quinta-feira, março 24, 2005

Calendário_1

Muito se tem discutido quem tem melhor calendário até final do campeonato. Num ano como este, ir ao Dragão ou receber o Beira Mar, em termos de grau de dificuldade, é quase igual, mas de qualquer modo é possível comparar, em termos teóricos, os trajectos de cada um dos candidatos:
Benfica: receber Marítimo, Leiria, Belenenses e Sporting não soa a fácil. Destes, só Belenenses parece mais acessível. Marítimo venceu em Alvalade mas está em quebra; Leiria empatou Porto e Sporting mas está em quebra; Sporting na Luz será, muito provavelmente, o jogo do título. Por outro lado, visitar o Estoril e o Penafiel parece acessivel (Sporting e Porto ganharam lá), mas passar em Vila do Conde e no Bessa parece mais complicado. A visita ao Bessa poderá ser já “fora de tempo” dado ser o último desafio do campeonato mas este já estará resolvido nessa altura? Grau de dificuldade (0 a 10): 8
Braga: tem o calendário quase igual ao Benfica com a diferença de receber o Beira Mar e ir ao Moreirense em vez de receber Marítimo e ir a Vila do Conde. Ligeiramente mais acessível, mas também nada agradável. Na altura mais crítica (31ª e 32ª) enfrenta Sporting e Boavista. Grau de dificuldade (0 a 10): 8
Sporting: desloca-se ao Bessa e, de seguida, tem 3 jogos de grau de dificuldade menor (apesar de envolver equipas a precisarem de pontos): Beira Mar (venceu na Luz mas não se percebe bem como) e Académica em casa e Moreirense fora. As complicações reaparecem com a ida a Braga e Luz (numa altura-chave do campeonato), mas a visitas do Guimarães também não parece pera doce, dado o bom momento que a equipa atravessa. Por fim, recebe o Nacional no jogo a feijões ou da consagração. Terá de enfrentar fora do seu terreno 3 candidatos ao título. Grau de dificuldade (0 a 10): 9
Porto: Tal como o Benfica, desloca-se ao Bessa e a Vila do Conde e recebe o Marítimo. A diferença é que nos outros jogos o calendário é mais acessível: recebe Gil Vicente, Setúbal e Académica e visita Beira Mar e Moreirense. Tem 2 jogos seguidos fora o que para eles tem sido bom (excepção Alvalade). Grau de dificuldade (0 a 10): 7
Boavista: receber Sporting, Porto, Braga e Benfica é, por um lado bom, mas por outro lado mau. É que, enquanto os recebe (é bom jogar em casa estes jogos), os rivais estão a jogar com equipas de menor dimensão. Apesar disso, é a equipa que mais joga em casa (o outro jogo é com o Moreirense). As saídas a Aveiro, Coimbra e Guimarães também não se avizinham fáceis. Tal como Benfica e Braga, o Boavista e o Sporting têm um calendário muito parecido: apenas diverge Os próximos 2 jogos (Sporting e Porto em casa) serão decisivos nos reais objectivos da pantera. Grau de dificuldade (0 a 10): 9

Num campeonato normal, quem se saísse nos duelos entre candidatos sagrar-se-ia campeão. Do modo como tem ido esta Superliga, é muito difícil esperar este ou aquele resultado. Por isso cada equipa terá de puxar das suas armas para chegar ao título:

Benfica - (FAVOR) Defesa de betão sempre que jogam Miguel, Luisão e R. Rocha; Geovanni no seu melhor; Petit e Manuel Fernandes ainda com força. (CONTRA) Simão em baixo de forma; pontas-de-lança não marcam golos; fraca reacção à desvantagem.
Braga - (FAVOR) A defesa muito bem organizada; sistema de jogo totalmente assimilado por todos; capacidade de recuperar desvantagens e dar a volta; bolas paradas de João Alves; dupla goleadora Wender-João Tomás. (CONTRA) Luís Loureiro não teve substituto à altura; se a dupla não marca, mais ninguém se "lembra" de o fazer; P. Sérgio e Jaime aquém do esperado.
Sporting - (FAVOR) Liedson; Moutinho a aparecer no lugar do, até então, insubstituível Custódio; capacidade ofensiva acima da média. várias soluções de ataque. (CONTRA) defesa super permeável; oportunidades desperdiçadas em demasia; lesões de jogadores importantes; falhou quando foi necessário assumir a liderança.
Porto - (FAVOR) Mantém a espinha dorsal do ano passado (Baía, J.Costa, Costinha, Maniche), calendário mais acessível, capacidade de explosão de vários jogadores. (CONTRA) o regresso da indiscplina; o abalo psicológico; ausência de espírito de equipa; pontas-de-lança não marcam golos;
Boavista - (FAVOR) Espírito de luta; várias vitórias no último minuto, sinal de persistência; nunca se sabe bem o seu real valor. (CONTRA) Defesa aquém do habitual; muitas lesões; nunca se sabe bem o seu real valor.

Comentários:
Se tivesse que atribuir % de hipoteses de sucesso para cada uma das equipas, tendo em conta, classificação, calendário, qualidade de plantel e capacidade para lidar com a pressão, atribuiria:

Benfica 45%
Sporting 35%
Porto 10%
Braga 10%
Boavista 0% !!!!!

O Benfica tem um bom calendário, e penso que pelo menos na ultima jornada frente ao Boavista, ja estará tudo decidido.

Do Sporting tou em crer que tudo dependerá da proxima jornada. Se não vencer no Bessa e o Benfica vencer na Luz, fica fora do titulo. Mas se vencer, dá um passo de gigante!! Mesmo que o Benfica venca o Maritimo.
A moral aumentará MUITO e a pressão sobre o Benfica crescerá exponencialmente. Para além disso o factor UEFA, terá também um papel muito importante. Se em St James Park, conseguirem um resultado que lhes permita acelentar esperança de em Alvalade passar a eliminatória, então ai, a divisão de esforços (3 jornadas para o campeonato entre as 2 eliminatorias da UEFA, pq as jornadas a seguir à UEFA são sempre desgastantes fisicamente) poderá ser fatal. É quanto a mim o mais forte opositor do Benfica.
Mas aquelas oscilações........

O FC Porto tem de facto o melhor calendário de todos, e já so tem o campeonato como que se preocupar. Se alguem escorrega esta jornada e e depois for vencer ao Bessa, as coisas mudam de figura! E ai teremos forte candidato.

O Braga tem futebol de qualidade, um calendário de grau relativamente acessivel, recebendo inclusivé o Sporting ( Braga ainda não perdeu com nenhum candidato! E ja defrontou 2 vezes Benfica e Porto).
Continuo a afirmar que é candidato.

Boavista?? Esqueçam isso. É candidato á UEFA e se alguem escorrega, candidato à Champions League.. Estou convencido que acabará em 5º. É forte em casa. Os jogos que faltam em casa, são os que melhor se adequão ao seu estilo de "futebol" até pq nao precisaram de ter a iniciativa de jogo, sobretudo contra Sporting, Porto e Benfica (caso o titulo não esteja já resolvido).

Reafirmo, penso que as 2 proximas jornadas poderão ser decisivas.
 
Como a matemática não me deixa dizer que temos campeão, vou até à próxima jornada definir um outsider na luta pelo título.

Penso que neste momento, para o Chê Lê Bê perder o título seria necessário acontecer uma coisa, que não aconteceu neste campeonato: Uma equipa manter óptima forma durante 8 jornadas, e uma regularidade bastante acima da média.
A cada ponto que os perseguidores percam, o Benfica terá de perder mais 6 pontos... dada a conjuntura do seu calendário, tal afigura-se altamente improvável.
Mas vamos por partes: Das 4 equipas que estão à distancia de 6 pontos, temos de encontrar uma que possa estar em óptima forma já para a semana... Aposto no Sporting, que futebolísticamente é quem mais se aproxima desse desiderato, e é a equipa que se engrenar pode (embora num cenário utópico e altamente improvável) vencer qualquer um dos 8 jogos que lhe restam.

Ao Benfica atribuo 90% de hipóteses de ser campeão
Ao Sporting dou-lhe 10% (os mesmos dez por cento de risco que o benfica corre, de perder com Sporting e Boavista, e de ver o SCP ganhar todos os jogos que lhe sobram).

Os outros, são isso mesmo: os outros.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!