quinta-feira, maio 05, 2005

Mourinho_2

Mourinho é um fenómeno. E todos os fenómenos precisam de ser estudados. É isso que procuro fazer com ele.
Vejo hoje em dia uma febre em torno do Chelsea como não cheguei a ver pelo Barcelona de Robson com Couto, Baía e Figo (numa altura onde não haviam tantos jogadores portugueses por essa Europa fora). É que na altura Figo não "concorria" para melhor do mundo como Mourinho concorre agora.
Por isso (e por muito mais), foi com alegria que vivi a vitória do Liverpool. Não gosto de ver portugueses que sempre chamaram Mourinho de arrogante e que agora até já dizem que é um orgulho ele ser português e querem que ele ganhe títulos...mas sou o primeiro a reconhecer que Mourinho é o melhor. Porque já o provou com títulos e com futebol. Neste momento, é o melhor porque o seu futebol é letal e cínico. Sempre disse que só uma equipa mais cínica que o Chelsea a poderia eliminar. Pensei em Milan e Juve, mas foi o Liverpool (que eliminou a Juve) que o conseguiu. Benitez avisou que...à quarta seria de vez e Mourinho iria perder. E perdeu mesmo.
Na análise ao encontro, Mourinho disse que a melhor equipa perdeu e foi injusto. Injusto foi a bola não ter entrado e ter sido golo, isso sim é injusto! Agora quem viu o Barça-Chelsea disse o mesmo que Mourinho disse agora. A diferença é que, na altura, Mourinho disse o seguinte:
“Foi um jogo magnífico, emocionalmente incrível. Mas a realidade é o número de golos marcados. Nós marcámos cinco e o Barcelona apenas três [foram quatro...]. Essa diferença mostra que, nos 180 minutos, fomos a melhor equipa”
Ora, o Liverpool, segundo a teoria de Mourinho, também foi melhor: a realidade foi o numero de golos marcados.

P.S. - É esta falta de coerência em Mourinho que eu não gosto. Porque ninguém a assume que ele é incoerente e porque quem é o melhor tem de saber que, mesmo perdendo, continuará a ser o melhor. Não precisa de se justificar...

Comentários:
Por acaso era um post que queria escrever, mas já estou tão farto de ouvir falar no homem, que pensei: "Chover no molhado?".
Mas queria analisar a coisa por outro prisma. Vi o jogo com alguma atenção, e cheguei a uma conclusão: Mourinho e os seus rapazes não estavam preparados para a partida. Entraram mal no jogo e isso foi fatal.
O Liverpool estava super organizado: 4 defesas com funções bem definidas, Carragher imperial na marcação ao ponta e Hippya a sobrar. No meio campo, com unidades a menos o Liverpool venceu porque estava mais organizado. Tinha Hamman e Bysca mais recuados e Gerrard a jogar à sua frente num raio de 10 metros (Excelente capacidade técnica, que lhe permite executar passes com enorme facilidade - pôs aquilo tudo a mexer). Depois Riise, Luís Garcia nas faixas, com Riise a descer de vez em quando para aligeirar a inferioridade numérica , e Baros sempre móvel na frente. O Chelsea tinha tudo para explorar isto, etudo o que precisava era tirar partido de Geremi (é por norma muito ofensivo, terça parecia que tinha ordem para pastar) para repôr a verdade dos números no local de todas as decisões. Mas para além disso, aquele meio campo era um mar de confusões. Makelele, nunca estava com Gerrard (penso que essa era a função de Tiago), logo, estava ali como bombeiro (o que fez muito bem, é um excelente jogador) mas... tacticamente era... uma unidade sem necessidade (gostei da rima). Com Tiago, Lampard e Joe Cole no meio campo, nunca se percebeu a função do tuga... A de Lampard percebeu-se que era fazer tudo - Errado! Era o primeiro a pegar no jogo, tanto descaía à direita como à esquerda, como era o mais avançado... Parecia uma equipa de futsal, com demasiadas trocas e ninguém percebia onde jogava quem. Depois Gudjonsen, tanto era avançado como trocava com Joe Cole e era médio, só que aparecia sempre como homem mais avançado do meio campo e não aparecia ninguém no sítio de onbde saía Joe Cole (tb ele um saltimbanco...) - Confuso??? Pois é, eu tb fiquei.
Penso que o Chelsea sentiu a falta de Duff, ou de alguém que pudesse ser mais móvel no meio campo do que Tiago. Claramente não era o homem de que o Chelsea precisava para este jogo.
Depois o pó assentou, o Chelsea lá entrou no ritmo, mas aqueles primeiros minutos foram fatais. O Liverpool saíu do balneário a disparar, e o Chelsea foi apanhado a dormir. As grandes competições decidem-se em detalhes... Mourinho sabe isso melhor do que ninguém, porque já ganhou muitas no detalhe. Era isso que gostava de o ter ouvido dizer.
Já agora, e ~para que não se diga que só aqui é que se falha na arbitragem: Serei o único que acha que Petr Cech fez falta sobre Milan Baros no lance que dá golo, e que essa falta era passível de cartão vermelho, e que não havendo lei da vantagem no penalty (a não ser que o remate desse golo) foi mais fácil para o árbitro decidir que era golo para não estragar o jogo? Má decisão, que poderia ter tido influência no resultado...
 
Acho que pela 1º vez, Mourinho terá sentido saudades de Portugal! Terá ele pensado: "Volta Olegário Benquerença!! Isto com ele ( e respectivo auxiliar) não teria acontecido!! Jamais o golo seria validado!!
Quanto ao resto, não acho que tenha sido incoerente. E comparar os jogos com o Liverpool em comparacao aos que Chelsea fez contra o Barcelona não tem nada a ver!!! O Liverpool jogou como um pequeno que vai a casa de um grande! Defender, defender, defender! E depois teve a choriçada de fazer um golo (??)!
Ah!!! E essa análise tactica ao jogo!!?? Análise à Luis Campos!!
Granda maluco!!
 
Estás desatento... Início do jogo.

Mas já agora, gostava de ler como é que viste o jogo.
 
Não me recordo de ter visto o Chelsea atacar em Nou Camp mais do que o Liverpool o fez em Stamford Bridge. Sempre disse uma coisa: para se vencer uma equipa de Mourinho tem que se ser mais organizada e paciente que ele. Foi o mal do Barcelona que, a ganhar a eliminatória, foi para cima do Chelsea. O Liverpool ganhou (com um golo polémico) porque Benitez aprendeu com os erros cometidos nos outros jogos que disputou com o Chelsea este ano.
 
Gostava só de dizer uma coisa: mais uma vez, Mourinho cometeu um erro. Assinar com o Chelsea por 10 anos é não pensar bem a longo prazo. Mourinho não vai ficar lá 10 anos e sabe-o melhor do que niguém. Quando renovou com o Porto, também sabia que não ia ficar lá todo o tempo. Serviu para iludir as pessoas e...ganhar mais (quem o pode criticar por isso?). Ainda para mais, se ganhasse a Liga dos Campeões, os seus jogadores já teriam ganho (quase) tudo o que havia para ganhar e a motivação "à la Mourinho" caíria por terra. Vamos ver os efeitos deste casamento de longa duração...
 
Não Amigo!!!!
Quem cometeu o erro foram os gestores do Chelsea!
Mourinho foi inteligente! Vai ganhar mais algum!
Eu, se alguma estivesse á frente de um clube, jamais assinaria contrato com um treinador por mais de um ano!! Fosse ele quem fosse!
O futebol é o momento. E quando as coisas correm mal, o treinador está sempre protegido! E depois é ver clubes a pagarem a 2 e 3 treinadores o remanescente do contrato!
O facto de ter contrato com treinador, por muito bom que ele seja não significa nada! Quando querem sair, saem! Não há hipoteses! Mourinho é um de vários exemplos!
Assim tendo só um ano de contrato , financeiramente o clube fica sempre salvaguardado!
 
Concordo com o Carlitos. Ainda estou à espera da visão dele sobre o jogo de liverpool, no entanto. Acho que está a amadurecer as ideias, eheheheheheh. Só tenho pena de não lhe poder chamar nenhum nome pior do que Luís Campos (Pôrra, entraste a matar, fico sem resposta - não há treinador pior no mundo).
 
Ahahaaahaaahh!!!!
Por acaso não acho Luis Campos assim tão mau treinador! Só que foi daqueles que tenntou nitidamente colar-se à imagem Mourinho! Mas nitidamente! Na forma de falar com jornalistas, na forma de vestir, na forma de tentar lidar com os seus próprios jogadores. E perdeu-se!! Aquela já célebre explicação que ele deu, sobre a vitória alcançada na Luz fica gravada! O homem falou em diagonaism, transversais, longitudionais e sei mais lá o quê!! Que confusão! Tal como aquela análise! Mas jamais presentea intenção de ofender ao catalogar como uma análise à Luis Campos!
Quanto ao jogo: Um jogo que começa e se decide numa fase do jogo em que ainda não havia tempo para nada! Nada! Estes são por norma jogos muito tácticos e em os primeiros 10-15 minutos costumam um período em que ambas as equipas se "estudam" mutuamente. Em que não se arrisca. E se há coisa que Benitez nunca faz é arriscar. Quanto a mim, aquele golo (?) foi a sorte dele.
Sem Duff e Robben sem condições de alinhar de inicio (entrou tão mal!) , acho que as escolhas iniciais por parte do Chelsea foram bem pensadas. Não tendo o Liverpool muitos jogadores fortes no jogo aéreo (somente Hyppia, Baros, Carragher e Biscan), Mourinho pode arricar um pouco mais e optar por Geremi, o qual tem claramente outro talento comparativamente a Glen Johnsson. E a defender o nível é ela por ela.
No meio campo central, um triangulo invertido (daqui a bocado tb já eu pareço o Luis Campos!), com Makélele como elemento mais recuado, e á sua frente Lampard e Tiago. Ideia era estancar o meio campo do Liverpool (Gerrard, Biscan, Hamman e uma ajudinha de Rise) na luta pela conquista e posse de bola. Mais avançados, Cole e Gudjonsen, que ião descaindo para as alas e ajudando o meio campo. Gudjonsen, claramente sacrificado por esta táctica, era um elemento um bocado perdido na dinâmica apoio a meio campo, transporte de bola, apoio a Drogba. Cole claramente perdido. Mas Cole é assim mesmo. Tem aprendido imenso a nível táctico, mas é instável. E sem cultura táctica. Sem Robben ou Duff, mais do que nunca teria de ser o flanqueador que a equipa tanto precisa e com o qual está rotinada. Para quem já não tinha extremos e ainda por cima também afectada dos 2 laterais puros (P.Ferreira e Bridge) a montanha a escalar não era fácil. Mas perfeitamente possivel de alcançar!
Era um jogo á medida do Chelsea!
Mas surge o golo! Liverpool na caixinha, e Chelsea tem de fazer algo que não estava preparado para fazer tão cedo! O ataque contínuo!
A equipa NATURALMENTE tremeu! Tinham que tremer! Tudo por água abaixo! Em apenas 3 minutos!
Fundamentalmente, Makelele, sempre no apoio aos centrais, Tiago, sim, com um olho em Gerrard e ao mesmo tempo tentando atacar. Não é facil. Não é facil estar de olho em Gerrard. Menos fácil se torna quando a prioridade se altera e passa a ser de atacar. Tiago nunca foi um jogador de grandes preciosismos. Alias, Camacho estragou-o quando quis fazer dele um médio ofensivo. Com Mourinho voltou à base. Medio Centro com com dupla função. Apoiar o trinco e surgir nos espacos vazios no ataque. Lampard era dos 3 o que tinha mais liberdade. Mas esteve muito apagado. Tb nunca foi um virtuoso, mas nesse dia teve mal em quase tudo. No passe, no remate, na desmarcação. Deixou-se enliaar naquela teia de Biscan e Hamman. Cole, fora dela, andava perdido. Nem à esquerda, nem à direita, nem no meio ! Nada de nada. Gudjonsen, acho que fazia um pouco de Sá Pinto. Ou seja, um pouco de tudo! Grande caracter! Faltava quem transportasse a bola, quem flanqueasse. Mas era o que havia! E ainda assim bem ou mal, a espaços ia funcionando! O Liverpool, defendia, defendia,defendia! Chelsea tinha posse de bola, atacava mas raramente criou verdadeiro perigo. Mas criou!
E merecia pelo menos empatar!!
Concordo que foram os detalhes a decidir!! 2 detalhes! Um erro nada habitual de R.Carvalho e um erro do arbitro/fiscal!
E sim houve penalty (descarado!) antes!
E só não me alongo mais pq tenho de sair!!!
Um dia destes conto resto!!
Ahaahahah
 
ahahahahahahaha. Bem granda jogo!! Teve para aí 210 minutos!! Esse é um relato à Vítor Manuel, lol.
Parece que a tua visão não foi tão diferente da do "Luís Campos".
1- Tiago para marcar Gerrard, mas não deu
2- Makelele no apoio aos centrais, que sendo 2 só tinham que se preocupar com Baros
3-Joe Cole em todo o lado e em lado nenhum.
4- Lampard a ter de fazer de tudo.

Resolvia-se simplesmente com o Makelele a encostar no Gerrard, e o Tiago a ir para casa ver o jogo com o Camacho. O Chelsea ganhava metros... muitos metros.
 
Makelele a marcar Gerrard???!!
Não man!! Nunca!!
Makelele é jogador para marcar á zona, tapar buracos! Não o tirem daquele raio de acção! É fabuloso para fazer as dobras, ocupar espaços. Não para andar a seguir ninguém!
Quanto aos centrais, tinham de se preocupar com Baros e com .... Garcia!! Esse tb conta!!
O facto de o rendimento do jogador A, B ou C não ter sido positivo, não invalida que a tactica, a estratégia fosse má!! Nada disso!
É nesse ponto que discordamos!
Tiago não é dos mais móveis, mas é não anda muito longe! Se há coisa que ele tem de bom é a capacidade de aparecer vindo do .....nada!!
Médios centros (bons) com grande mobilidade??! 2 mãos chegam para os contar!!
 
Vi o jogo como não gosto de ver: no café, e ainda por cima, teoricamente a estudar! Portanto a análise táctica não pode ser alongada. É lógico que, a partir do golo (e mesmo antes), Makelele tinha que pegar em Gerard. Porque se não, não está lá a fazer nada. 2 centrais para Baros (ah, Ricardo Carvalho esteve mal menos para a imprensa portuguesa) e Makelele a preencher o espaço de Gerard. Se o homem recua e solta nas alas, Makelele acompanha o lateral. Faça jus à fama. A opção Tiago foi normal: Mourinho foi jogar para o 1-0 ou 1-1 e gosta de 3 unidades no miolo. A opção Geremi não foi muito boa para a segunda parte: se tem físico para aguentar Riise que Johnson não tem, acaba por não ter qualidade a subir (pela ala). E não desiquilibrou. Galas idem porque não tinha apoio do extremo e o Liverpool com as suas duas linhas de 4+5 lá fez o jogo que tinha que fazer. O tão propalado autocarro que tantas vezes o Mourinho pôs em frente à sua baliza no final dos jogos da 1ª volta (na 2ª volta já não foi preciso porque o modelo de jogo já estava interiorizado por todos) resultou para Benitez que até arriscou! Quando tirou Hamann e pôs Kewell!!! Isto não é arriscar?
 
Eh ó carlitos... Para o Garcia tá lá o Gallas. Essa é de algibeira.
Dobras a quem? para quê? Se já há um homem solto para isso... havia médios centro defensivos a mais. E não disse que tinha que ser um médio centro... pedi algúém mais móvel.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!