terça-feira, janeiro 04, 2005

DERBY_TRINCO

Na posição de trinco analisamos Custódio e Petit.
Custódio começou a época no banco de suplentes. Não era a opção mais credível para o treinador, que via em Viana, Barbosa, Rogério e Tinga um quarteto bastante sólido. Com os maus resultados acumulados, cedo Peseiro olhou para este jogador como o garante de alguma tranquilidade num meio campo de jogadores criativos, que têm em mente fazer jogadas bonitas, ir para cima do adversário, que arriscam no passe... Custódio é a chamada àgua na fervura. É um jogador que tendo uma técnica razoável, compreende que não é nenhum fora de série, não se aventura muito no ataque, porque entende as suas limitações de movimentação (não é particularmente dinâmico, nem rápido), é o homem que assegura que está sempre alguém presente para fazer face a perdas de bola no meio campo leonino. Tudo bem, garante estabilidade... Mas nem por isso o SCP tem deixado de sofrer golos. E isto porque as intervenções defensivas de Custódio limitam-se àquele espaço central entre a defesa e o meio campo... Não compensa as subidas dos seus laterais (é raro vê-lo fazer uma dobra à esquerda ou à direita), o que obriga os centrais a fazê-lo - Isso não seria grande problema, se Custódio compensasse os seus centrais no centro da defesa... mas não o faz, e quando o faz, o seu jogo de cabeça é deveras deficiente, e não lhe permite ganhar qualquer bola (nos lances de bola parada, os responsáveis pelos golos que o SCP sofre são sempre Custódio ou Polga), o que ajuda a explicar a ideia de Peseiro em pôr Beto a trinco, era tão bom ter um trinco que compensasse alguma coisa na defesa não era mister? Bom a equilibrar o meio campo, caótico a equilibrar a defesa. Não há bela sem senão.
Chegados ao Benfica e a Petit...Petit, é um caceteiro com muita técnica e que tem no meio campo do Benfica uma missão extremamente complicada, senão vejamos: 1- Defender, compensando sobretudo as subidas do lateral direito do benfica, porque o lateral esquerdo sobe muito pouco; 2- Estar disponível para ser o primeiro receptor de bola, assim que ela sai da defesa do Benfica; 3- Ah, se for ele a recuperá-la é ele que tem que a levar; 4- Se a recuperar do lado direito, tem que fazer um passe longo para o Simão; 5- Ainda tem que dizer ao Manuel Fernandes aonde é que tem que estar; 6- Imprimir velocidade ao jogo do Benfica; 7- De vez em quando ir lá frente criar desiquilíbrios e rematar de longe; 8- Ufff... se eu já estou cansado de escrever isto, nem quero imaginar o pulmão do homem ; 9- Bater as bolas paradas; 10- Bater nos homens que se mexem; 10- Controlar o seu mau génio.
Por tudo isto, e sobretudo porque faz praticamente tudo isto se estiver num dia bom (se jogasse bem de cabeça era tão bom como o Costinha, eheheheh), a vantagem nesta posição é claramente da equipa visitante.

Comentários:
Com Custódio a titular o Sporting ainda não perdeu. Não é por ele, é certo mas factos são factos. Custódio equilibra o meio campo. Dá liberdade aos 3 médios da frente, mas realmente não solta nenhum lateral (laterais esses que não se importam diga-se de passagem). Posiciona-se bem e até faz faltas inteligentes, mas abusa destas e o segundo amarelo nas partidas costuma estar sempre muito próximo de chegar. A Petit também, mas por ser demasiado intempestivo. É demasiado duro a jogar e excessivo nas entradas. É um pulmão, corre que nem um desalmado, enche o campo quando está em forma. É bom tecnicamente mas nota-se que tem limitações em levar a bola para a frente. Bolas paradas pode desiquilibrar.
A vantagem cai para o Benfica apesar da missão de Custódio ser mais limitada e, por isso, menos difícil de alcançar.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!