quarta-feira, fevereiro 16, 2005

Superliga_23

Nunca vi uma Superliga assim, não me canso de o repetir. É equilibrio e nivelamento a mais para qualquer campeonato europeu com 18 ou mais equipas. Não é normal e, por isso mesmo, o campeão poderá não ser o que mais normal se possa supôr nesta altura.
Apesar disso, e analisando friamente os dados, não tenho muitas dúvidas sobre quem será campeão. O Sporting é a equipa mais forte para conquistar o campeonato. Vamos ver 5 pontos a seu favor:
- Melhor futebol praticado, conjugado com mais soluções ofensivas relativamente aos rivais.
- Meio campo mais forte da Superliga e que joga sempre com superioridade numérica.
- Liedson e Rochemback, os melhores jogadores da Superliga (Maniche e Simão estão praticamente ao seu nível).
- Sempre que sofreu ausências por lesão ou castigo, apresentou soluções minimamente plausíveis (Enakharire por Beto, Paíto por Rui Jorge, Carlos Martins por Rochemback, Sá Pinto por Douala, Douala por Pinilla. A excepção é Custódio).
- Vários jogadores campeões dentro do clube (Nélson, Tiago, Rui Jorge, Pedro Barbosa, Hugo Viana, Sá Pinto, Niculae)
Claro que os seus adversários também têm pontos fortes: O Porto também tem jogadores que já foram campeões, têm um ritual de vitória incutido, é a defesa menos batida do campeonato e esta costuma dar títulos, fora de casa é a melhor equipa, tem o calendário mais acessível dos 3 grandes. Ou o Benfica que tem boa equipa formada pela mesma base de jogadores há já 3 anos, Simão quase sempre decisivo, criatividade com Nuno Assis, duplas de centrais e centro campistas muito fortes. Se não sofrer lesões (mas sofre e tem sofrido muitas), é forte candidato ao título. Em caso hipotético, o Boavista pode entrar nas contas. Se estes deslizes dos 3 grandes se mantiverem e os do Bessa continuarem a vencer jogos no último minuto, têm uma chance de vencer mas muito ténue, apesar do calendário mais acessível que apresentam.
De qualquer modo, quero deixar bem claro algumas premissas para cada um dos grandes ser campeão. Se acontecerem, cai por terra a minha ideia de hoje do Sporting ser campeão "à partida":
Porto - vence o Benfica e empata ou ganha em Alvalade, apenas perdendo um jogo fora de casa.
Benfica - vence nas Antas e não perde, nem em casa com o Sporting, nem na Madeira com o Nacional.
Sporting - não perde mais do que 2 jogos fora, nem com o Porto em casa.

Parece uma visão simplista (até admito que seja), mas é bom de ver que, se a decisão do campeonato for levada até perto do fim, serão os pequenos detalhes a decidir o campeão, por isso, é nos duelos mais difíceis que se verá o vencedor.
O Sporting tem deslocações a Leiria, Braga, Luz, Belém, Bessa e Moreira de Cónegos. Destas, considero difíceis Braga, Bessa e Luz. Se não perder 2 desses jogos, nem se deixar surpreender pelo Porto em casa é campeão. Até porque recebe Académica, Penafiel, Beira Mar, Estoril, Guimarães e Nacional. Joga com os 5 ultimos do campeonato, 4 deles em casa.
Quanto ao Porto, tem as visitas chatas de Benfica, Marítimo e Setúbal. Noutros anos seriam favas contadas, neste não será bem assim. As contas complicam-se com as idas ao Restelo, Bessa, Alvalade e Vila do Conde.
Por fim, o Benfica tem de viajar até à Madeira (onde nenhum grande venceu este ano), Dragão, Setúbal e Vila do Conde. Na fase final do campeonato, vai a Penafiel, Estoril e acaba no Bessa. Tem o final de campeonato mais complicado dos 3 (Penafiel+Sporting+Boavista), precisando por isso de ganhar vantagem entre a jornada 25 e a 30. Se não perder pontos significativos nas próximas 3 jornadas e ganhar nas 6 jornadas seguintes, dependerá só de si para chegar ao triunfo.
Simplista ou não, o "julgamento" tem data marcada: 22 de Maio. Ou será antes?

Comentários:
Equilibrio e nivelamento a mais??!!
Não!! Tá excelente!
Não é isto que ao longo dos anos, todos nós temos desejado!!??
Vamos ter uma 2º volta fantástica! Estádios cheios, público vibrante, emoção, discussão, fervor clubistico......tudo ao rubro!
Acho que ninguém minimamente racional pode vaticinar o futuro campeão. Qualquer um dos 3 grandes o pode ser. Porventura tb o Braga. Sinceramente não acredito no Boavista.
Em termos de qualidade de jogo, o Sporting é a equipa que apresenta mais condiçoes, é a equipa mais entrosada, e com mais soluções no que ao plantel diz respeito. Considero que apenas não tem alternativas credivieis para 4 jogadores. Liedson ( a não ser que a incognita Mota se revele muito bom jogador. Como não conheço, fico de pé atras), Rochemback (ainda que MUITO longe do fulgor da primeira época) , Hugo Viana ( que está a fazer uma época fabulosa! ) e Custódio.
No que ao jogo com o Rio Ave, diz respeito, sinceramente estes 5-0 não me dizem muito. Este Rio Ave, vão me desculpar mas não é o Rio Ave de algumas jornadas atrás. Faltou (e faltará para sempre) o maestro, R.Nascimento, faltou o carregador de piano, Delson e faltou a gazua P.Cesar. Para uma equipa pequena a ausência de 3 jogadores tão importantes é fatal.
É um Sporting, no seu essencial, um Sporting forte. Forte Candidato.
O FC Porto, no seu global, é para mim uma incognita! Não sei já o que vale! Tanta mudança! Não conheço Ibson, não conheço Pitbull, Diego e Fabiano (são bons) mas têm sido desilusões, Pepe é mediocre, Costinha voltou ao seu (mediocre) nível. O Bicho já nao faz 3 jogos seguidos, Maniche está revoltado, e no geral o balneário parece um barril de pólvora. É canditado como é obvio, mas......
O Benfica, com Nuno Assis parece outro! Um jogador que sem ser brilhante vem mexer com tudo! Sem lesões nos principais jogadores (Simão, Petit, e M.Ferandes) pode lá chegar. Veremos se o desgaste fisico não irá comprometer tudo.
Para os proximos 6 jogos, só existem 2 centrais disponiveis. Apenas um exemplo.
Boavista para mim não é candidato.
Braga tem talvez 5 a 10% de hipoteses. Tem qualidade de jogo, bons taticamente, e tem alguns jogadores experientes. Para além de uma boa equipa técnica. Jesualdo é excelente para uma equipa como Braga, pois não tem a pressão de ganhar Domingo a Domingo e Rui Águas, penso que é muito bom. Tem MUITO mérito nesta campanha do Braga.
Se pusesse em percentagens daria:
Sporting 35%
Porto 30%
Benfica 30%
Braga 5%
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!