segunda-feira, março 21, 2005

Árbitros_14

O clássico Sporting-Porto tem tudo para ser muito badalado. Ver o Porto reduzido a 9 jogadores num jogo grande é muito, mas mesmo muito raro. Aliás, não me lembro de tal ter acontecido desde que vejo futebol. Mas isso são pormenores que não têm que influenciar a arbitragem, neste caso, de João Ferreira. Vamos à análise:
- Em jogo grande, já se sabe: a primeira (falta feia) é de graça. Beto fez uma tesoura a Quaresma, falta passível de amarelo (sem qualquer discussão), mas como era cedo e era a primeira, passou. Erro grave, mas habitual (o que não justifica).
- Pouco depois é Rui Jorge que imita Beto. Mais junto à linha, mais discreto, mas o mesmo critério. A segunda também pago eu (pensou João Ferreira).
- Liedson divide o lance com Pedro Emanuel e cai. Há contacto entre os dois, talvez Pedro Emanuel cometa falta (discutível) e vê amarelo porque Liedson (sem ter a bola controlada) só tinha Baía pela frente. Se assinalou a falta, tem que dar amarelo. Já agora, se a falta tem sido mais cedo, haveria acção disciplinar?
- McCarthy agride Rui Jorge. Uma pequena cotovelada (não deixa de o ser) que nem vontade deu a Rui Jorge de caír no relvado. Saíu logo em protesto. Quem já viu Benni a sacar uma gancheta de direita, fica desiludido com esta expulsão, de tão "pequena" que foi. A expulsão aceita-se, mas eu não decidiria nesse sentido, porque não acho que seja para tanto (João Pereira não fez o mesmo a Hugo Viana?).
- Centro de Pedro Barbosa na direita e Seitaridis evita Liedson (que estava sozinho e em boa posição de marcar) de cabecear. Penalty e vermelho directo exibido. A lei diz isso mesmo, o lance é para expulsão. Pena é noutros jogos não vermos este tipo de lances de ser julgado desta forma.
- Ao caír do pano, Bosingwa "pega" em João Moutinho e parece que o tenta lançar ao ar (qual Lançamento do Peso). João Ferreira mancha a sua exibição ao não mostrar o amarelo a Bosingwa. Completamente deplorável o comportamento do árbitro que, mesmo perante as suas barbas, não mostra o amarelo ao jogador do Porto.
Já agora, os árbitros auxiliares foram isso mesmo. Auxílios e dos bons pois raramente julgaram mal.

P.S. - Se se pode falar em tentativa de prejudicar a equipa do Porto neste jogo, pode-se pensar nisso "apenas" em 4 lances (isto porque, nos pequenos pormenores de jogo, não houve tendências para nenhum dos lados): a expulsão, porventura exagerada, de McCarthy e a não acção disciplinar a Beto, Rui Jorge e...Bosingwa. O facto de este não ter visto amarelo deixa a ideia (a quem quer tê-la) que o trabalho de João Ferreira estava feito, o Sporting já tinha o jogo ganho (ou o Porto o jogo perdido) e não fazia sentido castigar ainda mais a equipa azul. Este é o único lance inaceitável e imperdoável a João Ferreira.

Comentários:
Já eu não concordo com muita coisa (contrariamente ao que é habitual no que escreve o meu amiguinho que vai quebrar o jejum...).

Quando vi quem era o àrbitro do encontro, fiquei logo com a sensação que a coisa ia correr bem ao Sporting - É um facto. Mas vamos por partes:

A comparação do lance do McCarthy com o do Hugo Viana é surreal. Então se a comparação for entre as atitudes do João Pereira e do Rui Jorge, terei de atribuir isso à coincidência estatística. O McCarthy, para os mais desatentos, não dá uma mas sim 2 cotoveladas ao Rui Jorge. A primeira, é muito levezinha e o rapaz nem acusa o toque (aí já poderia haver comparação) a segunda logo de seguida, é um pouco mais forte, não há qualquer intenção de jogar a bola, e o único propósito é castigar fisicamente o adversário - Cartão vermelho muito bem mostrado, sobretudo se tivermos em conta a reincidência do jogador nesta matéria - Se aquela passa, a próxima podia ser um caos!

Logo a seguir há um lance muito engraçado a meio campo em que o Maniche agride o Liedson com um pontapé nas costas... lance a merecer sumaríssimo e cartão vermelho (não necessariamente por esta ordem).

No amarelo ao Pedro Emanuel, não há qualquer falta do central, quanto mais razão para amerelo (aqui Couceiro pode queixar-se).

Quanto ao lance do penalty... qual foi o lance em que tendo sido marcada falta não houve cartão vermelho?

Concordo que o Rui Jorge deveria ter visto cartão amarelo, no lance sobre o Quaresma. Quanto ao Beto, é uma entrada de frente, e tão cedo no jogo, com intenção (não conseguida) de disputar a bola - aceita-se a decisão do árbitro, assim como se aceitaria o amarelo.

Acho que o José Couceiro deveria estar mais preocupado com o facto do FCP não ter feito um remate à baliza do Sporting... Mas a falta de capacidade do FCP tem de ser muito bem escalpelizada. Falamos à hora de almoço.
 
Uma mera coincidência estastistica: João Ferreira (que eu até acho ser Benfiquista ) é o mesmo árbitro do Académica - Sporting !! O tal que expulsou ridiculamente por 2º amarelo, Vasco Faisca no lançe com Ricardo e que validou o 3º golo do Sporting. Os mais atentos lembrar-se-ão do jogo em causa.

Mas tenha se em conta que João Ferreira teve uma arbitragem positiva. Acertou em 90% dos lances. Acrescento mais um amarelo em falta. Um lance de Ricardo Costa, se não estou em erro sobre Pedro Barbosa.
 
Não estás em erro.

Com relação ao Académica-Sporting, o Vasco Faísca impediu o Ricardo de fazer uma reposição da bola em jogo, pondo-se à frente da bola e foi expulso por acumulação de amarelos, como manda a lei. Não percebo o que isso tem de ridículo.
O golo do Sporting é realmente irregular, se bem me recordo.
 
A lei tb manda que sempre que se "meta", mão na bola seja mostrado cartão amarelo. Sempre!!
Também manda que sempre que se puxe a camisola, sem mostre cartão amarelo! Sempre!
E também manda que falta por trás dê direito a cartão vermelho! Sempre!!
Também manda que sempre que um jogador chute a bola para longe, já depois de o arbitro apitar (tipo aqueles lances em que é assinalado fora de jogo e o jogador mesmo assim remata para o golo, que não o chega a ser), seja admoestado com cartão amarelo. Sempre!

So que há que haver bom senso! É como a tal questão de por vezes não se mostrar amarelo logo na primeira jogada do encontro.
Um 2º amarelo a Vasco Faisca naquele lance é ridiculo!
Mantenho!
 
E aquele chapéu falhado por Liedson? Onde o fiscal de linha está bem posicionado e manda seguir o jogo numa situação muito difícil? Também temos que ver o que foi bem feito, não só o que foi mal.
Quanto a João Ferreira, não vejo cores à partida por isso não sei para quem seria bom. Tal como ele (e os outros árbitros) não tem que levar em conta na decisão da expulsão de McCarthy quantas vezes já ele agediu outros jogadores. Isso é matéria para a Comissão Disciplinar (reincidências e afins). McCarthy não tem que ser expulso por já ter agredido outros jogadores noutros jogos.
A comparação de agressões foi mal feita. Hugo Viana é que agrediu João Pereira, troquei os nomes. Mas Hugo Viana também agrediu João Pereira e, para mim, não tem de ser expulso (se bem que se aceite que o seja). Não vi o lance de Maniche e não me recordo de nenhum caso igual ao de Seitaridis que não desse em expulsão, mas para a semana ou para a outra já alguém faz uma dessas.
Quanto a Beto, tenta jogar a bola com a esquerda e varre com a direita. Amarelo se fosse aos 65'.
 
O McCarthy é expulso porque agride efectuvamente, não uma mas duas vezes. E é claro que os árbitros têm em conta o passado do jogador quando analisam um lance (vide mergulhos de JVP e Liedson- e podes ter a certeza que da próxima vez que um árbitro vir o J. Pereira a cair pelo canto do olho, não vai expulsar o outro). Isso acontece, bem ou mal.
E a lei é para se cumprir, devendo o bom senso ser chamado à questão sempre que a situação fôr dúbia, o que não aconteceu no lance do Faísca (nem no do McCarthy).
Tens razão com relação ao Beto. Mas aí sim penso que tem de prevalecer o bom senso - Quantas faltas assim há durante um jogo?
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!