segunda-feira, janeiro 17, 2005

Árbitros_13

Numa semana em que ficámos a saber que Portugal não estará representado no Mundial de 2006, em termos de arbitragem, os árbitros portugueses fizeram questão de demonstrar porque é que estão fora da pré-convocatória.
Pedro Proença tem 2 grandes virtudes: é bom tecnicamente e sabe-se fazer respeitar. Disciplinarmente é fraco, muito fraco mesmo. Isto porque confia em demasia na qualidade de se fazer respeitar em campo. Como os jogadores não discutem, ele pode poupar (mais) um amarelo...No Académica-Porto, tecnicamente esteve bem. Não há dúvidas, no aspecto físico e posicional colocou-se sempre com a atenção devida e todos sabemos o quanto isso é importante num jogo de futebol. Mas manchou a exibição disciplinarmente: Costinha não viu amarelo por jogo perigoso (pé alto) ainda no primeiro tempo. Pouco depois fez falta para amarelo (que seria o segundo). Jorge Costa viu amarelo por parar um contra-ataque com uma falta a meio campo. Tudo bem se a falta não tem sido uma agressão às pernas do adversário. Por falar em agredir, McCarthy voltou a f(r)acturar mais uma. Tem tanto de bom jogador como de mau desportista.
Olegário Benquerença no Nacional-Sporting optou pelo critério habitual em Portugal: "a primeira é de graça". Por isso poupou Gouveia e Carlos Martins. Depois, deu um amarelo em Polga absolutamente ridículo (Goulart simulou falta e ele mesmo deveria ter levado o amarelo). Noutro lance, marcou pé em riste (numa zona de perigo para o Nacional) de Custódio quando era falta de Wendell. Até final, expulsou Paíto por acumulação de amarelos em 2 minutos. Sendo que o primeiro amarelo se deveu, não à falta em si, mas ao excesso de infracções cometidas pelo lateral. O segundo amarelo revela ingenuidade do moçambicano.
João Ferreira no Benfica-Boavista cometeu a proeza de assinalar uma falta...por si cometida! Tiago caíu nas suas costas, e o árbitro apitou a falta.Não havendo dúvidas no penalty sobre Nuno Gomes, nem no lance aos 2 minutos com Miguel, ficou por mostrar o vermelho (ou o amarelo) a este por derrubar Diogo Valente num lance que daria grande penalidade pelo facto da bola ainda estar em campo. Apesar da falta de desportivismo deste, Miguel deveria conter-se. Faltou também o amarelo a Simão por simular uma falta e o segundo amarelo a Tiago e Hélder Rosário por faltas duras. Petit também deu a ideia de agredir Tiago (vingança por uma entrada anterior deste). Quanto à expulsão de Zé Manel, só João Ferreira sabe porque o fez (supostamente por palavras).

Comentários:
Quantas faltas terá feito o jogador Cléber do Nacional?
 
Quem terá sido o jogador do Nacional expulso com uma semana de atraso, porque se fartou de acumular faltas no jogo anterior? Uma pista : A primeira sílaba é Cle...
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!