quinta-feira, fevereiro 17, 2005

Presidentes_2

Faleceu João Santos, antigo presidente do Benfica. Contava já com 90 anos e das últimas vezes que o vi, perto da sua residência em Lisboa, era já de cadeira de rodas a ser passeado por um dos seus netos. João Santos partiu e fez-me pensar...Pensar na altura em que foi presidente do Benfica entre 1987 e 1992 e onde conquistou 3 campeonatos e chegou por duas vezes à final da Taça dos Campeões. Esse tinha sido o seu lema de campanha para enfrentar Fernando Martins: "Por um Benfica Europeu".
Lembro-me de gostar de João Santos . Na altura, ainda pouco sabia de futebol, quanto mais das figuras que o rodeavam, mas o ex-presidente do Benfica era boa pessoa, de tratamento afável, educado e, sem ser arrogante, mantinha uma pose nobre. Sei que a ideia que os benfiquistas têm, no geral, é que foi com ele que começou a crise financeira do Benfica. Puro engano. A crise do Benfica começou com Fernando Martins e a conclusão do 3º anel. Obra de grande envergadura e de grandes...custos. João Santos limitou-se a herdá-la. É um facto que não a resolveu mas o investidor-mor não tinha planeado o modo de saneamento dessa dívida.
A ideia-chave que guardo de João Santos é a descrição. Com essa mesma descrição alcançou títulos. Com essa mesma descrição foi criticado por uma grande facção de associados na altura. João Santos foi alguém que eu imagino ideal para dirigente desportivo (pessoa educada e com "low profile"), mas Portugal não se contenta com dirigentes desse calibre...


P.S. - Miguel Ribeiro Telles tem um perfil, no modo de trato, semelhante ao de João Santos. Era bom para o futebol em geral que continuasse no Sporting e que outros como ele chegassem à frente de outros clubes.

Comentários:
Até á muito pouco tempo tinha muito boa opinião sobre Ribeiro Telles. Muito boa mesma.

Agora, se: a sua demissão se deve unicamente á denominada "Santa Aliança" entre Sporting e Benfica, então aí desilude-me e considero que não faz falta nenhuma ao desporto em geral.

Mas, se: a sua demissão ainda que como consequência da tal "Santa Aliança" se deve ao facto de se sentir ultrapassado e ignorado pela decisão de Dias da Cunha, uma vez que não foi tido nem achado, ai já lhe dou alguma razão.

Como não sei a verdade, e baseio-me apenas no que aperentemente se passou, isto é, não concordar com a "Santa Aliança", entao ai desilude-me.

João Santos, foi facto um Presidente "Low Profile", que (injustamente) não foi reconhecido convenientemente pelo sua qualidade de trabalho e forma de estar no desporto.
Vergonhoso (para não dizer nada mais grave) o acto de alguns sócios benfiquistas qeu lhe veteram a possibilidade de ser condecorado com Aguia de Ouro, naquele é qué o titulo máximo a que um sócio encarnado pode almegar.

Quem votou contra, que tenha vergonha na cara.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!