quinta-feira, janeiro 27, 2005

Taça_1

Foi uma festa! Que grande espectáculo de futebol, que grande ambiente que se viveu, que belo (não perfeito) desportivismo entre todos. Fora do campo aconteceu o que eu esperava: sã rivalidade pois tratava-se de um jogo da taça. O amigo "lampião" levava o amigo "lagarto" ao Estádio da Luz. Foi assim comigo: levei o pai e o irmão lagartões e reforçei-me com o meu cunhado. Era um empate 2 a 2, tal como no final dos 90 minutos!
O jogo em si teve de tudo: grandes golos, grandes "frangos", bolas na barra, polémicas de arbitragem, penalties, 19 vezes a bola dentro da baliza, mais de 30 remates, etc. Primeiro levantaram-se os benfiquistas, 15 minutos depois já os sportinguistas se tinham levantado duas outras. O Benfica voltou a reequilibrar e, depois dos momentos únicos vividos por Paíto e Simão, o jogo foi para os penalties onde qualquer um podia ter sido feliz.
Em tantos derbys já vistos, nunca vi nenhum assim. É daqueles jogos que não se esquecem e, apesar dos inúmeros casos que teve, valeu pelo futebol jogado de um lado e de outro. Provaram-se duas coisas: que, também a jogar pontapé para a frente se conseguem criar inúmeras situações de perigo e que dominar o jogo e maravilhar com o seu futebol ofensivo, também abre espaços e lacunas graves cá atrás.
É que o Benfica não jogou mal. O Benfica jogou aquilo que planeou jogar perante uma equipa mais forte no eu conteúdo. É bonito ver a mecanização ofensiva do Sporting, a troca de bola do meio campo para a frente, a técnica de Viana, Barbosa e Rochemback, o repentismo de Liedson. Mas tem um problema: quando ataca fá-lo demasiado balanceado e, uma perda de bola significa contra-ataque perigoso. Falta-lhes matreirice e muita atenção no posicionamento defensivo. O Benfica aplicou o seu futebol com uma nuance: tentou manter a bola no chão sempre que possível. Notou-se falta de hábito nesse capítulo mas enorme vontade e disponibilidade de toda a equipa.
Apesar da eliminação, o Sporting voltou a provar (tal como fez na Choupana) que é uma equipa sem medo. O problema desses dois jogos, onde fez boas partidas, foi que esteve a ganhar nos dois e não venceu e que sofreu 5 golos (+1 prolongamento). Se acertar o aspecto defensivo é o principal candidato ao título.
O Benfica continua a provar lacunas evidentes e terá em Moreira de Cónegos uma boa resposta a dar sobre o seu verdadeiro valor. Se ganhar pode acreditar no título. Se não o fizer, fica cada vez mais longe do seu objectivo. Quanto à taça, apesar de tudo, não me parece que terá facilidades em conseguir vencê-la.

Comentários:
O Sporting perdeu o controlo do jogo, quando o Custódio teve que sair lesionado (a equipa do Sporting parecia uma manta de retalhos, e futebolisticamente não se notou. A junta a Beto, Douala e Carlos Martins, juntaram-se as lesões de Custódio e Rogério, e ainda a ausência por opção de Ricardo e Rui Jorge). Isto porque Peseiro pediu a Rochemback para fazer o papel de Sr. Sentado... Ficar à frente da defesa sem subir. Vezes e vezes sem conta chamou o brasileiro e fez-lhe o gesto : Fica, Fica!! Mas Roca não é jogador de se ficar (é muito, muito, muito bom!! Provou-o neste jogo, se dúvidas houvessem. Parou todas as bolas de peito, e saíu sempre a jogar. Só perdeu um lance em que tropeçou na bola, durante 120 minutos... uff). Por volta dos 65 minutos de jogo, teve uma ideia iluminada: Pediu a Moutinho para ficar paradinho, e deu asas a Rochemback. O mesmo é dizer que voltou a dar asas ao Sporting, que a partir daí voltou a dominar por completo o jogo - Embora as melhores ocasiões continuassem a ser do Benfica, ou pelo menos as mais flagrantes. O Benfica interpretou bem o papel de contra-ataque, o SCP interpretou muito bem a condição de praticante de um belo futebol. Mas o SCP, esteve a ganhar 2-1, e no primeito lance em que o Benfica vai à baliza sofre um golo (golo estúpido, porque já havia acontecido um igual antes - A defesa a dormir), e depois a ganhar 3-2 a 5 mins do fim, conseguiu oferecer o empate ao Benfica (outra vez na sequência de bola parada, e desta vez um valente frango...). Ou seja, joga muito bem, mas mais uma vez falhou o objectivo máximo: a vitória...
Uma equipa concentrada, não sofre 3 golos como os que sofreu o SCP: 2 no ressalto, e exactamente iguais, e um valente frango à Marco Tábuas, que até pode ter parecido um bom golo no estádio, mas é horribilis na TV e no campo tb... O SCP tarda em evoluir como equipa. 3 grandes golos daqueles (o segundo dos quais em fora de jogo...) têm que dar vitória em qualquer estádio. Não dão com o SCP.

Com relação ao Benfica, não me alongo muito, porque teve as mesmas pechas, e as mesmas virtudes. Considero que era derrotável, mas realmente deram tudo o que tinham, tiveram atitude e nunca baixaram os braços (nalguns casos, nem fecharam as pernas, não é Luizinho?).
Falando de árbitro... penso que os seus erros não têm influência no resultado. Do mesmo modo que o livre para o primeiro golo do benfica não existiu (valente mergulho de Nuno Gomes), o segundo golo do SCP é em fora de jogo. Da mesma forma que o Bruno Aguiar deveria ter sido expulso, tb o Enakharire se esqueceu que o futebol é na bola e não nas pernas do Nuno Gomes (se calhar pensou que este podia mergulhar e assim como assim, leva já uma patada...). O que me continua a enojar é a protecção ao Petit... Na primeira parte tem uma entrada violentíssima a pés juntos sobre o Polga, o àrbitro marca falta (se calhar porque vê o que aconteceu...) e não mostra nem um amarelo (não digo vermelho, porque foi de frente, mas pelo menos o amarelo... por amor de Deus). E já na segunda parte, andava o Liedson a fintar meia equipa do Benfica, e o Petit, já com amarelo vem de lá, saca uma tesoura nas pernas do Liedson, ainda prende a bola, e não só o árbitro não age disciplinarmente, como não marca falta (à entrada da àrea)!!!!!!!!!! Parece que não viu...
Na expulsão do Hugo Viana, realmente há teatro mas o jogador do SCP foi tenrinho... Deve-se sentir um pouco parvo por ser expulso por ter feito aquela festinha (O Viana estava em brasa porque o João Pereira lhe meteu aquela cueca feia, feia, feia...).
Outra incidência, a tentativa do João Pereira sacar o segundo amarelo ao Roca - simulação de falta, que o árbitro viu, dá sempre cartão amarelo!!
Mas francamente, não há influencia do árbitro neste empate (eheheheheh, leram bem: Empate).
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!