quarta-feira, março 09, 2005

Chelsea- Barcelona

(ver nota inicial no post anterior)

Ontem pudemos assistir ao melhor jogo dos últimos anos. Presentes 2 das 3 melhores equipas da Europa. A outra será o Milan.
Mourinho deu uma vez mais uma verdadeira lição. Em todos os aspectos!
Ninguém estaria à espera de ver Kezman como titular. Surpreendeu tudo e todos e de tal forma que atordoado a esse imprevisto sistema táctico, o Barcelona ficou nas cordas. Um inicio fulgurante do Chelsea rebentou com o Barça. Depois, um lance polémico e tremendamente subjectivo virou o jogo. Um penalty subjectivo, dá o golo ao Barça, motiva os espanhóis e faz tremer os ingleses. Alguns minutos depois, Ronaldinho marca um golo que não existe! Aquele golo é impossivel! Nem a computador é possivel fazer aquela obra prima! É de ver , rever e voltar a rever!
Oportunidades atrás de oportunidades para ambos os lados. Incerteza a todo o momento. Um lance capital. O golo de Terry. Um lance básico! É uma jogada á FC Porto de Costinha! Até o próprio realizador antevendo a jogada, foca insistentemente Terry a sinalizar a jogada! Tão mal defendido pelo Barça! Será que Rayjkaard, não treinou este tipo de lançe?!
No geral, uma vitória justissima! E sem Robben e Drogba que são as duas referências atacantes!
A postura de Mourinho, que muitos consideram arrogante, deveria ser um exemplo para muitos portugueses! Os ingleses e os espanhois (pior só mesmo os franceses, alemães) tem a mania da sobranceria. E tanto que lhes custa ver um portuga em grande e a ensinar-lhes como é!
Não deixa que lhe ponham a mão em cima, e contra-ataca! E depois têm de engulir em seco!
É como diz o anúncio!: “falam, falam, falam....” mas depois têm de engolir em seco!
Ainda continuam a achar que é sorte!?
O homem sabe mais de futebol que todo o resto junto!

Comentários:
A eliminatória entre Barcelona e Chelsea tinha tudo: o jogo de palavras entre Eto’o, Mourinho e Rijkaard; o melhor ataque contra a melhor defesa. Quer dizer, o futebol mais “spicy” contra o mais mortífero. Na 1ª mão, o Chelsea tomou vantagem, mas foi dominado após uma expulsão injusta e saiu derrotado do Camp Nou. A imprensa española exultou, mas a vantagem era minima. Um golo bastaria para mudar a eliminatória. Afinal, foram 6 os golos que “bastaram” para mudá-la e para fazer desse jogo um dos melhores jogos da Liga dos Campeões. O jogo começou estranho: o Chelsea precisava de ganhar mas entregou o comando do jogo ao Barça. Muito metódico Mourinho, pensei eu: acalmou os seus jogadores, deu-lhes indicações para, assim que recuperassem a bola a meio campo, a lançassem nas costas da defesa “avançada” do Barça. Ao dar-lhes o controlo do jogo, estaria a deixá-los subir no terreno e o contra-golpe seria (e foi) fatal. Aquí realço outra vertente dos 2 jogos: a maior posse de bola do Barça. Se na 1ª mão esta situação foi indigesta para Mourinho, na 2ª mão foi benéfica: Mourinho engoliu um sapo e percebeu que o Barça ganhava o meio campo porque, ao tridente meio campista, se juntavam 2 laterais (Belletti e van Bronckhorst) mais jogadores de troca de bola que Paulo Ferreira e Gallas. E também porque Ronaldinho e Iniesta (ou Giuly) recebiam a bola na meia esquerda/direita e construiam jogo,trocando a bola enquanto que Duff e Cole, quando a recebiam (mais à frente), era para explodir em direcção à baliza. Daí a maior velocidade da equipa londrina na transacção defesa-ataque. Surgiu o 1-0 num desses lances e o Chelsea pegou no jogo. Quer dizer, tentou porque a bola manteve-se em maior percentagem na posse do Barça. Mas subiu os sectores e...conseguiu chegar ao 2-0 e...ao 3-0! Tudo isto em 20 minutos! Eliminatória arrumada, Mourinho cala tudo e todos mais uma vez e o Barça aprende a lição de como “saber matar” um jogo. Quem não pensou nisto? Aliás, quando me dirigia para o bar onde vi o jogo, pensei que ao intervalo estaria esse mesmo resultado: 3-0 para o Chelsea! Até que, num lance despropositado (sim, foi penalty!), Paulo Ferreira comete penalti. O jogo estava controlado e aquele 3-1 nem parecia muito mau. O problema foi que ergueu a cabeça blaugrana: 20 minutos de autêntico banho de futebol tinha-se diluido e agora bastava um golo do Barça para a sua qualificação. Talvez num lance de génio de Eto’o, de Deco ou de...Ronaldinho!! O “coelho” saíu da cartola para fazer um dos golos do ano. O Chelsea nem quis acreditar e pouco depois ripostava com a bola a bater no ferro após remate de Cole. O intervalo chegava e, enfim, podia-se respirar um pouco...
O balneario, já se sabe, seria bom para as 2 equipas. Mourinho e Rijkaard são bons motivadores e gostam de corrigir pequenos detalhes no descanso. Foi melhor Rijkaard: corrigiu o posicionamento doa laterais (trocou van Bronckhorst por Silvinho), estes preencheram melhor o espaço e até começaram a fazer dobras (sim, porque para parar os alas interiores do Chelsea quem tem que fazer dobras são os laterais e não os centrais!). O jogo voltou ao inicio com uma diferença: o Barça passou a defender melhor e controlou, aparentemente o jogo. A intensidade do 1º tempo manteve-se no 2º, mas com o Barça sempre mais próximo do empate. O ataque do Chelsea estava dominado (será possivel consegui-lo?) e o 3-3 esteve tao perto...Iniesta ao poste, Eto’o por cima, Puyol para Cech defender sobre a linha de golo..até que Terry decidiu ao minuto 75. Senti-o quando vi o seu dedo apontar para fora da área. A bola vinha da esquerda de um pé...esquerdo. Lance estudado, nao há duvidas! Todos os avançados foram para dentro, Terry veio para fora e...marcou. Ricardo Carvalho fez falta sobre Valdez (chegaria à bola?), o àrbitro auxiliar viu e teve medo de assinalar. Num jogo destes, pena ter havido uma polémica arbitragem dirigida por Collina que, durante os 90 minutos, pareceu beneficiar mais o Barça que o Chelsea.

P.S. - Ainda bem que estas 2 equipas nao se encontraram na final. Assim, vimos 2 grandes partidas onde uma das equipas tinha de sair. Saiu a mais ofensiva, a do futebol mais fantasista e, mais uma vez, venceu a equipa que estuda mais os pormenores do adversário. Este Chelsea só pode ser parado por Milan, Juve ou...Lyon. Depois explicarei porquê.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!