domingo, março 13, 2005

Europa_1

O equilibrio dos campeonatos europeus é bem visivel nos dias que correm: ainda este fim-de-semana o campeão mundial em titulo foi batido em casa por 4-0 e o ex-galáctico Real Madrid perdeu 2-0 (e foi dominado) com uma equipa de segundo nível (Getafe). Mas, ao analisarmos os 5 campeonatos mais do nosso conhecimento (Inglaterra, Espanha, Portugal, França e Itália) deparamo-nos com um enigma: em 3 campeonatos, a melhor equipa, aquela que pratica melhor futebol,está em 1ªisolada:Chelsea, Barcelona e Lyon sagrar-se-ão campeões certamente. Em Itália, a luta é entre Juventus e Milan. Mas Itália é um campeonato à parte: quem joga mais feio, ganha! E chegamos a Portugal: incontestável que o Sporting é quem joga melhor. Não defende bem, mas ataca e mantém sempre mais posse de bola que o adversário (excepto no Dragão talvez). Pode-se dizer que começou mal a época com 2 derrotas mas isso também o Man Utd e já ultrapassou o Arsenal. Se estivéssemos a falar de um Porto de Mourinho ou de um Benfica de Camacho compreendia-se mas os seus rivais não estão a um bom nível. Mas atenção que o Sporting não tinha a responsabilidade de ser campeão que o Porto tinha. De qualquer forma, estranha-se o facto de uma equipa a jogar tão bom futebol numa grande parte da época não tenha sido capaz de assumir o comando. E depois de ver o jogo com o Middlesborough mais interrogações se colocam...

Comentários:
Se partirmos do pressuposto que um jogo de futebol é como o Lusco Fusco (!!!) e que portanto são só 5 - 7 minutos (!!) então ai o Sporting é de facto a equipa que joga melhor futebol!!
Mas só se forem mesmo 5 - 7 minutos!!
Pq se contabilizarem os 90, então ai....... ahaahhhahaha!!
Troca não troca, troca não troca e coitados!!
Lá por fora, Barça, esses sim jogam um futebol de qualidade. Tal como Chelsea e Lyon.
Milan não joga mau futebol. E vai ser campeão.
 
5-7 minutos porque só andas a ver os resumos Carlitos...
A questão aqui é que futebol é 50% qualidade tecnico-táctica, e 50% qualidade emocional. Quando se tem muita qualidade táctica e ZERO de qualidade emocional, então o resultado está à vista e a mim não me surpreende (basta ler o que já várias vezes escrevi sobre o assunto). Quem não tem cabeça, não executa correctamente.
 
Estás a simplificar demasiado, uma coisa que não pode nem deve ser simplificada.
Se a expressão qualidade emocional te faz confusão, então chamemos-lhe outra coisa qualquer e deixo ao teu critério a escolha de um sinónimo que não te faça assim tanta espécie... Senão nunca mais saímos daqui. A palavra chave é atitude, e vale tanto ou mais que qualidade táctica - E ou concordas com isso, ou então não estamos a discutir futebol. ´Tamos a falar de bola, que é diferente (queres exemplos? Dani, Porfírio, Agostinho, João Peixe, Emílio Peixe, Quaresma, Ortega, Denilson, - Tecnicamente, e nalguns casos até tacticamente (Peixe e Dani, eram bons tb no posicionamento), do melhor que há, na cabecinha ZERO!) - Parentesis em parentesis, ESPECTÀCULO!!!!.
Quanto aos 8 minutos, dá-me um bocado mais. Vamos fazer de conta que o jogo terminou empatado e houve prolongamento, Ok? Aí já temos base para conversar.
Fique já bem claro, que para mim, o SCP não é a melhor equipa desta superliga, mas é a que melhor domina parte do jogo - a parte menos importante.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!