terça-feira, janeiro 11, 2005

O Zé de Londres

Sempre fui um fã de vencedores. Gosto de uma pessoa, que contra tudo e contra todos assume a sua vontade de vencer e mesmo quando lhe dão poucas hipóteses vence e diz: Sou vencedor.
Alguns gritam arrogancia, outros dizem que é presunção... eu chamo-lhe uma muito boa dose de confiança.
Este é o caso de José Mourinho, o homem que mais do que conhecer todos os pormenores tácticos do jogo, domina os seus aspectos psicológicos como ninguém: Um jogador que não tenha força para correr com Mourinho, não tem força para correr com ninguém. Quem não se lembra de palavras como: "Este Pavlin é fantástico, garante-me tempo de posse de bola" - Pavlin era muito lento, leia-se nas entrelinhas, e 3 ou 4 meses depois foi dispensado. Mas durante esses 3 ou 4 meses trabalhou que nem um mouro.
"Eu não admito ao Jaques que sobreponha a sua importância à do grupo, e ou ele me pede desculpa à frente de toda a gente, ou então nunca mais joga" - Ganhou o balneário do Leiria.
Bem, vários títulos depois, José Mourinho abraçou um desafio no estrangeiro mas não deixou de deitar sempre um olho cá pelo burgo, qual figura mítica que de vez em quando surge a dizer verdades absolutas... E tem-se portado mal!
José Mourinho tem um contrato com o Record no qual faz comentários redutores de tudo o que já atingiu : Limita-se a mandar bitaites.
Início do ano: "Para mim este é um campeonato para ser decidido a dois: Benfica e Porto, com vantagem para este último" - Menosprezou a capacidade de trabalho e de melhorar de alguns dos seus colegas de profissão, o que é estranho para quem tanto construíu vindo do nada. Nem quero pensar que acha que é o único no mundo com qualidade para fazê-lo.
Mais tarde, na qualidade de analista do futebol do Benfica (todas as semanas os seus artigos sobre a superliga, têm 90 % de conteúdo sobre esta autêntica pedra no sapato de Mourinho), teceu as seguintes considerações: "Não percebo o que Simão está a fazer na luz" - o que para além de desrespeitoso para com o nosso futebol, é contraditório com a sua afirmação inicial, de que o clube da luz tinha qualidade para chegar ao título... Duas respostas: 1- Está a lutar para ser campeão; 2- Está a tentar fazer-se homem e ser decisivo nos jogos importantes cá dentro, para depois disso tudo ir lá para fora, não fazer papel de mais um... Só porque o Mister Mourinho optou por ir para o estrangeiro, não se perdeu toda a qualidade que cá existia. Pelo contrário, o Sr. Mourinho até contribuiu e muito para engrandecer e melhorar a qualidade da nossa Little Premiership.
Por fim, escreveu uma apreciação ao derby no Domingo, e nela disse o seguinte : "O SCP ganhou utilizando um modelo de jogo que eu aperfeiçoei". Pouco mais disse da equipa vencedora do derby, e depois alongou-se acerca da falta de qualidade do SLB, sem nunca explanar aspectos tácticos relevantes - Bitaites! Obrigado, mas disso já temos que chegue.
Com relação ao 4-4-2 losango, lembro-me de jogar CM em 95 e ver vários amigos meus utilizar o sistema... tenho pena que não tivessem registado a patente. Depois, quando José Mourinho chegou ao FCP utilizava um 4-3-3, com dois alas bem abertos (Derlei à esquerda e Capucho à direita), e foi com esse sistema que o FCP apresentou o seu melhor futebol, na época em que ganha a Uefa, com Postiga e Deco em gde, a Superliga garantida a 1000 jogos do fim, etc. e tal. Na Europa realmente usava nos jogos mais difíceis Alenitchev em vez de Capucho e aí nasceu o tal 4-4-2 losango, no qual posteriormente Pedro Mendes substituíu o russo em termos de influência e McCarthy tomou o lugar de Postiga (outro que não sabia o que fazia em Portugal e quando chegou lá fora lembrou-se: Jogava). Para além disso, as semelhanças entre o 4-4-2 de Mourinho e o do SCP, esgotam-se na designação, pois tão pouco o SCP utiliza um losango no meio campo, e tão pouco Pedro Mendes e Maniche rompiam pelas alas a dentro... O Losango é mais seguro, o 4-1-3-2 do SCP é mais ousado. Por fim, ninguém é campeão nacional (2 vezes), vencedor da Uefa e da Liga dos campeões usando apenas um sistema táctico (seria passar um atestado de ignorância a toda a gente) e Mourinho sabe isso - Concerteza teria instruções diferentes para os seus jogadores em cada jogo, ao nível de movimentação e dinâmica, e isso também define um sitema táctico, ou não? Senão só se precisa do treinador uma vez: No início do ano. "O Esquema é este, repitam-no 34 vezes e vai correr tudo bem".

Comentários:
Mister Mourinho ou Psicólogo Mourinho são identidades do treinador que quase se confudem tal é o seu talento nas duas matérias. Não vou enaltecê-lo em excesso: todo o país o tem feito desde 2 acontecimentos: a sua saída do Porto e o seu comentário televisivo ao Portugal-Espanha do Europeu. Os 2 acontecimentos serviram para o "tuga" perceber que o homem é bom naquilo que faz!
Entendo o porquê do manter da ligação a Portugal: o Record vende mais (35% mais caro o jornal de sábado devido à revista "DEZ"), Mourinho mostra-se, pode vangloriar o campeonato inglês e a sua beleza, defender o seu clube dos ataques que sofre, dizer que em Portugal o futebol (onde ele jogou) é medíocre e lá fora é que é bom. Os seus textos têm sido elevados pelo povo, talvez em demasia. Dizer que Manuel Fernandes tem condições para ser muito bom não valoriza, por muito que se pense o contrário, o jovem jogador. Apenas o estimula. Quanto aos candidatos ao título, arrisco-me a dizer que o aluno Mourinho tem contas a ajustar com o aluno rival Peseiro. É que, segundo consta, as notas no curso eram favoráveis ao treinador sportinguista...

P.S. - A "febre Mourinho" enoja. De arrogante e mau perdedor enquanto técnico do Porto, a sua imagem passou a ser de decidido e competente. Hoje em dia, quando se fala em falta de motivação duma equipa, o nome de Mourinho é sempre referido como aquele que "os punha a correr". Pô-los a correr também Jaime Pacheco consegue, ora bolas!!
De uma vez por todas: Mourinho provou que era bom quando venceu a taça UEFA. Quando venceu a Liga dos Campeões já tinha provado que era muito bom, excelente mesmo. Mas fê-lo ao serviço do Porto e as pessoas insistem em achar que o Porto é uma máquina que anda sozinha. Não é bem assim...fazer de Paulo Ferreira, Nuno Valente, Pedro Mendes e Derlei titulares da equipa vencedora da Champions não tem nada de máquina...tem é tudo de mecânico!
 
...Mas é preciso ver que não é dono da razão. Porque atitudes como a que teve em Alvalade aquando do episódio da camisola ("Longe, sr. Presidente!" ou que teve quando chegou a Inglaterra e disse que para ele era igual Portugal passar ou não frente à selecção inglesa, denigrem a sua imagem e deitam por terra a sensação de "Mr. Perfect" que hoje em dia queremos com que fique. É humano como todos nós. "Bastará" o insucesso na liga inglesa e/ou na Champions que o povo voltará a lançá-lo à fogueira dos arrogantes e maus perdedores...
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!