sábado, março 26, 2005

Selecção_2

"É verdade que, embora hoje em dia não aconteça tanto e falo por mim, houve um período em que as vindas à Selecção muitas vezes serviam até para os próprios jogadores descansarem, entre aspas, para depois estarem a 100 por cento nos compromissos dos clubes".

As declarações de Nuno Gomes não orgulham ninguém. Nem os antigos seleccionados e seleccionadores, nem Madaíl, nem o próprio Nuno Gomes. Mas este acaba por dizer algo que todos nós já pensávamos há algum tempo: na falta de empenho dos jogadores na selecção. As histórias da Paula, as cabines partidas (sub-21), as escapadelas dos estágios, os sacos de plástico mandados das janelas, as estranhas noites da Coreia e outras mais, são histórias que ficaram sempre a meio e todas muito mal contadas. Quem as conhecia, dava uma achega mas não passava disso. Parece que havia um código de protecção para todos os meninos da geração de ouro. Ora, essa geração acabou, não ganhou nada (a nível senior) e chega agora um intermediário na ligação (velhos-novos) dizer que agora é diferente e que o nível de aplicação é maior, o que dá direito a 2 interpretações: Scolari é mesmo um fora de série, reconhecido pelos jogadores, e conseguiu o impossível (obter níveis de concentração elevados dos jogadores para todos os desafios) ou então Nuno Gomes assume um papel que caíu no vazio e dá como culpados para essas falhas de concentração os meninos da geração de ouro que já se foram embora (Couto, Figo, Sousa, Rui Costa, J. Pinto, Baía) e deixa claro o empenhamento destes jovens. Qual será?



P.S. - Se pensarmos bem, as qualificações portuguesas sempre foram dificultadas por resultados típicos de falta de concentração (empates com Arménia, Azerbeijão e Liechtenstein, derrota com Ucrânia) e os particulares (dos quais fala Nuno Gomes) também sofreram do mesmo mal (França 0-4, Finlândia 1-4, Espanha 0-3, Tunísia 1-1 ou Albânia 5-3). Muito provavelmente, os jogos particulares de que Nuno Gomes fala também incluem os jogos a contar para o apuramento com equipas de menor dimensão.

Comentários:
A questão é que Nuno Gomes (o 5ºou 6º melhor marcador de sempre da selecção) teve a coragem de assumir, aquilo que todo o povo sabe! E que sempre criticou!! Sempre!! Nuno Gomes teve a coragem de admitir! É um facto que não é bonito, é uma atitude que em nada prestigia a classe futebolistica, mas ao menos teve a coragem de o admitir que em tempo foi (já não é?) assim. Agora, deixem-se é de clubites, porque este comportamento era geral. Todos o faziam!!
E se de facto esta atitute mudou, ou está a mudar, deve-se unica e exclusivamente a Scolari!
Finalmente temos alguém como seleccionador que não cede a pressões, não olha a nomes e caprichos. Quem não tá de corpo e alma na selecção tá out! Birras e meninos ali não! Acho muito bem!
Continuo a ver que persistem muitos criticos relativamente a Scolari, e que continuam a bater na tecla 3! Derrota com a Grécia!
De facto Scolari é um incompetente! Scolari apenas consegui o que nunca nenhum outro seleccionador consegui!! Fomos finalistas! Icompetente!! Devemos mesmo ser os maiores do mundo! Pq ser finalista pelos vistos é um pessimo resultado!
Eu nem consigo imaginar como classificarão os seleccionadores de Espanha, França e R.Checa (selecções todas elas elimindadas directamente pela Grécia) ou ainda de Inglaterra, Holanda (eliminadas pelo incompetente Scolari)!!!!!
O povo português é por natureza pouco racional, demasiando emotivo e desleixado. Na selecção, Scolari tem vindo a mudar isso. Felizmente. Não será um génio tacticamente, mas como condutor de homens é excelente. E como estavamos a precisar de alguém como ele!
Tem as suas embirrações. Indiscutivel. V.Baia será o expoente máximo. Mas tou em crer que o guarda-redes portista é no fundo o sacrificado, no sentido de Scolari demonstrar a sua força e mostrar que não olha a meios para alcnçar os seus objectivos e levar a cabo a filosofia que preconiza.
É uma pena que ainda continuem a misturar selecção com clubites.
 
Parece-me que há um pequeno detalhe que está a escapar a toda a gente...
Passo a citar: "...embora hoje em dia não aconteça tanto e falo por mim...".
Bom... Já não acontece tanto, quer dizer que ainda acontece de vez em quando, e se o jogador está a falar por si próprio então é grave tê-lo visto com a braçadeira de capitão da nação no jogo de sábado. Sábado, poupou-se ou não? DEpois, realmente é apontar o dedo simplesmente à atitude dos jogadores, e a única culpa que federação e seleccionadores têm é a de os convocar com alguma persistência. Penso que os visados pelos comentários do jogador, serão os colegas e seus respectivos clubes (incluindo o seu).
Mas, "Já não acontecer tanto"... dificilmente me parece ser positivo. Bom era não acontecer e explicar porque é que aconteceu antes...
Se lhe falta motivação, retire-se enquanto jogador de selecção, como outros sabiamente o fizeram . E agora já se compreende Luís Figo, não é meus senhores? Enquanto pôde deu tudo, quando achou que a motivação não lhe permitia dar 100 por cento e que precisava de descansar, retirou-se e portanto se o dedo è apontado à geração de ouro, ele está acima de suspeita.
 
Voltando ao tema Nuno Gomes. Reafirmo, não veio dizer nada de novo e que todo o adepto não soubesse já e que tanto criticasse. Nada!!!
A novidade é que finalmente foi dito em público!
Eu pessoalmente não critico jogador algum (seja ele português, marroquino, tailandês ou espanhol) que em jogos particulares não joguem a 100%! Não critico! Acho lógico!
Já pararam para pensar (e falando apenas de jogadores portugueses) que jogadores como Simão (tendo por isso ficado fora do Mundial na Coreia), Sá Pinto e Nuno Valente, se lesionaram gravemente em jogos particulares e com isso prejudicaram de uma virada a Selecção, o Clube que lhes paga e inevitavelmente a sua carreira?!! Já pararam para pensar nisso!? Os jogos particulares em 90% dos casos não servem para nada!!
Criticáveis poderão ser as atitudes perante adversários como Liechtenstein ou Azerbaijão em que entraram com o peito demasiado inchado, pensando que mais tarde ou mais cedo estaria ganho. Isso sim criticável, ainda que inato á natureza humana. Quem de nós (e ainda que não sendo profissional) na sua vida pessoal quando num jogo (seja ele qual for, futebol, tenis, basket, etc, não interessa) em que enfrente um adversário que sabe ser à partida bastante inferior, não acaba instintivamente por facilitar, dar umas abébiazitas, inventar um bocadito, pensando que depois quando quiser joga a sério e depois “lhes ensina o caminho para a escola”?!! Quem não fez isso!!!?? Quem???!!

E Scolari:
Aqueles que apontam agora o dedo e que não lhe perdoam, quantos é que em Junho (antes do inicio do campeonato) se lhes fosse perguntado se acreditavam que Portugal estaria na final, responderam que sim??!! Quantos!!?
E li já que quando Scolari escolheu o “seu 11”, perdeu com a Grécia!? Então mas a equipa que jogou na final e que também perdeu, não era a tal estrutura do FC Porto!!?? E também não perdeu!!?? Alias!! Não foi o tão criticado Rui Costa que ajudou a decidir contra a Inglaterra!!’ E que foi provavelmente o melhor jogador contra a Grécia na final!!? E Nuno Gomes?? Quem decidiu contra a Espanha!? E que infelizmente voltou a lesionar-se e não voltou a jogar.
Resignação pelo 2º lugar final? Não! Apenas o reconhecimento do bom trabalho!
Grécia!? Goste-se ou não deixou pelo caminho Espanha, França e R.Checa!! Tb não prestam!!!
Objectivamente foram todos eliminados! Aqui não há subjectividade!!
Não mereciam ser campeões!? Voltamos à subjectividade! Mas o quê é que dá titulos?? A objectividade ou subjectividade!? Isto já me faz lembrar o nosso campeonato (agora sim! Clubite!), falam, falam, troca não troca, troca não troca, ah e tal o melhor futebol, melhor ataque...... mas depois olha-se para a tabela classificativa (voltamos à objectividade) e vemos que afinal......
Coisas bonitas? Coisas interessantes?? Isso é para o Artur Jorge!
O que vocês querem sei eu!!
Aahahahahahahahah
 
Voltando ao assunto Nuno Gomes, gostaria que me dissesses se não se pode fazer das suas palavras a seguinte leitura: "Antes vinha à selecção para descansar. Agora já não venho tanto assim, quiçá porque a conjuntura da minha carreira até me obriga a mais... mas de vez em quando ainda venho para aí pastar. Mas não é tanto como antes. E há colegas meus que tb estão nessa situação - falo por mim, portanto acho que actualmente tenho ainda colegas que descansam tanto como antes." - VERGONHOSO!
 
Eu não não faço essa leitura.
A leitura que faço é a de Nuno Gomes e restantes colegas de PROFISSÃO (não só de selecção, uma vez que toda a selecção mundial isto se verifica) em jogos a batatas, em lances de mair despique fisico e potencialmente causadores de lesão, não ponham como se diz na giria, "o pé"!!
Nada mais!!
Se porventura os jogos amigáveis, têm alguma utilidade será apenas para limar arestas tacticas!
Os causadores da causa "meter o pé em jogos amigáveis" digam-me então: Faz sentido e vale a pena dar o litro contra o Canadá, correr que nem um desalmado, disputar cada lance como se fosse o ultimo, e como se estivessem num campeonato do mundo?? Vale a pena?!
É legitimo pedir-se isso seja a que jogador for!?
Relembro que ao nivel de Selecções, vêm ai os jogos que esses sim são a doer, e que nao nivel de clubes se está na fase decisiva.
Eu acho que não vale pena. Mas isso é apenas a minha opinião. E pelos vistos de 99% dos jogadores.
 
Pois eu faço essa leitura e digo mais: Dar o litro não tem nada a ver com pôr o pé... E não percebo porque se continuam a falar de atitudes em amigáveis, quando não me parece que é só disso que se esteja a falar...
O Nuno Gomes devia agora dizer quais foram os jogos em que se poupou, e quem são os colegas que se poupam actualmente - Porque ele fala por ele, quando diz que já não se faz tanto. É importante reforçar isto: Ele não disse "Já não se faz..." - antes disse: "Já não se faz tanto...". A não ser que os colegas nunca o tenham feito, e era só ele a poupar-se. Aí já não tem que dizer quem são os colegas, tem é que retirar-se da selecção por falta de motivação, como Zidane, Figo e outros.
 
Não percebi...o Vale e Azevedo foi presidente da Federação?
 
Mas eu percebi e achei uma boa analogia. O Sr. Vale e Azevedo, já achava que o menino Nuno Gomes (entre outros) se poupava... E sendo que ele não foi presidente da federação, porque efectivamente não foi, a questão que se coloca é a seguinte: O Nuno Gomes andava-se a poupar para quê, se não era para o seu clube? Ou nessa altura poupava-se no clube para ver se ia à selecção? Parece que o problema aqui não é a entidade em causa, mas sim a atitude de indivíduos.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!