quinta-feira, fevereiro 10, 2005

Castigos_2

"Processo sumaríssimo"
Seja lá o que isso quer dizer, na verdade está em voga neste país. É mais uma febre que andamos a viver e que na temporada de 2005/2006 já foi substituída por outro termo técnico qualquer. Na verdade, não é mais do que castigar jogadores através do recurso ao vídeo. Tem sido assim desde o início de época, mas de uma forma crescente e progressiva. Será que só agora é que há cotoveladas voluntárias?
Neste capítulo, há um clube que vai isolado em 1º lugar. Na realidade, o Porto tem visto alguns dos seus jogadores ter atitudes completamente desprezíveis. Não que os outros clubes não tenham um ou outro jogador com esse tipo de comportamento, mas no Porto tem sido demais e não há como desmentir: Seitaridis, Pedro Emanuel, McCarthy, Luís Fabiano...esqueço-me de algum?
A questão principal onde quero chegar é o castigo a aplicar e recorro ao caso de McCarthy para exemplificar:
Benni McCarthy foi (bem) castigado pela Comissão Disciplinar da Liga em 2 jogos, depois desta ter visionado o vídeo do jogo da agressão. 2 jogos para um jogador reincidente pareceu-me pena justa. Como é normal, o Porto recorreu da decisão. Agora o que não é nada normal é a Comissão Disciplinar da Liga rever o processo e passar o castigo de 2 para 3 jogos!!! O que se terá passado? Será que o vídeo que o Porto levou à Liga tinha outra agressão de McCarthy? Será que foi só à segunda que perceberam bem a gravidade da situação? Não dá para perceber...qualquer dia é a própria Comissão Disciplinar da Liga que recorre da sua decisão!! "Não concordamos com a decisão que tomámos!"
É tempo de dizer BASTA ao poder intocável de uma Comissão que a cada passo que dá nos faz envergonhar cada vez mais e pensar nas razões porque todo o futebol português funciona desta forma...

Comentários:
Independentemente do nome do Processo, Sumarissimo ou XPTO, o que é facto é que efectivamente este tipo de castigos, para além de justos são também necessários!
Isto também claro, partindo de permissa que o critério é justo e aplicável a todos os clubes. Sem execpção!
No caso especifico de MacCarthy, tendo em conta que é reeincidente, 3 jogos de castigo é minimo exigivel! O minimo! Se da 1º vez, foi castigado com 2 jogos de suspensão, então agora que voltou a cometer o mesmo erro, deve ser penalizado com maior severidade! Básico!
Manuel Fernandes por ter passado uma rasteira a um jogador do Estoril, foi também castigado com 2 jogos! Uma cotevala não é bem pior!?
Quanto ao agravamento da pena de suspensão (algo que também acontece nos tribunais civis) a unica explicação (que a ser essa terá a sua lógica) que encontro prende-se com a tentativa dissuadora de permanentes recursos! Pq se efectivamente ao se interpor recurso da pena aplicada, e caso não se tenha nada a perder, desse modo, a cada pena corresponde um recurso, e com isso ganham tempo, na medida em que o recurso tem efeitos de adiamento da aplicação prática da pena e com isso o jogador fica disponivel para o jogo x.
Assim , correndo o risco da pena ser agravada, pensa-se 2 vezes e ao mesmo tempo não se repete um trabalho (realizado pela Comissão de Disciplina) já feito anteriormente. Burocracia a menos no fundo.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!