terça-feira, maio 10, 2005

Estrada para o Título

Não há grandes dúvidas: É a segunda circular.
11 anos depois o derby da segunda circular decide o título (ou não...). Chegamos ao jogo decisivo com algumas dúvidas, sobre o que poderá acontecer e o que poderemos esperar de cada contendor. Antes de mais, com o empate de Domingo, o FCP retirou uma grande pressão que poderia haver sobre este jogo e que basicamente se traduziria no seguinte: Teria de haver vencedor – era óptimo para o espectáculo.
O Benfica chega a este jogo atrás do Sporting, e a ter obrigatoriamente de vencer este jogo. Qual a melhor abordagem que o Benfica poderá adoptar? O Benfica é a melhor equipa em portugal nos lances de bola parada. Tem jogadores que batem bem os lances (bolas tensas) e jogadores que se elevam bem no meio de adversários para finalizar. E curiosamente isso vai de encontro à grande fraqueza do Sporting – o jogo aéreo. Conseguirá o Benfica fazer das fraquezas, força? Como assim? É simples. O Benfica não tem um grande ponta de lança (é óbvio). Não tem alguém que por si só possa por completo desbaratar a defesa leonina (neste particular, já nem o SCP o tem), logo Trapatonni só tinha a ganhar com a entrada de Karadas (riam-se, mas é assim mesmo) e com o bombear de bolas para a área de Alvalade. Polga e Ricardo falham muitas vezes por jogo... É mais provável Karadas aproveitar essas deficiências aéreas do que Nuno Gomes (a não ser que os erros sejam daqueles de palmatória... aí Nuno Gomes tb serve). O Benfica tem de abdicar de Assis. Ou então aumentar exponencialmente o seu rendimento. Precisa de apostar em Bruno Aguiar, mas não para defender. E não vale a pena ao Benfica querer fazer tudo depressa. O Benfica tem de ser fiel ao seu estilo. Ganhar vantagem nas alas para cavar faltas e apostar tudo nos lances de bola parada. Se eu tenho uma mina de ouro inesgotável, para quê procurar empréstimos bancários?
Quanto ao Sporting... O Sporting vê-se na surpreendente posição de poder empatar o jogo. Ou seja, isto é mau. Basta ver o historial desta superliga. E é mau porque o Sporting vai certamente abordar o jogo na expectativa (toda a gente o espera, e o contrário seria golpe de mestre). Vai esperar para ver no que dá. E isso poderá ser suficiente para o Benfica se adiantar no marcador (aposto que a haver golos e se o SCP adoptar esta postura, repito o primeiro a marcar será o Benfica). Não vai levar o jogo ao Benfica (até a sua própria condição físisca desaconselha isso mesmo). Terá o Sporting capacidade para ser calculista? Não o tem demonstrado. É muito melhor quando corre atrás do prejuízo, portanto o que vale para o Benfica tb vale para o Sporting – jogue na sua mina de ouro. Recolha a bola, troque-a para a frente, cruze o posicionamento das suas unidades, e espere que Liedson apareça (ah, desta vez não dá), digo que Pinilla apareça. O Sporting é um mar de interrogações à entrada para este jogo:
1- Quem está em condições de jogar?
2- Esperamos pelo Benfica?
3- A sério que podemos empatar?
4- Mas nós sabemos jogar para isso?
5- Era mais fácil estar no prejuízo...
Portanto a primeira questão que se lança em semana de título é: Que atitude terão Benfica e Sporting?

Comentários:
O jogo mudou. As estratégias muduaram. Benfica terá necessariamente de ter as redeas do jogo, ter a iniciativa. Sporting poderá fazer aquilo que tanto gosta e tao bem faz: a circulação de bola.
Ao contrário do que li até agora, sou da opinião que mais do que nunca, Nuno Assis (que tem estado fraco) tem de jogar de inicio este jogo. Passo a explicar.
O ponto forte (fortissimo) do Sporting é o meio campo. Apresenta aquilo que na prática muita vez acabam por ser 4 medios centros (Custodio, Roca, Viana, Moutinho) ainda que 2 em missoes ofensivas acabem por ser medios interiores. Viana para a esquerda e Roca / Moutinho para a direita. Mas isto mais em desdobramentos ofensivos. Qualquer um dos 4 são jogadores com boa / forte (Viana será o menos capacitado) capacidade defensiva. Capacidade essa , talento esse que quase sempre lhes permite controlar / manietar o jogo a esse belo prazer. Até pq muita vez estão em superioridade numérica no meio campo. Repare-se que Sporting tem por norma dificuldades contra as equipas que povoam (e de que sobremaneira!) o meio campo, e que brilha contra as equipas de maior dimensão (Porto, Benfica, Feynoord, Newcastle - Boavista é excepção pq são mais que as mães naquele meio campo e ai GRANDE mérito do Sporting) pq na realidade perdem sempre a luta a meio campo. E quem controla o meio campo, quem tem a posse de bola, e jogadores com a qualidade de toque de bola que o Sporting tem (e depois com Liedson na frente!!) a estrada para o sucesso é ja ali!.
De maneira que apostaria em Nuno Assis para fazer a ligação meio campo-ataque, ajudar Manuel Fernandes e Petit na luta pela conquista da posse de bola, criar desiquilibrios e em situações ofensivas obrigar ao recuo de Custodio fragilizando a linha média do Sporting. Isto pq sendo N.Assis bastante móvel não estou em crer que qq um dos centrais ( o que sobra - o outro estará mais com N.Gomes) suba para a marcação.
Sobram Roca, Moutinho e Viana. À partida, 3 para 2 (Petit e M.Fernandes. Poderá acontecer essa sopremacia do Sporting, mas acredito que correrá extremos riscos ao deixar Geo com Rui Jorge (espero que Paito - gosto muito desse puto, ainda que tenha algumas lacunas defensivas sobretudo dando muito espaço nas costas) e sobretudo se dão espaço a Miguel para subir (Viana ou ta no meio e ai ficam 2 para 2 ou marca Miguel. E depois tb há Simão com M.Garcia/Rogério. Claro que Miguel se Douala jogar não se pode por em grandes aventuras.
Nunca Bruno Aguiar!! Nunca!! Bruno Aguiar só de for para defender uma eventual vantagem.
Karadas é para entrar em fase de desespero. Não de inicio. O futebol aéreo (aliás a defesa do Sporting) é o ponto fraco dos leoes. Mas isso por si só não justifica a entrada de Karadas de inicio!
Acho que Benfica tem de entrar confiante, "mandão" , mas sem correr riscos parvos.
Sporting não tem Liedson que para um jogo desta natureza estaria como peixe na agua.
Quem ganhar este jogo, claramente merece ser campeão. Um potencial campeão em igualdade pontual , ficará sempre um amargo na boca para qq um dos dois clubes sobretudo para o não campeão.
Meu prógnóstico?? 2-1 (Luisão e Geovanni - H.Viana)
 
Precisamente porque o meio campo é o ponto forte do Sporting e a meu ver, uma menos valia para o Benfica (por um sem número de razões) é que a estratégia do Bemfica tem que passar por ter a bola o menos possível nessa zona do campo. Com Nuno Assis isso não acontece. Com o Aguiar talvez o Benfica ganhe capacidade de passe e de bombear bolas. Afastar o jogo do meio campo é o grande desafio do Benfas. Mantê-lo lá é ir de encontro ao ponto forte do Sporting. A jogar como tem jogado o Benfica não vai lá. Tem de apresentar nuances, explorar, pensar e alterar a sua forma de actuar. Tem de pensar em função de um adversário que neste momento é futebolísticamente mais esclarecido (não digo mais forte, é preciso que se veja - o físico também conta). Karadas (como Paulo Almeida no jogo da primeira volta seria - e viu-se) é fundamental para o Benfica.
Ainda nãqo falo muito do SCP porque estou à espera de desenvolvimentos sobre quem está bem e quem não está.
Terá Trap a coragem de pensar e não apresentar um mesmo 11 só porque "é assim que temos jogado, não há razão para mudar" - Há muitas razões, há pelo menos 4 e estão todas no meio camp do Sporting. O Benfica´até tem extremos com boa capacidade técnica (leia-se recepção e controle de bola em corrida)...
 
Vans, temos visões diferentes a nivel estratégico.
Sporting é fortissimo com bola. Já a luutar pela conquista da mesma não é nada de especial.
Por Bruno Aguiar, encurtaro espaço ofensivo do Benfica em 20 metros. É também permitir que Custódio não tenha tantas preocupações defensivas, permitir que o mesmo pressione mais alto e com issto o próprio Roca ou Moutinho tb esteja mais subido e com menos preocupações defensivas.
Nuno Assis dá mais profundidade, tem maior criatividade, combina bem com Simão e Nuno Gomes.
Mas independentemente de tudo, são concepções tácticas diferentes.
Quanto aos 11 iniciais em termos de disponibilidade, são de facto tudo conjecturas. Em relação ao Benfica parto do principio que N.Gomes e M.Fernandes recuperam.
Faço o mesmo relativamente aos jogadores do Spotas, como por exemplo Rochemback.
 
Pois é...11 anos depois...o sonho benfiquista está a uma vitória frente aos rivais de sempre. Mas parece que nunca foi tão dificil consegui-lo. Isto porque o Sporting é mais forte (melhor a ver vamos)! Mais forte no meio campo, mais forte em jogos grandes, mais forte psicologicamente. Mas isso não chega: viu-se na taça. Foram melhores, deram show de bola, mas não chegou para ganhar.
Quando à táctica do Benfica, Nuno Assis baixou a qualidade do seu jogo por 2 razões: avançou no terreno, encostou mais ao ponta-de-lança e meteu na cabeça que é o criativo da equipa e precisa de adornar com pormenores deliciosos. Mas Nuno Assis só é preciso para uma coisa: possibilitar a Geovanni e Simão receberem a bola (em condições!) um pouco mais à frente. Daí ter que jogar um pouco mais recuado do que o habitual. Quanto a Karadas, se a solução do Benfica passa por ele, mais vale entregar já as faixas de campeão ao Sporting. É alto, mas não ganha os lances no ar. É forte mas faz falta para conseguir algo. Esqueçam Karadas e lancem Delibasic (se Nuno Gomes não puder). É desconhecido da defesa leonina e pode ser uma arma. A aposta Bruno Aguiar foi a aposta da taça e não surtiu muito efeito. Mas acredito que também possa ser útil, equilibrando a luta a meio campo e desde que os extremos recebam a bola mais à frente.
O 11 do Sporting só muda nomes porque as funções estão definidas. Ser Pinilla+Douala ou Sá Pinto+Pinilla ou Polga-Beto em vez de Beto+Enak, muda a nível da qualidade individual, mas não da forma de se apresentar estruturado.

P.S. - vantunes, se Paulo Almeida não tem qualidade para jogar na Superliga, como pode ter feito falta no jogo da primeira mão?
 
Porque o facto de..., raramente implica que...

Ou seja, por outras palavras, uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Era importante porque o Benfica pecisava de mais uma unidade defensiva para aquele jogo, e só podia ser Paulo Almeida (não havia mais). Era mais um corpo no sítio certo. Conjunturas. Por exemplo, para este jogo a sua falta de qualidade notar-se-ia a dobrar.
Prof., a entrada do Aguiar não implica um Benfica mais defensivo, implica um benfica diferente,e como diz o Kramer com os extremos a receberem a bola na frente, sem terem que se meter na boca do leão (que é como quem diz, o meio campo). Aguiar, a meu ver tem uma maior qualidade de passe longo que o Assis (que para mim´até é melhor jogador, claramente). E se a bola chegar lá à frente, longa e pelo ar, podes ter a certeza que o Peseiro diz ao Custódio para ter cuidado com as costas dos laterais porque não vai querer arriscar o Beto a fazer isso e o Polga sozinho na área. É o jogo psicológioco. Mas não penses que não entendo o que dizes. Aliás, penso que ambos dizemos que o Benfica precisa do mesmo, mas não tenho grandes dúvidas que face às virtudes e defeitos do adversário, esta é a melhor maneira de o obter - Senão, as equipas jogavam sempre da mesma maneira.
Para o sempre perspicaz e delíngua afiada Kramer (tava a ver que nunca o picava), o Paulo Almeida é claramente uma incógnita. E o que quis dizer quando respondi ao Peso Pesado foi que era complicado dizer que o Sporting tinha errado na contratação de jogadores que já contribuíram e fizeram a diferença (num momento ou noutro - e no caso de Hugo, antes que batam no ceguinho, foi na época do Boloni - a segunda. A primeira que jogou regularmente a central, e bem. Foi um bom tapa buracos), quando o Benfica tinha lá alguns que nem eram suficientemente bons para jogar (e falei no Benfica porque ele disse que o SCP era o pior nesse aspecto). Portanto esses sim seriam indignos. Mas não conheço as qualidades deles, se calhar até são bons.
 
Ahahahahah:
Spotas, por oposição a Benfas é delicioso Carlitos. lol, tens que trabalhar isso.
 
Caro amigo Vantunes, posso ser perspicaz mas raramente estou de lingua afiada :-)
Não serei eu a defender o Paulo Almeida, não lhe revejo qualidade nenhuma. É lento, passa a bola fraca o que adormece o jogo, não se posiciona especialmente bem, enfim, é um gordo que um dia sonhou jogar futebol. Por isso, prefiro ter 3 unidades no meio campo em que possa estar lá. E foi o que aconteceu nesse jogo (Petit estava lá atrás, M. Fernandes e B. Aguiar um pouco mais à frente). Se fosse hoje, não tenho duvidas que Trappatoni punha Bruno Aguiar "lá" e Petit e Manuel Fernandes um pouco mais à frente. Por isso Paulo Almeida não era preciso nesse jogo. Só isso. O que fez falta ao Benfica nesse jogo (para além de mais 45 coisas) foi a falta de rotina entre os 3.
 
Então eu digo, ao melhor (pior) estilo de Mourinho: Jogava com Paulo Almeida, controlava o jogo, frustrava o Sporting e acabava por ganhar.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!