sábado, janeiro 08, 2005

Porto_7

Numa altura onde o tema do dia é o Sporting-Benfica, o Porto tem aproveitado para reformular o seu plantel. Ou chamemos-lhe antes, o seu balneário. Primeiro, vamos tentar compreender porque o fazem:
Depois de ganhar a Liga dos Campeões, não havia outra maneira de fugir ao busílis da questão: jogadores teriam de ser vendidos (até o treinador o foi!). Assim, Mourinho levou imediatamente com ele Paulo Ferreira e deixou 20 milhões nos cofres portistas(alguns foram de "gorjeta"). Depois, quando sentiu que ainda faltava algo ao Chelsea, garantiu Ricardo Carvalho (a "gorjeta" deste foi muito mais baixa). Ao mesmo tempo saía, inevitavelmente, Deco para o Barcelona. Nesta altura o Porto já tinha perdido outros 2 campeões europeus: Pedro Mendes e Alenitchev. Os dirigentes olharam para os que ficaram e arregassaram as mangas. Em pouco tempo, os craques brasileiros Diego e Luís Fabiano chegaram às Antas. Seitaridis foi o primeiro a chegar e viriam ainda Hélder Postiga, Pepe, Areias, Hugo Leal e Quaresma. A qualidade individual dos jogadores mantinha-se (quase ao mesmo nível): Seitaridis por Paulo Ferreira, o potencial de Pepe e Diego por Ricardo Carvalho e Deco, Hugo Leal por Pedro Mendes, Quaresma por Alenitchev e mais opções atacantes: Fabiano e Postiga.
Mas, as lesões apareceram e afastaram mais campeões europeus: Nuno Valente, Derlei e Costinha. Num curto espaço de tempo, o Porto perdia a sua alma de campeão europeu (recuperou parte na vitória sobre o Chelsea e na vitória da Intercontinental). Mas de tudo isto, surgiu um outro problema: o balneário tinha sido abalado. Luís Fabiano, pressionado pela falta de rendimento, admite no Brasil que o balneário está dividido. Brasileiros são postos à parte no dia-a-dia por parte dos jogadores mais carismáticos e influentes (Vitor Baía, Jorge Costa, Maniche, pensa-se).
O amarelo de Quaresma para não ir à Madeira, as declarações de Carlos Alberto, o Natal atribulado de Derlei, Pepe e Diego serviram para os dirigentes deixarem bem claro uma coisa: o balneário estava "doente" e precisava de ser curado! Começa a mini-revolução: sai Carlos Alberto, depois Derlei e Hugo Almeida. O problema, decerto, não são as contas do clube. São os problemas que trazem estes jogadores que deveriam ter um determinado comportamento e não o têm. Simples também é perceber que quem sai é quem está há mais tempo no clube e quem não teve um investimento elevado. O "ninja" que levou a UEFA para as Antas com os seus dois golos e Carlos Alberto que iniciou a vitória na final da Liga dos Campeões, brevemente estarão esquecidos para o lado das Antas. Ou não...? É que Deco e Ricardo Carvalho deixaram muitas, muitas saudades...

P.S. - O Porto corta o que considera ser o seu mal pela raíz. Para o jogo com o Rio Ave, Costinha, Bosingwa e Hugo Leal deverão ser titulares. Para quem pensa no meio campo que poderia jogar, a mensagem que passa é clara como água: "Aqui não há estrelas!"

Comentários:
Mas também penso que não devemos tapar o sol com a peneira: Diego e Fabiano são claros exemplos de indisciplina com a qual não se lidou da melhor forma... Em que ficamos? Há coerência nas medidas aplicadas, ou uns são filhos e outros são enteados?
Disseste e muito bem, que o Diego será utilizado (não sei se o foi... porque só vi a primeira parte, e já havia quem chorasse por ele), porque o Porto n tem soluções. Ou seja, o Porto disciplina se tiver soluções... Quaresma não teve qualquer castigo real, a não ser o que ele próprio impôs a si mesmo (nesse caso o Liedson foi impedido de treinar até ao jogo com o Pampilhosa...passe o exagero), e assim acontecerá com outros que não tenham substituição no momento. O Carlos Alberto, até foi dos brasileiros o único que chegou a horas...
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!