segunda-feira, março 14, 2005

José_Peseiro

De José Peseiro já muito se disse: Bem, mal, que é ridículo, que é bom, que não percebe nada disto, que está acima da média...
A primeira lição a reter do treinador do Sporting, é que não vale a pena perspectivar e também não interessa observar o que se passou anteriormente. Não existe uma consitência de comportamento, por isso mais vale dançar consoante a música.
José Peseiro começou o campeonato a perder: Ninguém lhe reconhecia capacidade, e a pré-época realizada reforçou isso mesmo. No início do ano, diziam-me que Peseiro era bom treinador porque tinha feito uma excelente campanha com o Nacional, ao que eu retorqui que essa excelente campanha se tinha traduzido num 11º lugar... Responderam-me que o Nacional jogava muito à bola, e estava eu longe de imaginar que no próximo clube de Peseiro, a conversa será identica : Muita parra, pouca uva.
Pensando bem, existe outro paralelismo entre o trabalho efectuado na Madeira e aquele que está a ser desenvolvido em Alvalade: As equipas quebraram fisicamente, e (no caso do Nacional) baixaram na classificação (suspeito que o mesmo vá acontecer ao SCP). Ou seja, Peseiro é bom tacticamente, mas os seus jogadores não aguentam o ritmo porque não são preparados convenientemente... (Curioso, que o ano passado, até perder a final da Taça do Rei, o Real Madrid só merecia elogios de todos os quadrantes... embora aí seja discutível o dedo de Peseiro, não deixam de ser 3 experiência curiosamente identicas).
Peseiro recuperou o Sporting, e aos poucos vai destruindo o bom trabalho que fez: Ontem o SCP jogou sem 7 titulares (4 deles por opção técnica), e ao intervalo abdicou de mais um e de um dos supentes mais utilizados... Quando em situação de vantagem, chama-se gestão de plantel, quando se tem de correr atrás do prejuízo, chama-se: " MAS O HOMEM TÁ LOUCO, OU QUÊ?".
O Sporting começou o jogo com o Belenenses, preocupado com o facto de Carlos Martins ter de ver um amarelo nesse jogo, para descansar com o Penafiel, e assim estar livre para o jogo com o Porto... MEU DEUS!!! Alguém se lembrou que pelo meio haviam 6 pontos em disputa? Arrisco-me a dizer que com tamanho tempo para planear um jogo (15 dias), o SCP tem obrigação de golear o FCP no Alvalade XXI. E a poupança de esforços ao intervalo no jogo de ontem, dá-me vontade de rir... Poupar quando é preciso forçar???? Peseiro apregoou o melhor plantel de Portugal... agora sabemos que não só acredita nisso, como até está convencido que tem o melhor plantel do planeta!! Dá para todos descansarem, como naquele jogo da taça em que descansou Ricardo (O único jogo da taça em que Trapatonni não descansou o GR titular... O Benfica provavelmente vai ganhar a taça. Os troféus ganham-se nos pormenores, e os 3 golos do Benfica nesse jogo, foram esquisitos - Tiago só não tem culpa no primeiro, que com Ricardo nem ao poste ia - teria sido golo de Simão), e arrisco-me mesmo a dizer que num dos próximos jogos vai descansar o Peseiro e vai ser o Paulinho a orientar a equipa.
Outra das falhas de Peseiro é a falta de humildade, a mesma que fez com que o SCP se despedisse da Superliga ontem, e que provavelmente custará a presença na Liga dos Campeões - A ganhar, nunca protege a equipa de eventuais dissabores. O Sporting não sabe controlar um jogo (quantos e quantos exemplos poderiam ser dados... Sempre disse que falta classe a esta equipa - e agora reforço, a falta de classe vem do seu treinador). Uma equipa que joga o que o SCP joga (Carlitos, essa dos 5-7 minutos, só se só andas a ver resumos), tinha que ser líder destacadíssimo... E não é, porque o futebol do SCP é uma democracia, e um bom treinador impões uma suave ditadura - Ditadura porque todos sabem que é ele que manda, suave porque as pessoas gostam dele. Adeus Superliga, para o ano há mais. O futebol de Peseiro, faz com que mereça outra oportunidade, e a partir de agora que reforce os aspectos mentais do jogo.

Comentários:
5-7 Minutos é uma força de expressão. Mas o o que é facto é que o Sporting joga bem a espaços. Tanto faz exibiçoes convincentes como faz exbições de meter dó! O que passou em Leiria é o melhor exemplo possivel!! Eu acho que meterama na cabeça que o Sporting jogava um futebol de sonho, só pq espaçadamente fez de facto alguns jogos de grande qualidade. Só que o faz de forma intermitente!! Mas como são sonhadores, tomaram como assente que essa qualidade é permanente! Vejam então jogos do Braga!
E vejo agora com um sorriso nos lábios o "choradinho" por algumas ausências mo 11 inicial. Quando isso se verifica nos concorrentes, não só não têm isso em conta, como ainda criticam ferozmente a politica de aquisições e "batem" no plantel. Quando toca à casa, o discurso muda radicalmente!
No que a Peseiro diz respeito, confesso que me surpreendeu em alguns aspectos. Pela positiva surpreendeu por questões tacticas. Reconheço que fez um bom trabalho. Tem qualidade nesse aspecto. Pela negativa, surpreendeu pela falta de humildade. Soberanceira a mais. E definitivamente não é um lider de balneário.
No jogo com o Penafiel, não percebo de facto as saídas de H.Viana e P.Barbosa e a permanente insistência em Rogério a trinco e sobretudo em Hugo!!
Não teria sido melhor ideia ter emprestado Hugo, e fazer um acordo para que este nunca jogasse contra Benfica, Porto , Braga e Boavista e fosse sempre titular contra Sporting!!!!?? Era meio caminho andado para a vitória!!!

Continuo a não concordar com essa tese de falta de controlo do jogo. Pq a barreira entre o demérito do Sporting em se deixar empatar (ou ficar em desvantagem) e o mérito do adversário em dar a volta ao marcador é muito tenue.
Porque assim sendo, quando é o Sporting a dar a volta ao marcador, será sempre mérito seu ou demérito do adversário!!!!???
Não dá para generalizar. Cada jogo é um jogo.

Nota: Onde anda a lagartada??? Mas só comentam quando se está na mó de cima???!!
 
Curioso: Acabei de ler um artigo o qual indica que em 9 dos 25 jogos do campeonato disputados pelo Sporting, os leõs não marcaram um unico golo. Eu repito: 9 em 25!!
Isso equivale a 36% !!!
É muita fruta!!
Então a melhor equipa, ou pelo menos aquela que dizem praticar o melhor futebol mostra uma incapacidade tão acentuada para marcar um golito!!
Mas que futebol é esse?? Futebol espectacular sem golos!!?
 
Concordo plenamente que se fale em irregularidade exibicional, não só entre jogos como também no próprio jogo. Portanto, daí falar-se que o SCP é uma equipa sem personalidade e sem CLASSE (insisto). A linha não é assim tão ténue, porque basta ver um jogo do SCP para perceber que a atitude da equipa muda radicalmente quando em vantagem, com os prejuízos que se conhecem.
Depois, penso que estás a confundir uma coisa: De facto, havia três jogadores do SCP indisponíveis... Os outros foram preteridos por opção técnica, e é isso que estou a criticar. O Plantel do SCP é suficientemente bom pra fazer face a uma, duas ou até três ausencias (aconteceu em quase todos os jogos, e alguns até foram bem conseguidos): 7 é uma catástrofe! E se isso não acontece por impossibilidades física, mas sim por opção - então é suicídio. É isso que critico.
E sim, o plantel do Benfica é insuficiente e mal construído. E sim, o Benfica provavelmente será campeão porque dos três acaba por ser o que menos oscila no 11 (presentemente então, penso que não mudava a equipa há algum tempo e tem beneficiado disso), e quando teve que oscilar foi igualmente desastroso.
Esse Braga, em Alvalade, num jogo sem golos, rematou 3 vezes à baliza . provavelmente das únicas vezes que passou do meio campo, num jogo muito (MUITO MUITO MUITO) bom do Sporting em que (nem) faltou o golo. Portanto é possível jogar muito bem, sem marcvar golos (relembro os 45 minutos iniciais do jogo com o Setúbal, em que não marcou golos e jogou EXCELENTE futebol, o melhor que já vi esta época, e se tu viste o jogo concerteza concordas).
Sporting dar a volta ao marcador é uma utopia - Aconteceu uma vez, duas se contarmos com a Uefa.
Hugo... começa a ser dificil defendê-lo. Mas é um paradigma. Ganha 85% dos lances com autoridade, mas constantemente nos que falha, é golo adversário, e acontecem-lhe azares (o segundo golo é azar... o Primeiro é azelhice das maiores que já vi) que não acontecem a mais ninguém no mundo. Realmente dá para pensar se será coincidência estatística.
 
Penso que vocês disseram quase tudo. É ofensivo, mas exibe uma sobrerancia (tb n sei escrever!!) que ninguém sabe de onde veio. Fizesse a cara de mau que Mourinho faz e chamavam-lhe arrogante. Assim não passa de pouco humilde e convencido. Defensivamente é um caos. Desde o início. Lembro-me de comentar sobre o Sporting-Gil Vicente e falar em falhas de marcação nas bolas paradas. Peseiro cumpriu com o prometido (futebol bonito de ataque) mas tem-se esquecido que a defesa também ganha campeonatos. Não os ponho fora da corrida do título (seria estupido fazê-lo nesta fase!) mas realmente estão um pouco aquém do que poderiam e deveriam.
Quanto às poupanças concordo com o Vantunes, mas também é nítido e óbvio que o Sporting prefere a UEFA ao Campeonato.
 
Não vi o Sporting-Penafiel. Acho que nem li nada sobre o jogo, apenas soube das incidências e vi a ficha de jogo. Estranhei as substituições. Peseiro estava a jogar sem Custódio, Roca e Carlos Martins. Lançou o titular Hugo Viana, os suplentes Moutinho e Barbosa e o encostado Tello. 1º erro: Tello no meio. Se só Viana era titular habitual deveria ter jogado no meio e Tello na esquerda. Pormenores que agora são faceis de mencionar.
Mas o pior são as mexidas que faz e aqui nãop houve gestão. Houve quebra! Quebra do Sporting ao meio! Peseiro diz q Rogério demora a recuperar dos jogos, mete-o no banco e depois deixa-lhe o meio campo todo entregue a ele?? Lança Douala e Niculae e tira Moutinho, Barbosa e o titular Hugo Viana?? Não fez sentido. Péssima gestão.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!