérgio, num lance normal (apesar de se aceitar o amarelo neste lance, o critério não foi idêntico ao longo do jogo).
Adiante:
Logo a seguir a este jogo polémico, começou outro! Porto-Marítimo também teve lances duvidosos: o golo de McCarthy é irregular. O árbitro auxiliar estava desatento e não viu um lance de fácil julgamento. Pouco depois, no golo anulado a Diego, McCarthy e Postiga estão em fora-de-jogo de posição mas penso que Postiga interfere no ângulo de visão de Marcos. Se bem que, creio que as recomendações da FIFA sejam deixar jogar desde que o avançado não toque na bola. No penalty de Postiga, não há grandes duvidas que o pequeno toque e Briguel é suficiente para desiquilibrar Postiga. Também se ajusta a expulsão por duplo amarelo.
Por fim:
Pedro Henriques no Braga-Sporting. Não sei se já o disse mas detesto Pedro Henriques. É o pior árbitro da Superliga, porque permite violência em campo e beneficia equipas demasiado agressivas. Como é possível Miguel Garcia não levar amarelo neste jogo? Teve 2 lances para tal (entrada ríspida no primeiro tempo e mão na bola no segundo). O puxão de Tello a Wender também foi visto por Pedro Henriques (na câmara por trás da baliza de Paulo Sants vê-se o árbitro bem colocado). Penso que o árbitro mediu a intensidade do puxão e mandou seguir. Custódio entrou duro sobre Barroso, não viu amarelo. E as entradas de Cândido Costa e de Jaime já no segundo tempo não mereciam amarelo? É que, no final, o único amarelo exibido foi a Niculae por tentar marcar com a mão. Ah, e é claro que, num jogo destes, é natural que Nem tente aproveitar para (tentar) dar uma discreta cotovelada a Niculae...

Comentários:
Jogo a jogo:
Dois penaltys por assinalar na luz (no lance do Lourenço recomenda-se a camara que apanha os jogadores de costas, afinal aonde estava o árbitro), e um mal assinalado - nenhum jogador mexe as penas sem mexer os braços... uma coisa é estar parado de braços abertos, os saltar de braços abertos. Ali, há um corte intencional com a perna e a bola ressalta para o braço, quando já nem vai para a baliza. Igualzinho ao do Beto, só que no do Beto ele pode dizer que não viu o corte (é preciso câmara lenta para se ver), ali até o Stevie Wonder viu.
DEpois no Dragão, golo mal validado, compensado com golo mal anulado. Ou não se conhece a lei do fora de jogo, ou andamos a brincar com a tropa.
Em Braga, penalty não assinalado a favor do Braga (falta de Tello sobre Wender) e penalty não assinalado sobre Pinilla. O primeiro penalty mudaria tudo. Tb não gosto de Pedro Henriques. Tem a mania de deixar jogar para lá do aceitável. A sua única virtude é ter um critério - se passou o jogo todo a não marcar faltas como aquelas fora da área, tb não as marcou lá dentro. Sem querer defender Tello, qualquer pessoa habituada a jogar à bola, sabe que pauta a sua actuação por aquilo que o árbitro deixa fazer (erradamente - era penalty e tinha que ser marcado).
 
Mas Pedro Proença teve envolvido em alguma polémica ? Isto falando de jogo em que tivesse arbitrado, e que tivesse errado.
E quem é mais honesto ou desonesto consoante a perspectiva?? Aquele que frontalmente assume a sua preferência futebolista? Ou aquele que diz que torce pelo clube da terra??!!
 
Espero que não tenha sido o Zizou a contar-te isso...quanto aos árbitros e às suas cores clubísticas, e relativamente a Pedro Proença, só tenho a dizer uma coisa: o facto de ter chegado tão rápido à Superliga não se deve a ser ou não ser do Benfica: deve-se a um de dois facores: reconhecimento da sua capacidade ou padrinhos influentes. Juro que ainda não percebi qual dos dois é. Até já cheguei a pensar que fosse uma mistura dos dois...
Quanto ao benefício ao Benfica...esquece!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!