segunda-feira, maio 02, 2005

Estrelinha

Sentei-me para ver o jogo entre dois candidatos ao título. O jantar fez-me chegar um pouco mais tarde, e quando liguei a telvisão, pensei: “Está tudo doido?”.
Olho para a equipa do Braga, e vejo Jesualdo Ferreira inventar centro campistas, mantendo Jaime no banco. SE o Braga já ia passar dificuldades óbvias, decorrentes da ausência de dois titulares do meio campo, e da primeira opção para substituí-los, muito pior ficou com esta opção. Esteve mal o professor.
Olho para a equipa do Sporting e esfrego os olhos: Jogo entre candidatos, importantíssimo para definir algumas coisas e Peseiro tem o seguinte banco: Liedson, Douala, Rochemback, Pedro Barbosa e ainda disse a Rui Jorge para ir ver o jogo ao pé do Dias da Cunha (imagino a discussão: “Se não ganharem todos os jogos...” ; “Que disparate presidente...”). Se a isto juntarmos as lesões de Rogério e Carlos Martins, chegamos à conclusão que a faltava em campo o núcleo duro (até Polga, que mesmo em baixo de forma, tem sido dos mais utilizados). A decisão ficou nas mãos de quem tantas vezes fica à sombra das estrelas. Peseiro voltou a usar a famosa estratégia do Penafiel, e que tão bons resultados trouxera. Não lhe quero chamar burro velho (até porque é jovem) mas parece que não aprendeu.
Tive vontade de me ir embora, defraudado que me sentia: “Não tinham sido estas equipas a colocar os respectivos clubes nas situações em que se encontravam”.
O jogo ressentiu-se destas condicionantes, e nada teve daquilo que era esperado. O Braga teve uma chance com Candido Costa, pouco mais de perigo se viu, até que Pinilla fez jus à alcunha (Pinigol), ele que até esta semana só tinha feito jus ao seu primeiro nome (Mau...rício). Peseiro ficou satisifeito, o Sporting venceu bem (embora por números exagerados), os críticos como eu meteram a viola no saco, e de uma assentada:
1- Peseiro comprovou a profundidade do plantel do Sporting
2- Sobrecarregou apenas Custódio e Enak (Ricardo, por ocupar um posto específico, não está tão sujeito a cansaço físico).
3- Ganhou um plantel, e mostrou à equipa que confia em todos.

Foi audaz, a sorte protegeu-o. Se usasse um chapéu, já lho teria tirado... Mas se usasse um chapéu, tb já lho teria atirado aquando do início do jogo. Parabéns pela coragem, e por ter provado a veracidade da seguinte expressão: “De génio e de louco, todos têm um pouco”.

Comentários:
Quem arrisca e petisca é o maior. Quem arrisca e não petisca é o pior. Peseiro é assim: há já algum tempo que faz esta gestão e chegou a esta fase a lutar em 2 frentes (só não continuou na taça pela lotaria dos penalties). O sistema que utiliza é arriscado: a defesa está muito exposta, os avançados caem demasiado nas alas, passando muito tempo fora da zona de "acção principal". Mas tem resultado! Quem viu o jogo com o Newcastle, AZ e Braga chega à conclusão que tem tido a estrelinha, como tu próprio referes. Os seus adversários falharam golos escandalosos enquanto que o Sporting foi eficaz (ofensivamente falando). A rotação do plantel foi em demasia mas só aconteceu porque o Braga estava fragilizado (e Jesualdo fragilizou-o ainda mais). Não tirando mérito ao Sporting (porque o tem), se o seu adversário for eficaz, torna-se muito difícil ao Sporting batê-lo porque está cansado e o meio campo um pouco partido.
 
Eu não me sentei para ver o jogo. Deitei-me. E assim que vi a equipa do Braga, foi como se tivesse ficado paralisado! Jaime no banco! Candido Costa a Titular!! P.Sérgio na bancada!! Jesualdo digno, não de levar com um chapéu nas fussas, mas sim com um taco de basebol! J.Luiz no meio campo!!
É por estas a por outras que Jesualdo não é treinador para um grande. Quase sempre inventa em jogos decisivos, e muda a estrutura habitual. Já estava desfalcado, e com as invenções ainda pior ficou! Burro!!!
Depois olho para o 11 do Sporting. Contente por um lado, mas MUITO desconfiado pelo outro.
Concordo em absoluto com uma rotaçaõ de plantel, quando existem alternativas minimamente à altura. É claramente esse o caso do Sporting no seu meio campo. Muitas e boas opções. Acho que se fizesse um inquérito sobre qual o melhor quarteto de meio campo para titular, em 10 inquiridos, 6 a 8 seriam as diferentes opiniões. Já agora aqui fica a minha opiniao para o melhor meio campo do Sporting numa perspectiva de losangolo: Custodio; Moutinho e Roca; H.Viana.
Lá na frente, Douala e Liedson andam da rastos. Audaz dirão uns, louco dirão outros. Eu chamar-lhe-ia, atrevido e um bom gestor. Pessoalmente abdicaria apenas de um deles (Liedson ou Douala) e no meio campo talvez não tivesse posto H.Viana e Tello em simultaneo. Mas melhor que ninguém, Peseiro e a sua equipa técnica sabe que os seus jogadores não podem com as pernas, pelo que entre a ter os nomes no relvado, preferiu optar por quem esta em melhores condições. Teve sorte ( e uma ajudinha extra), mas lutou por ela e ganhou alguns jogadores e outros que se julgavam impriscindiveis se calhar agora ficaram a pensar 2 vezes.
Claro que se o Sporting não tem ganho, a esta altura ainda andava a correr em direcção a Coruche com a Juve Leo atrás.
Uma nota: Em relação a Trappatoni, Peseiro é claramente um génio! Até Peseiro consegui perceber que um Guarda-Redes não fica assim tão desgastado quanto isso que precise de descançar!! É que a Velha Raposa consegui usar esse (estúpido) argumento quando primeiro resolveu pôr Quim no banco e agora (infelizmente) lhe devolveu a titularidade!
 
Começo por "dizer" que este comentário era suposto estar anexo ao post da Superliga, mas por razões que desconheço não sou capaz de ali escrever! Alias, eu até escrevi, mas não aparece!! Cencura Editorial??!!
Em relação ao comentário em si da Superliga, pouco ou nada terei a dizer pq acho que na realidade Vantunes fez um comentário quase perfeito!! Quase!
Apenas um senão!!
Quando afirma que "contra os grandes o Sporting não vacila"!
Assim de repente fiquei baralhado!!
Será que o FC Porto já não é considerado um grande!!!!!!?? É que no Estádio do Dragão, o Sporting só encaixou 3 batatas!
3 a ó!!! Ou então o meu conceito de vacilar está desvirtuado! É isso Van´s!!?? Eheehheehe
Vacilo ou não diga-se também de passagem que em Alvalade e perante o Braga o Sporting também não ganhou..........
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!