segunda-feira, março 21, 2005

Superliga_27

Era uma jornada interessante com o clássico Sporting-Porto a fechar uma jornada onde o Benfica também tinha um jogo interessante: a visita a Setúbal. Comecemos por aí:
O Setúbal começa melhor e tem 2 chances de golo. Um erro defensivo leva à expulsão de Veríssimo. O jogo vira e o Benfica cresce. Marca num golo feliz e José Rachão encolhe-se (Meyong por Binho). Trappatoni agradece, mantém-se fiel ao princípio do "risco mínimo" e consegue chegar ao 2º golo por Geovanni, também num lance feliz. Vitória importantíssima e a garantia de mais uma semana de liderança. A fechar a jornada, o Sporting recebeu o Porto e venceu 2-0. Sem brilho, nem chama, mesmo com vantagem numérica, o Sporting fez um 2º tempo muito calculado (algo pouco habitual em Peseiro). Até a substituição de Niculae foi congelada. O Porto de Couceiro sofreu as 2 primeiras expulsões. McCarthy e Seitaridis deixaram o conjunto (ainda) mais fragilizado. Os azuis e brancos não conseguem actuar como equipa, apesar da solidez defensiva. O problema é que McCarthy, Quaresma, Diego e Fabiano só pensam neles mesmos e são jogadores demasiado egoístas. Os outros candidatos ao título (são? não são? são? não são?) empataram mas souberam recuperar de desvantagens. Braga e Boavista ainda demonstram força e poder, argumentos válidos para este final de campeonato. O Bessa vai ferver daqui a 15 dias com a visita do Sporting...
No fim da tabela, Académica e Estoril venceram jogos importantíssimos. As 2 equipas encontrar-se-ão na próxima jornada e quem vencer terá argumentos suficientes para fugir à despromoção. Quem parece não conseguir fugir à sina é o Beira Mar de Luís Campos que em 13 jogos ganhou...2.
A 8 jornadas do fim, o Benfica tem 6 pontos de vantagem dos outros 4 adversários directos (e será a equipa que vai marcar o ritmo. Terá personalidade para tal?

Equipa da semana: Guimarães
Jogador da semana: João Moutinho (o nº 28 da camisola é os anos de maturidade que demonstra)
Golo da semana: Evandro

P.S. - Será que o Ibson é outra vez jogador da semana?

Comentários:
Esta poderia ser uma jornada esclarecedora relativamente á luta pelo titulo.
Em termos práticos assistiu-se a um distanciamento por parte do Benfica, a um afastamento do FC Porto, ao ressurgir do Sporting, e à continuação da esperança de Braga e Boavista.
Na 6ª feira, o Braga foi empatar a Vila do Conde, frente a um Rio Ave muito mais fraco do que no inicio do campeonato (que falta faz R.Nascimento) mas que ainda assim, em casa não é pera doce. Não é de todo um mau resultado. Mas podia ser melhor.
No sábado o Boavista vai empatar a Penafiel, uma equipa que se reforçou bem em Janeiro (N´Doye é bom jogador, pena ser maluco). Mas aqui são 2 pontos perdidos, pq aquela defesa do Penafiel é pessima.
Depois o Benfica vai a Setúbal. Tradicionalmente, um campo sempre muito complicado para os encarnados. Logo aos 3 minutos, Petit sai lesionado, e a equipa tremeu e demorou a encontrar a tranquilidade e o ritmo necessário. Nesses primeiros 10/15 minutos o Setubal foi melhor. Depois o Benfica assentou, estabilizou o jogo e o lance da expulsao de Verissimo é decisivo ( ao contrário de alguns criticos considero correcta a expulsão, tal como considero correcta a não marcação de um grande penalidade no lance de Geovanni. Aquilo não é penalty nem em Setúbal nem em Marrocos!). Logo de seguida um lance de feliz de Manuel Fernandes dá o golo. Um golo tranquilizante e que era tudo o que o Benfica precisava. A partir daí foi gerir o jogo, com calma e à italiana! Agora sim, e dada a situação pontual no campeonato, Trapatonni está como peixe na água. Até pq os adeptos vão diminuindo a intensidade dos assobios, a o seu catenaccio vai começar a imperar. Resumidamente uma vitória justa em Setúbal. E quão importantissima!
Ontem à noite, torcia claramente por um empate. A haver vencedor, que fosse então o Sporting! Nunca o FC Porto!.
Começa o jogo, e Peseiro apresenta um bom 11, e equilibrado. Couceiro joga pela surpresa e aposta em Leandro ( a ideia era ser Bomfim , mas acabou sendo um Maufim), o qual foi uma tristeza!!
Apesar de tudo o FC Porto começou melhor nos primeiros 10 minutos, mas sem perigo algum. Depois vem a expulsão de Mike McCarthy. Tyson retirou-se, Van Damme tá em decadência mas McCarthy parece mostrar potencial para ser um digno sucessor. A intensidade até nem foi nada. Mas o gesto, objectivamente foi o de uma agressão. E com isso tudo muda. Jogo muda, atitudes das equipas mudam. Passamos a assistir a um Sporting mandão e autoritário no jogo. Liedson teve perdulário e ia enervando tudo e todos. Cá atrás Beto teve imperial e no meio campo Moutinho foi um senhor. O golo lá chegou. Um golo mais que justo. Mas estranhamente após o golo, o Sporting parece que muda a forma de jogar. Onde estava a posse de bola???! Via-se algum futebol directo, rapidas tentativas de desmarcação e posse de bola nada! Isto com mais 2 homens! Deveriam procurar ainda mais o desgaste adversário e ao mesmo tempo gerir o esforço de 5ª feira. Depois a saida de Douala não lembra nem ao diabo! Mal Peseiro! Mal! E depois num ou noutro lance la sofreram! Não que fossem verdadeira oportunidades, mas sabe-se que o FC Porto tem uma sorte!! Num lance de bola parada, lá podia aparecer uma pantufada e o injusto golo. Mesmo no fim Carlos Martins la sentenciou a partida. E a angustia leonina terminou!
Feito o balanço, o Sporting ganha moral e reentra na luta (6 pontos em que 3 estão em confronto directo, não é nada e portanto e crença no titulo é mais que legitima), o FC Porto, moralmente fica de rastos, e o Benfica auemnta a vantagem.
Mas ainda é MUITO cedo para o que quer que seja. Tá tudo em aberto
 
E temos líder destacado.

No sábado o Benfica foi a Setúbal conquistar três pontos importantíssimos, e isolar-se (quanto a mim de forma irremediável) na liderança desta superliga. Não tive oportunidade de ver o jogo, mas pelo pouco que vi, é uma vitória que não merece grande contestação e que era de certo modo esperada. Os da Luz estão com dinâmica de vitória, e têm um calendário elativamente acessível. Se a isso acrescentarmos que todos os outros vão concerteza perder pontos, chegamos à conclusão que só a matemática nos impede de proclamar um campeão. Faz-me lembrar os tempos do SCP do Inácio, e a vantagem não era tão grande mas havia aquele ar de inevitabilidade.
Mais tarde, surge o SCP-FCP, o derby menos esperado dos últimos tempos (por via do que já cheira no ar...). 30 mil pessoas num estádio descrente, e um jogo que não foi tão mau quanto o pintam, e em que salta à vista a incapacidade do FCP (mesmo até à expulsão, que só chegou aos 30 mins...) em criar qualquer perigo, em desenvolver um fio de jogo, em dar um rumo à sua equipa. O Sporting não jogou bem, mas ficou sempre claro o que pretendia do jogo. Executou mal, mas dominou, trocou a bola com à vontade e com propósito, mas falhou sempre o último passe, o último toque. Venceu a melhor equipa em campo.
Nos restantes jogos, realce para a importante vitória do Guimarães.

Equipa da Semana: Benfica (disparou para o título, em 3 semanas abriu 6 pontos de distância para todos)

Jogador da Semana: PEDRO BARBOSA

Golo da Semana: Evandro
 
Ibson também foi dos melhores do Porto com o Benfica e foi o melhor nessa semana. Também o podia ser nesta. Foi isso que quis dizer. Nada mais. Parece bom jogador mas algo ingénuo (aquele empurrão por trás ao Carlos Martins? é absurdo).
Quanto à Superliga propriamente dita, duas ideias:
se o Sporting ganhar ao Boavista é campeão. Se a Académica ganhar ao Estoril não desce de divisão.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!