quarta-feira, maio 04, 2005

Ausências_1

Já sabemos que este ano os grandes podem-se queixar (uns mais, outros menos) das ausências por lesão de vários jogadores influentes. Maniche, Nuno Gomes, Custódio, Miguel, Beto e Nuno Valente são alguns exemplos. A questão aqui é, na recta final do campeonato, e com ausências importantes de cada vértice do "triângulo do título", é curioso de perceber a forma como cada equipa pode depender (ou não) de jogadores-chave. Senão, vejamos:
Benfica - Nuno Gomes está fora de combate e não parece ter substituto à altura: Karadas não chega, Mantorras não pode, Delibasic não conta. Manuel Fernandes anda queixoso, mas Bruno Aguiar não o substitui mal. Simão está de rastos e não tem quem o substitua.
Sporting - Rogério, Enakharire, Carlos Martins, Pinilla estão fora de combate. Douala está a meio gás. A vantagem de Peseiro (rotação do plantel tem sido efectuada) disfarça a desvantagem das lesões.
Porto - Costinha, Nuno Valente e Maniche estão lesionados e não jogam os próximos dois jogos fora. Leandro já está mais ou menos integrado, Ibson está a ser peça importante no meio campo e Raul Meireles já parece entrar nas contas do 3º treinador da época.

O que se nota é que o Sporting, neste momento, é o mais fustigado pelas lesões. Mas, dado o melhor plantel e a sua razoável gestão de Peseiro, tem mais opções para resolver os problemas a curto prazo. Já o Benfica tem a ausência de Nuno Gomes e parece que não há mais ninguém disponivel (Mantorras não dá para um jogo inteiro)...

Comentários:
Lesões ao longo de uma época todos os clubes têm. É inevitável. Uns mais do que outros, e por vezes com alguma responsabilidade directa fruto de uma má preparação da época. Noutros casos essas lesões surgem como consequência normal de um desgaste fruto dos muitos jogos consecutivos. É o caso do Sporting. Quando a partir da segunda metade da época, e se está a lutar em duas ou mais frentes é muito complicado não surgirem esse azares. Veja se o caso do Chelsea. E muitas das vezes tantas baixas dão cabo de um objectivo que á partida tinha tudo para ser bem sucedido.
No Sporting, numa fase decisiva da época, o azar bateu à porta e de forma repentina Rogério, C.Martins, Enak e Pinilla foram para o estaleiro. E se calhar mais não surgiram pq Peseiro tem feito um trabalho inteligente nessa gestão dos recursos que tem à sua disposição. É também (se não estou em erro) aquele que tem um plantel mais numeroso. Se calhar até numeroso demais e com as respectivas consequências a nível financeiro. Recordo que tem 3 laterais direitos (Rogerio, M.Garcia, M.Sergio) e avançados ás paletes (Liedson, Pinilla, Mota, Niculae, Sa Pinto, Douala). Acho que com um qualquer Trappatoni como treinador, o Sporting já teria tido Liedson, Rochemback, lesionados. Mérito aqui de Peseiro. Bom trabalho.
No Benfica, em Novembro, Dezembro e principios de Janeiro, foi o caos em termos de lesões. Mas o azar não explica tudo. Muita culpa de Trapatonni nas lesões de Miguel (absurda) e Petit. Recordo-me particularmente do jogo com o Belenenses (goleado por 4-1) em que Miguel, Luisao, R.Rocha, Geovanni, Nuno Gomes e Mantorras ficaram todos de fora por lesao.
Depois penso em Simão. Nem quando está a ganhar por 2 ou 3, tem direito a descançar. Anda à meses a jogar com um hérnia mas nem assim o velho burro o tira para descançar. Se algo acontece não será por azar. Será por incompetência!!
Já o Porto tem sido ao longo de todo o ano fustigado por lesões. Se Benfica e Sporting tiveram fases delicadas mas apenas a espaços, já o FC Porto tem sido quase uma constante. Maniche e Nuno Valente tiveram mais tempo no Dep. Médico do que no relvado. Costinha tb teve problemas e voltou a lesionar-se. Ta de fora até ao final da época.
Entre o deve e o haver , tb aqui o equilibrio é grande.
A qualidade do plantel no global fará a diferença. E as vezes onde menos se estaria à espera, surge o factor desiquilibrante. Pinilla, Mantorras e Postiga já o fizeram mais do que uma vez.
 
Quanto ao número de jogadores -Sporting 25, Benfica 24 (se não contarmos com o terceiro GR, que de certeza deverá haver) e Porto 24 (se não contarmos com Bruno Gama e Paulo Machado, que até já foram titulares).
Mesmo com 25-24-24, quais são as consequências financeiras do salário do Tiago? Se houve consequências foram desportivas...
O Sporting teve sempre ao longo do ano 3 ou 4 lesionados e alguns bem importantes... Esteve grande parte do ano sem Beto, Roca, Enak (desde o jogo com o Porto), Carlos Martins (desde o jogo com o Moreirense em casa que está lesionado, e desde então limitado) e Douala que a seguir ao jogo com o Benfica foi operado, e desde que regressou (6 semanas depois) não faz mais do que 60 mins (e muito a custo)... É duro. Mas é um reflexo do calendário competitivo.
Mesmo assim, o mais fustigado tem sido o FC Porto... Que raramente teve as suas pedras chave todas operacionais.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!