quinta-feira, janeiro 06, 2005

Reflexão_8

Aos 88' Pedro Mendes chuta do meio campo, Roy Carrol tem um deslize (habitual nele) e a bola entra na baliza. O árbitro auxiliar não viu porque estava longe (bem colocado e a acompanhar o lance onde ele se desenrolava) uma jogada mais evidente que a do Benfica-Porto.
Vejam as reacções dos intervenientes e não só:

"O árbitro estava perto de mim e dali era impossível perceber se a bola entrara"
"Só no balneário percebi que tinha sido golo"
Pedro Mendes, marcador do golo anulado

"Foi tão óbvio que a bola rematada por Pedro Mendes entrou... É incrível que o golo não tenha sido validado. Sentimo-nos roubados, mas também compreendo que era difícil ao árbitro e ao árbitro-assistente julgar o lance"
Martin Jol, treinador do Tottenham

"A bola entrou. Não há dúvidas. Penso que este lance serve para convencer as pessoas que pensam ser impossível aplicar a tecnologia ao futebol. Se tivermos de demorar 30 segundos a consultar a televisão para saber se a bola entrou, penso que não é grave. É mais ou menos o tempo que um guarda-redes demora a marcar um pontapé-de-baliza"
Alex Ferguson, treinador do Manchester United

"Quando toda a gente, menos o árbitro, vê que foi golo, isso deve reforçar a ideia de que as imagens podem ajudar a tomar a decisão mais correcta. É um excelente exemplo para demonstrar as situações em que o árbitro deve poder ter acesso à televisão"
Arsène Wenger, treinador do Arsenal

"Fiz o meu trabalho, que era estar em linha com o último defesa do Manchester para saber se havia fora-de-jogo. Estava a 25 metros da linha de golo e era impossível, a essa distância, saber se a bola ultrapassou a linha. Só se corresse tão rápido como Linford Christie... Não podia adivinhar, pois temos de ter cem por cento de certeza neste tipo de lances"
Rob Lewis, árbitro-assistente que não validou o golo

"O árbitro-assistente roubou os 'spurs', que foram impedidos de ganhar por uma das decisões mais controversas da história da Premier League. Roy Carroll largou a bola para dentro da baliza"
Sky Sports

"O jogo teve um clímax sensacional, quando o Tottenham marcou um golo que deveria ter sido o da vitória, mas não foi validado pelo árbitro nem pelo árbitro-assistente. A bola rematada por Pedro Mendes ultrapassou claramente a linha de baliza"
Site oficial do Manchester United


1º - O lance é mais nítido que o do Benfica-Porto, mas o treinador da equipa prejudicada compreendeu que o árbitro não visse. Trappatoni não.

2º - O site do Man Utd reconheceu o erro do árbitro e o benefício à sua equipa dessa decisão. O site do Porto não.

3º - O treinador de um dos rivais directos dos beneficiados interviu de forma construtiva (recurso à tecnologia). Do Sporting nada se ouviu nesse sentido.

4º - E a mais importante de todas: O árbitro assistente inglês explicou o lance e deixou bem claro que pensou no que poderia ter feito mal. O árbitro auxiliar português não falou e foi defendido por Luís Guilherme que limitou-se a dizer que o lance não era suficientemente claro na televisão e que queria mais imagens televisivas!


Se recuarmos algumas semanas e lermos o que foi dito e escrito aquando do lance do Benfica-Porto sentimo-nos envergonhados...


Comentários:
Não me recordo se alguém interpelou qualquer responsável do SCP no sentido de comentar esse lance, mas mesmo que o tenham feito, acho que a posição mais correcta é a de não comentar um lance no qual não se é interveniente directo. Até porque isso dá azo a segundas interpretações. Qualquer dia temos o Arséne Wenger a fazer críticas construtivas ao esquema táctico dos rivais...
Com relação ao àtrbitro assistente, penso que a lei proíbe os árbitros de fazer qualquer comentário às incidências do jogo, portanto, esse Sr. não é responsável por mais nada a não ser pela sua miopia, e mesmo isso, pode ser atribuído a uma condição médica...
Concordo com tudo o resto, e percebo o sentido do texto. Mas as culturas são diferentes, não há volta a dar. Essa é a verdadeira questão de raíz. Não se pode pedir a latinos para agirem como anglo-saxónicos... Vivemos o futebol de outra maniera, jogamos o futebol de outra maneira, somos de outra maneira no geral. Embora isso não desculpe a palhaçada que aconteceu na conferência de imprensa do referido jogo, isso sim uma perfeita aberração até para suínos, quanto mais para latinos.
 
Não sei se já escrevi aqui isto, mas aqui vai: Não percebo qual é o problema com o golo do Henry contra o Chelsea...
A única coisa que o árbitro tem que fazer nessas circunstâncias é perguntar ao jogador se quer esperar pela formação da barreira, de modo a que ele os possa colocar à distância regulamentar. Henry disse não. O árbitro tem que dar a vantagem a quem sofreu a falta, foi o que fez. Os jogadores do Chelsea foram "anjinhos" ao não se colocarem em frente à bola, de modo a impedirem o remate e a obrigarem o jogador a solicitar a distância ao àrbitro. Só nesse caso é que o arbitro tem que dar a indicação de que só quando apitar é que se pode marcar o livre. E isso pelos vistos não aconteceu: Nas palavras de Henry e nas do àrbitro que em Inglaterra pode comentar as incidências do jogo.
 
Agora, se a questão for colocada ao nível do fair play do jogador... aí já se poderão aceitar alguns reparos, embora a lei apoie a sua decisão.
 
Epá, no lance do Henry vê-se o árbitro a fazer-lhe o gesto de como quem diz: "Só depois de eu apitar!". Por acaso até é uma técnica muito utilizada pelo Benfica de Trappatoni e repetidamente cortada pelos árbitros. Bola a meio campo ou bola em zona de perigo. Não há coerência, não percebo...
Quanto à reacção do Wenger, em Inglaterra é hábito. E não há problema nenhum falar-se dos "problemas" que aparecem num campeonato que é de todos.
Por cá o costume é ouvirmos do treinador de cada equipa a seguinte frase:
"Eu no início do ano tinha dito que não ia falar em arbitragens, mas tem sido demais. Temos sido perseguidos e eu sei bem porquê. Estamos a incomodar muita gente. Podemos ser um clube pequeno mas trabalhamos de uma forma honesta e séria. Os meus jogadores têm sido fantásticos...ETC ETC ETC"
 
Só que esse gesto foi acompanhado das palavras: "Queres esperar pela formação da barreira?se quiseres tens que esperar pelo apito..." ; "Não, Não quero. " - Legítimo. Eu não ouvi, mas se os ingleses são assim tão transparentes, e vieram dois intervenientes dizer que assim foi...
 
Os adeptos levaram DVD's ao Ministro?? Fiquei confuso...
Em relação aos lampiões serem pouco inteligentes e facciosos...bom, o que dizer? a frase que proferiste define-te bem e se calhar até te faz rever nela. Provavelmente, até tu és um lampião...
 
Zizou, sabes lá tu o que é que o árbitro disse ao Henry? Não estavas lá para ouvir. Já que elogias tanto cultura inglesa, acredita no que foi dito pelo árbitro inglês, e confirmado por um dos expoentes máximos desse mesmo futebol maravilhoso e perfeito... Ou serão 2 vigaristas?? E aí já serão dignos do nosso campeonato... Ou então, toda a gente acha que são vigaristas e ninguém diz, e então deixam de ter cultura desportiva e passam a ser hipócritas...
Em que ficamos? Nem tanto ao mar, nem tanto à terra.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!